BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 08, 2019

Depois>Com o tempo>Muitos sentimentos>Passagem do tempo>Cotidiano>08/05/2019


Resultado de imagem para livro depois laurent moreau atividades

TEMAS Infância / Tempo / Percepção / Autoconhecimento / Emoções
Um livro com pouco texto e muito sentimento
Não se engane com o pouco texto… As entrelinhas deste livro dizem mais do que as aparências. O livro Depois, escrito e ilustrado por Laurent Moreau, aborda temas filosóficos de forma poética, levando o pequeno leitor a refletir sobre temas do cotidiano, lançando um olhar desnaturalizante sobre si mesmo e sobre sua realidade. O livro apresenta temas como a natureza e o tempo; o ciclo da vida; os sonhos; a realidade; a raiva; o silêncio; a efemeridade; a memória; a identidade; o prazer; o medo; a angústia; entre outros, a serem desdobrados e explorados pelo pequeno leitor.
Proposta de trabalho

Rotina escolar com ícones/sugestão
Brincadeiras atemporais


Todos já demos por isso: o tempo está sempre a passar, a passar, a passar...
E nós, com ele, também vamos passando, por tudo e por mais alguma coisa.
O tempo muda-nos. Muda as coisas à nossa volta. Transforma tudo.
Com o tempo, perc
ebemos isso.
Em que ano estamos, qual o tempo de duração de um filme, quanto meses faltam para o início da primavera. Questões como essas não são muito bem compreendidas pelas crianças pequenas, que têm uma noção muito rudimentar do tempo. Sem dominar conceitos como presente, passado e futuro, elas constroem sequências temporais com base nas experiências que vivenciam. A hora do jantar é associada com o anoitecer e, não raro, a idade de uma pessoa com o seu tamanho.
Da mesma forma, a passagem do tempo é percebida por meio da observação de situações reais. Atentas e curiosas, elas notam que as folhas das árvores caem e os filhotes de animais crescem com o passar do tempo.
Sabendo o quanto esses “enigmas” instigam as crianças, muitas obras infantis centram-se na questão temporal, como é o caso de três publicações recentes. Depois, do ilustrador francês Laurent Moreau, aborda uma gama variada de situações pela visão de um garoto observador da natureza e de seu cotidiano. Ele nota a transformação de fenômenos físicos, como o que acontece depois da semeadura do solo e da chegada do verão, e também dos estados emocionais. O que vem depois da raiva, da briga e de uma animada tarde com os primos são algumas das situações percebidas pelo menino.
Outro destaque é Com o tempo, da escritora portuguesa Isabel Minhós Martins. Ela aborda como as pequenas coisas do cotidiano, com o tempo, evoluem para outro estado. Os tapetes desbotam, a borracha se desgasta, os pães ficam duros e os livros amarelecem. A autora também estimula as crianças a perceber as mudanças que acontecem em cada um de nós – a pele se torna fina e enrugada e, indo um pouco além da simples passagem do tempo, até nossos gostos se alteram. O que antes era feio se torna bonito, e vice-versa.  “Com o tempo também conseguimos ver o tempo”, adianta Isabel aos leitores.
Finalmente, A árvore das estações que vêm e vão, da ilustradora alemã Britta Teckentrup, tem como foco os ciclos da natureza. Do alto de uma árvore, uma coruja assiste à passagem dos dias e das noites ao longo de um ano. Nesse processo, ela capta o crescimento das primeiras plantinhas depois do derretimento da neve, a agitação dos esquilos com a chegada da brisa primaveril, o encorpar das folhas, a chegada das abelhas com o verão, os tons de azul que colorem o céu no outono e, novamente, a instalação do inverno e do silêncio que vem junto dele. Assim como as demais obras, esta também é acompanhada de belas ilustrações que ajudam a enriquecer as histórias e a ressaltar o efeito do tempo sobre as coisas e as pessoas.
A Árvore Das Estações - Das Estações Que Vêm e Vão
Trabalhar o tempo com a criança é uma das mais difíceis habilidades, uma vez que a mesma tem enorme dificuldade em distinguir o tempo ficcional (aquele contado nas histórias) e o tempo real em que ela vive. É a noção de tempo que desenvolve na criança os hábitos cotidianos como hora de dormir, de comer, tomar banho, etc. 
Atividades sugeridas



AQUI

AQUI
Mais outras
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios