Sugestões para aulas de literatura
Lembrando que Linguagem e Afins tem muitas das histórias nos índices alfabéticos
Lembrando que Linguagem e Afins tem muitas das histórias nos índices alfabéticos
Planos de aulas
"A literatura infantil sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares.
Porém quando as crianças chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos, e o mundo da escrita, dos signos convencionais impostos pela cultura sistematizada." Fonte
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. A literatura infantil é uma peça fundamental para o seu desenvolvimento.
Estimulando a criatividade através de um brinquedo/Três porquinhos:AQUI
Atividade/Narração de história/A linda rosa juvenil: AQUI
Leitura e dramatização/ A margaridinha branca
- Desenvolver melhor a leitura e escrita;
- Desenvolver a capacidade de interpretar textos;
- Desenvolver a sua expressão corporal;
- Desenvolver a capacidade de memorização;
- Desenvolver a criatividade artística
- Conhecer sobre os movimentos da Terra e os eles originam.
Eu vou te contar uma história/Folclore: AQUI
Musicalidade: Humm !! Vamos nos Conhecer! (Canção) – Seu Nome! (Valsa canção) e Branca de Neve (valsa canção)
Nome do aluno
Linguagem oral e escrita: leitura e interpretação da história (Os Três Porquinhos)
Pintura, recorte e colagem;
Sequência numérica;
Números ordinais;
História em quadrinho, leitura visual
Decoração das casinhas (palha, madeira e tijolos);
Filme:Os Três Porquinhos – Branca de Neve
A centopéia que sonhava
Desenvolver sentimentos de amizade, bondade, solidariedade.
Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil.
Desenvolver a coordenação motora fina, através de atividades de colagem.
A linguagem teatral de Branca de Neve: AQUI
Os brinquedos e brincadeiras da obra Menino Maluquinho: AQUI
Conhecendo o coelho: AQUI
Páscoa/Ortografia: AQUI
O macaco e a velha: AQUI
Narrativas curtas/Leitura de imagens: AQUI
Contos indígenas: AQUI
Tirinhas: AQUI
Recontos princesas e príncipes: AQUI
O jacaré na literatura: AQUI
Cordel/Jacaré: AQUI
A história do livro: AQUI
Sítio do Picapau Amarelo: AQUI
Pinóquio: AQUI
Literatura em minha casa/poemas: AQUI
Conhecendo a literatura: AQUI
De lagarta a borboleta: AQUI
Trabalhando com sentimentos através dos invertebrados: AQUI
"Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, provocar perguntas e buscar respostas, é despertar grandes e pequenas emoções como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas. Juntos, livros, brinquedos e brincadeiras fortalecem ainda mais a construção de novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças."Fonte
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.