Flávia Muniz
Trata-se das crianças que conquistam tudo no grito, de uma maneira engraçada e lúdica.
Gritar é uma necessidade do ser humano e adequada a várias situações.
Mas o livro trata do grito manifestado em forma de “birra”, que é um jeito inadequado de a criança lidar com suas vontades e negociar com os outros.
Rita Magrela grita muito e vive fazendo birra. Por isso, ninguém mais convida Rita para brincar.Esta estória ajuda a criança pequena a perceber o efeito de suas birras nas outras pessoas e a se dar conta de que este comportamento pode ser ruim para ela mesma.
Lendo e interpretando: AQUI
ALGUMAS SUGESTÕES PARA USO EM SALA DE AULA
Ética é o assunto transversal abordado nesse livro, segundo o site da Editora Melhoramentos. Então é um livro que pode ser usado nas aulas de Ensino Religioso (na rede na qual trabalho, a Ética é tratada nessa matéria), mas que também pode ser apenas lido, despretensiosamente, e sem que necessariamente se faça um trabalho mais específico com ele. Sugiro, como atividades:
- Discutir o que acham do comportamento de Rita no começo do livro e compará-lo ao seu comportamento final;
- Pedir que cada criança escreva os momentos em que ela própria fez “birra”, explicando como foi e qual foi o motivo e depois escrever de que outra forma poderia ter lidado com aquilo;
- Reescrita coletiva de trecho do livro (em séries de alfabetização).
Só preciso tomar cuidado para fazer essa atividade sem julgar a criança e deixando que ela própria reflita sobre seus atos, apenas incentivando, mas não analisando por ela. Fonte
Texto: AQUI
De uma forma leve e divertida, esta coleção infantil procura promover a reflexão sobre princípios e outros aspectos relevantes para a criança e para a sua relação com os outros.
Em cada livro, princesas, animais, personagens imaginadas falam-nos de realidades e problemas do universo dos mais pequenos.
No final de cada história, os educadores encontram uma ficha com questões destinadas a promover a comunicação em torno das mensagens a partilhar.
Uma coleção que ajuda crianças e adultos a conhecerem-se melhor. “A boca que gritava demais” aborda temas como o respeito, o perdão, a liberdade, a boa convivência…
Vejam AQUI sobre esta obra.
A gritadeira: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.