BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, abril 16, 2023

Carta da terra>Direitos humanos>Diversidade>Erradicação da pobreza>Paz mundial>16/04/2023

 

Ellen Pestili

Escrita em 1994, a Carta da Terra estabelece os principais fundamentos do desenvolvimento sustentável. O projeto foi iniciado sob a coordenação do governo da Holanda, em parceria com Maurice Strong, subsecretário da Organização das Nações Unidas (ONU) na época, e o então presidente da Rússia, Mikhaul Gorbachev. Lançada em Haia no ano 2000 com a intenção de se tornar o documento oficial da ONU, a Carta da Terra, nesta publicação da Editora Gaia, enriquecida pelas belíssimas ilustrações da artista plástica Ellen Pestilo, pretende que o jovem leitor conheça o documento e reflita sobre sua participação na construção de um planeta melhor. Estamos diante de um momento crítico da história da Terra. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.

Ler integralmente a Carta da Terra

Discutir e refletir sobre o conteúdo; 

Pensar em algumas ações; 

Divulgar a Carta da Terra na escola, no bairro, na família, por exemplo, através de encontros, de palestras, das redes sociais etc; 

Saber mais sobre o desenvolvimento sustentável.

O que é a carta da terra e o que ela tem a ver com os nossos dias?
Os principais temas abordados pelo documento são: 
Direitos humanos, democracia, diversidade, desenvolvimento econômico e sustentável, erradicação da pobreza e paz mundial.

Com informações da Wikipédia A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.
Ela busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.
A carga da terra é um marco assinado e divulgado em 2003 e reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis.
A Carta da Terra está intimamente ligada à Agenda 21 e todas as outras agendas que se seguiram - a ODM - Agenda 2015 e agora a ODS - Agenda 2030.
O documento é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.
A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.
E quais são os princípios da Carta da Terra?
Ela está estruturada em quatro grandes princípios. Estes princípios são interdependentes e visam um modo de vida sustentável como padrão comum.
Espera-se que através deles a conduta de todos os indivíduos, organizações, empresas, governos e instituições transnacionais seja dirigida e avaliada adequadamente.
Respeitar e cuidar da comunidade de vida
Integridade ecológica
Justiça social e econômica
Democracia, não-violência e paz
A Carta é um documento relativamente breve e conciso, escrito com linguagem inspiradora. É a articulação de uma visão que reflete valores universais e uma declaração de princípios fundamentais com significado perdurável e que pode ser compartilhada amplamente pelos povos de todas as raças, culturas e religiões. É uma chamada para a ação, que agrega novas dimensões significativas de valores às que já se encontram expressas em outros documentos relevantes e, ainda, uma Carta dos povos que deve servir como um código universal de conduta para pessoas, para instituições e para Estados.
Uma Declaração Universal dos Deveres Humanos, uma vez que o Homem é o grande agente modificador dos ecossistemas da Terra.

Sugestão de atividade: A TERRA É LUTA E CONQUISTA DE TODOS/ PARA TODOS!
A carta da terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no sex XXI, que seja justa, sustentável e pacífica....responsabilidade humana compartilhada pelo bem de todos: é uma EXPRESSÃO DE ESPERANÇA!
IDEIA:
* APRESENTAR a CARTA DA TERRA para as criança em uma linguagem simples e lúdica.
* ELABORAR (texto coletivo) uma carta também. (Direitos humanos, proteção ambiental...) O QUE VOCÊ PODE PROPOR, de forma prática para você, família e escola?
Observação: Pode ilustrar também! Fonte: L. R. Assessoria Pedagógica

Ouvindo: AQUI

Para uma renovação planetária é necessário mudanças na mente e no coração das pessoas; um novo sentido de interdependência global e de auto- responsabilidade.
Conheça a Carta da Terra. Um documento que traz valores e princípios para um mundo sustentável, justo e pacífico.
Uma bússola para os novos tempos. AQUI

Sugestões de atividades sobre a carta da terra para crianças: PDF: AQUIAQUIAQUI
Nina e a carta da terra: Ouvindo: AQUI
Aula arte sustentável: AQUI

Vivência musical:
Ana Person e Gabriela Person semeando conceitos da Carta da Terra nos corações dos pequeninos. AQUI  + canções: AQUI. Sobre peça teatral "carta da terra": AQUI

E a terra escreveu uma carta/Jonas Ribeiro
Poderia ser por meio de trovões ou tempestades, mas a Terra preferiu mandar uma carta contando à humanidade o que está se passando com ela. Numa relação empática e de proximidade com cada ser humano, a Mãe Terra pede socorro entoando 100 verbos que precisam ser utilizados na prática. É claro que uma carta assim não poderia ficar sem resposta: a professora Carol, do 4º ano do Colégio Galáxia do Saber, tranquiliza a Terra contando-lhe sobre o que seus alunos estão fazendo.

Sobre a obra: AQUIAQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios