BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, janeiro 29, 2020

Coletânea especial>Planos/Aulas de literatura>Atividades literárias>Hora da história>29/01/2020




Sugestões para aulas de literatura
Lembrando que Linguagem e Afins tem muitas das histórias nos índices alfabéticos
Planos de aulas


"A literatura infantil sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. 
Porém quando as crianças chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos, e o mundo da escrita, dos signos convencionais impostos pela cultura sistematizada."  Fonte


Contação de histórias: Chapeuzinho Vermelho/Outras
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. A literatura infantil é uma peça fundamental para o seu desenvolvimento. 



Estimulando a criatividade através de um brinquedo/Três porquinhos:AQUI

Atividade/Narração de história/A linda rosa juvenil: AQUI

Contando e recontando João e Maria: AQUI e AQUI

Leitura e dramatização/ A margaridinha branca
  • Desenvolver melhor a leitura e escrita;
  • Desenvolver a capacidade de interpretar textos;
  • Desenvolver a sua expressão corporal;
  • Desenvolver a capacidade de memorização;
  • Desenvolver a criatividade artística
  • Conhecer sobre os movimentos da Terra e os eles originam.  


Eu vou te contar uma história/Folclore: AQUI

Musicalidade:
Musicalidade: Humm !! Vamos nos Conhecer! (Canção) – Seu Nome! (Valsa canção) e Branca de Neve (valsa canção)
Nome do aluno
Linguagem oral e escrita: leitura e interpretação da história (Os Três Porquinhos)
Pintura, recorte e colagem;
Sequência numérica;
Números ordinais;
História em quadrinho, leitura visual
Decoração das casinhas (palha, madeira e tijolos);
Filme:Os Três Porquinhos – Branca de Neve
Dança

A centopéia que sonhava
Desenvolver sentimentos de amizade, bondade, solidariedade.
Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil.
Desenvolver a coordenação motora fina, através de atividades de colagem.

A linguagem teatral de Branca de Neve: AQUI
Os brinquedos e brincadeiras da obra Menino Maluquinho: AQUI
Conhecendo o coelho: AQUI
Páscoa/Ortografia: AQUI
O macaco e a velha: AQUI
Narrativas curtas/Leitura de imagens: AQUI
Contos indígenas: AQUI
Tirinhas: AQUI
Recontos princesas e príncipes: AQUI
O jacaré na literatura: AQUI
Cordel/Jacaré: AQUI
A história do livro: AQUI
Sítio do Picapau Amarelo: AQUI
Pinóquio: AQUI
Literatura em minha casa/poemas: AQUI
Conhecendo a literatura: AQUI
De lagarta a borboleta: AQUI
Trabalhando com sentimentos através dos invertebrados: AQUI


"Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, provocar perguntas e buscar respostas, é despertar grandes e pequenas emoções como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas. Juntos, livros, brinquedos e brincadeiras fortalecem ainda mais a construção de novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças."Fonte





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios