BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Rato/Palavra cantada>Leitura e escrita de legendas>Gênero textual legendas>26/02/2024





Rato”, do grupo Palavra Cantada, composta por Paulo Tatit e Edith Derdyk.
 Além de um videoclipe disponível no YouTube, a música também ganhou uma versão em livro, publicado pela editora Melhoramentos.
Com graça e magia, as ilustrações de Laurent Cardon enriquecem esta linda história!
O livro vêm acompanhado de QR Code para acessar as canções e faixas de karaokê que trazem apenas a música, para quem quiser cantar.
Um ratinho apaixonado está em busca de um grande amor. Diferente dos outros ratos, que correm por todo lado procurando comida, ele canta para a Lua e pede sua mão em casamento.
 Ela recusa o pedido e apresenta a nuvem que sempre está diante dela. 
Ao ver a nuvem faceira, o pequeno rato logo propõe subir ao altar.
 Mas a bela nuvem não aceita seu amor. 
Sem perder a esperança, o rato segue em busca da amada entre várias pretendentes. 
Seu verdadeiro amor não demora a chegar.

Proposta de atividades: AQUI
PDF: AQUI

O rato vai nos levar para + uma atividade literária musicada: 
Rato/Palavra cantada: AQUIAQUI
Aula: Criando legendas para ilustrações: Trecho da proposta

Após a exploração e interpretação do texto, várias atividades podem ser propostas, como dramatização da música, momento de cantoria - os alunos cantarem acompanhando a letra e também pode-se propor que os alunos façam um pequeno livreto com letras de músicas que acharam legais de conhecer com ilustrações feitas por eles para os pais, para eles mesmos, para alguém querido, etc. Esta pode ser uma atividade pontual, ou pode se tornar um projeto, com pesquisas sobre músicas, envolvendo votações, estudo das letras, estudo sobre os compositores, biografias, etc. Isso vai depender da avaliação do professor decidir sobre a extensão da proposta.

Ao fazer a proposta do livreto com ilustrações da música pode-se negociar com os alunos como o texto poderia ser ilustrado, quantas ilustrações, se farão uma ilustração para todo o texto ou se ele pode ser fragmentado pelas estrofes para possibilitar a ilustração de diversas “cenas”. Isso ficará a cargo da turma e do professor decidirem.

É interessante neste momento, após a ilustração da música pelos alunos, que o professor já tenha explorado o gênero legenda em alguns portadores, como jornal, livro didático, em livros de arte, revistas semanais, etc. O importante é que ao iniciar o trabalho de ilustração os alunos já tenham alguma referência deste gênero, destacando-se a sua função de descrever, nomear ou explicar imagens, desenhos, pinturas, fotografias, onde a legenda se localiza em relação à imagem, qual o tamanho do texto, tamanho da letra etc. Desta maneira, eles podem se implicar na atividade de desenho e posteriormente na produção de legendas com o objetivo mais definido.


Aula completa: AQUI


Gênero textual legenda:
Aula: Criando legendas: AQUI
Vídeo: AQUI
Aula: O que são legendas: AQUI
Aula: Analisando e escrevendo legendas/Alfabetização: AQUI
Aula: Legenda de fotografias: AQUI
Aula: espaço, tempo e outras informações nas legendas das fotos: AQUI
Sobre o livro Terra de Cabinha citado acima: AQUIAQUI
Vídeo: Foto legenda: AQUIAQUIAQUI
Aula: Uso e funções das legendas: AQUI
Aula: Troca e criação de legenda para o gráfico dos livros: AQUI
Atividade janela criativa: AQUI
Atividade com fotografia: AQUI

No Linguagem
Dengue: Legendas: Aula: AQUI
Fotografia: AQUI
Mapas e legendas: AQUI
O abraço: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios