Corpo saudável
Boa alimentação
Estimular os hábitos alimentares saudáveis.
Conhecer, nomear e identificar tipos de alimentos.
Entrar em contanto com literatura e um gênero diferente (poema).
Incentivar a leitura e a pesquisa.
Contribuir para a formação de leitores e na aquisição de conhecimento cultural.
Diante de um livro a criança se diverte e também é possível favorecer o desenvolvimento da personalidade. O livro pode oferecer significado em tantos níveis diferentes e enriquece a existência da criança de vários modos.Ler é uma prática básica, essencial para aprender e desenvolver o gosto pela leitura.
Para isso é importante que desde Educação Infantil crie-se ambientes favoráveis e situações para a leitura.
Livro AQUI
O texto mostra em versos a receita da boa alimentação.
É muito engraçado ver as frutas e as verduras conversarem entre si e saberem em que elas irão se transformar.
Numa compota de doces?
Ou numa bela sopa?
Leia este livro e aproveite esses momentos com o seu filho ou seus alunos para que vocês conversem sobre o assunto .
Lembre-se de que o aprendizado através do lúdico surte um efeito espetacular nas crianças.
Seguem algumas sugestões:
Antes da leitura:
Converse com o seu filho ou seu aluno sobre os benefícios da boa alimentação e de como brincar faz bem. Mostre algumas frutas e faça brincadeiras com carinhas sorridentes nelas.
Você pode fazer uma imposição de voz diferente pra cada frutinha e fazer com que elas mesmas possam falar com a criança.
Durante a leitura:
Fale sobre Tatiana Belinky, um pouquinho da sua biografia.
Após a leitura:
Que tal fazer com que as frutinhas virem salada de fruta?
Vocês podem fazer isso juntos numa brincadeira muito divertida e saborosa http://projetocriancaemmovimento.blogspot.com.br/2012/02/obesidade-infantil-cesta-da-dona.html
Ouvindo a história: AQUI
Montar um prato: AQUI
Culinária regional: AQUI
Coordenação motora: AQUI
A CESTA DA DONA MARICOTA
TATIANA BELINKY
DONA MARICOTA BOA COZINHEIRA
VOLTOU COM A CESTA CHEINHA DA FEIRA
CENOURA, LARANJA, PEPINO, LIMÃO,
BANANA E MILHO, ERVILHA, MAMÃO
MORANGO ESPINAFRE TOMATE E CEBOLA
ALFACE PALMITO, MAÇÃ ESCAROLA
GUARDOU NA DEPENSA E NA GELADEIRA,
DEU UM SUSPIRO UFA! QUE CANSEIRA!
E FOI DESCANSAR
ENTÃO ESSAS VERDURAS,
LEGUMES E FRUTAS,
FRESQUINHAS MADURAS
TODOS ANIMADOS DEPOIS DA VIAGEM
PUSERAM-SE LOGO A CONTAR VANTAGEM
O MILHO FALOU: OLHEM EU SOU MAIS BELO
SOU LOURO, GOSTOSO E TÃO AMARELO!
O BELO SOU EU DECLAROU O TOMATE
NÃO MAIS DO QUE EU! CONTESTOU O ABACATE!
POIS OLHEM PRA MIM PROVOCOU O PALMITO
SOU BRANCO E MACIO EU SOU MAIS BONITO!
ENTÃO A LARANJA FALOU BEM AMÁVEL:
MELHOR QUE BONITA, EU SOU SAUDÁVEL!
E LOGO O ESINAFRE GRITOU: NÃO TEM ERRO!
SOU VERDE E SAUDÁVEL SOU CHEIO DE FERRO
FALOU A CEBOLA: AQUI, ATENÇÃO!!
SAUDÁVEL SOU EU! BOA PRO CORAÇÃO!
E DISSE A ERVILHA: SOU PEQUENINA POR FORA,
MAS POR DENTRO TENHO PROTEÍNA
LOGO O LIMÃO DISSE: QUEM É QUE NÃO VÊ?
TENHO A VITAMINA PRECIOSA - A TAL “C”
MAS NISSO APARECE DONA MARICOTA
E AS FRUTAS GOSTOSAS VIRARAM ...COMPOTA!
E OS BELOS LEGUMES ME TODA A SUA GLÓRIA
VIRARAM SOPÃO E ACABOU- SE A HISTÓRIA!
Maria Amália Camargo
Laranja-pera, couve manteiga
Textos de Maria Amália Camargo
Ilustrações de André Neves
Uma feira abrangente para todo o tipo de gente!
Na alameda Couve-Flor, toda terça é dia de feira.
E os vendedores se preparam para mostrar o que têm de melhor para cada freguês.
Mas não é fácil agradar tanta gente diferente!
A veterinária só compra o que tem relação com bicho; o diplomata se preocupa com a procedência do produto; tem também o pão-duro, que não gosta de nobreza e o economista que vai em busca do mais rentável, como fruta ou legume de nome composto.
Escrito com muito bom humor e delicadeza, o texto, cheio de associações e sobreposições, explora os diversos nomes de ingredientes típicos e pratos brasileiros.
Ilustrado por André Neves, o livro apresenta um visual divertido e poético, transformando a feira num lugar ainda mais rico em detalhes e cores do que já é.
Observando uma fruta
As frutas possuem características diferentes: cor, sabor, consistência;
Que aquilo que chamamos de frutas são frutos adocicados;
A utilizar os diferentes órgãos dos sentidos em uma observação;
Ao observar com atenção mais detalhes do objeto vamos apreender.
A SALADA DE FRUTAS:
Explorando as suas formas, tamanhos e sabores
■Conhecer algumas frutas e os seus nomes;
■Conhecer os sabores das frutas (doce, azeda);
■Conhecer as formas de algumas frutas;
■Conhecer os tamanhos de algumas frutas.
Aula:Alimentação saudável
A alimentação é um fator importante na nossa saúde, os alimentos são essenciais, pois têm nutrientes variáveis e cada nutriente tem uma função específica para nós.
Adotar uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para ter uma vida saudável. Todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, eles devem combinar uns com os outros com objetivo de atender as necessidades de energia e nutrientes do organismo.
Desta forma, a oficina: Alimentação saudável ajudará a turma do EJA a compreender melhor sobre uma boa alimentação, para torna sua vida mais saudável.
OBJETIVO
Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos e discuti-los.
Analisar os princípios de uma alimentação saudável, incluindo origens e funções dos alimentos.
Informar sobre a importância dos alimentos que constituem uma refeição e a função principal de cada uma delas.
Analisar a pirâmide alimentar.
CONTEÚDO
Origens dos alimentos: animal, vegetal e mineral.
Construtores (Proteínas), Energéticos (carboidratos) e Reguladores (vitaminas, fibras, minerais e água).
Cardápio: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.
Guloseimas.
TEMPO ESTIMADO
3 aulas.
DESENVOLVIMENTO
1° etapa
Escrever no quadro ou perguntar “por que comemos?”.
Após ouvir diversas respostas, comentar os principais motivos pelos quais nos alimentamos.
Antes de explicar o que seja uma alimentação saudável aplique a seguinte atividade para verificar o conhecimento que o aluno já possuía anteriormente.
Atividade 1:
Material necessário:
3 folhas de oficio, figuras de alimentos (doces, salgados, refrigerantes, vegetais, frutas, arroz, carne, feijão, entres outras.), cola.
Dividir a sala em três grupos.
Os integrantes devem escolher as figuras dos alimentos e colar no oficio.
Depois o professor através das instruções abaixo comentará cada uma delas.
Salgados, refrigerantes e doces em excesso engordariam e não teria saúde.
Vegetais e frutas emagreceria, não teria energia para, estudar, trabalhar, não cresceria o suficiente.
Apesar de as frutas e verduras serem alimentos bastante saudáveis não se podem comer somente esses tipos de alimentos.
Arroz, carne, feijão, leite e pão, poderiam ficar doentes com facilidade, não cresceria direito.
Um pouco de alimentos de cada grupo, saúde! Energia e força para as atividades, além de crescer corretamente, pois come alimentos de diversos tipos.
OBS: após terminar a colagem os trabalhos irão confeccionar o mural: Alimentação Saudável.
2° etapa
Explicar a origens dos alimentos animal, vegetal e mineral.
Perguntando aos alunos se já ouviram falar de alguns desses alimentos.
Escrever exemplos no quadro e pedir que os alunos transcrevam para o caderno.
Depois da explicação das origens dos alimentos, explicar as suas classificações:
Construtores: Proteínas, Energéticos: Carboidratos, Reguladores: vitaminas, fibras, minerais e água.
Atividade 2:
Material necessário: Revista para recorte, folha de oficio, tesoura e cola.
Dividir a sala em três grupos, cada grupo ficara com uma classificação dos alimentos.
O Grupo terá que formar as palavras dos grupos de alimentos (construtores, energéticos e reguladores).
GRUPO I: Construtores
Proteínas:
Leite, ovos, carne, frango, peixe, soja, ervilha, lentilha e feijão.
GRUPO II: Energéticos
Carboidratos:
Arroz, milho, macarrão, pão, batata, mandioca, farinha, açúcar, bolo, manteiga e óleos.
GRUPO III: Reguladores
Vitaminas, fibras, minerais e água: cenoura, maçã, uva, pêra, alface, couve, laranja, melancia e tomate
OBS: após terminar a colagem os trabalhos irão confeccionar o mural: Alimentação Saudável.
3° etapa
Explicar a importância de cada refeição feita durante o dia, suas principais funções para a saúde do ser humano.
Pergunte aos alunos se eles sabem por que devem comer pela manhã (café da manhã e lanche), por que almoçam, lancham e jantam?
Após a socialização aplique as seguintes atividades para o aluno trinar a escrita e leitura.
Atividade 3:
Atividade digitada:
Escrever seu próprio cardápio
Formar frases sobre alimentação
Caça palavras
4° etapa
Como trabalho final, a sala em conjunto devera construir a pirâmide alimentar.
Observando cada base da pirâmide e seus componentes.
PRODUTO FINAL
Mural com as atividades de colagem
Pirâmide Alimentar
AVALIAÇÃO
Observar se, ao logo da proposta, se os alunos avançam nas questões relacionadas à boa alimentação.
Avaliar todas as atividades feitas durante a oficina, à organização de cada grupo ao longo das atividades.
Desta forma, a avaliação torna-se processual e de forma continua.
Por que não podemos comer só chocolate:
valor nutricional dos alimentos
Identificar os alimentos mais consumidos pela turma e relacioná-los ao seu valor nutritivo;
Identificar os alimentos de época e comparar seus valores nutricionais com seus preços;
Conceituar desnutrição e obesidade;
Identificar causas, consequências e prevenção da desnutrição e obesidade;
Interpretar dados de tabelas com informações sobre os alimentos.
Sugestões de atividades
Visitar uma feira, especificamente uma banca de frutas e verduras
Fazer uma feira com os alunos, estimulando a compra dos alimentos, exercícios matemáticos.
Link para essa postagem
Parabéns pelo seu trabalho, extraindo os valores dos livros, assim como atividades agradáveis e contextualizadas.
ResponderExcluirMarlene Otto
maravilhoso o seu trabalho.
ResponderExcluirGrata,volte sempre.
ExcluirAmei as ideias e o trabalho.
ResponderExcluirObrigada,volte sempre.
Excluirvocê trouxe idéias valiosas. parabéns.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirParabéns pelas suas postagens...sempre que possível utilizo em minhas aulas. sou apaixonada por literatura e instigo muito meus alunos a se encantar pela literatura. Obrigada.
ResponderExcluirQue bom seu depoimento! Acho que a literatura proporciona muitas aprendizagens lúdicas e dão incentivo para as crianças.
ExcluirParabens!!! Otimas sugestão de conhecimento e reflexão.
ResponderExcluirObrigada"
Excluir