Ricardo Azevedo
Os Contos de bichos do mato são narrativas que falam sobre a luta pela sobrevivência (e sobre o amor à vida) e foram criadas e recriadas principalmente por gente do povo, gente humilde vivendo em condições precárias. Pessoas acostumadas a todo dia acordar e ir à luta para garantir a sobrevivência naquele mesmo dia. Continua AQUI
Projeto de leitura/Obra acima
Objetivos gerais:
Reconhecer, identificar e diferenciar as espécies de animais.
Ler e interpretar histórias.
Identificar rimas e decifrar quadrinhas.
Conhecer textos narrativos populares de bichos, a luta pela
sobrevivência e o amor pela vida. AQUI
O escritor Ricardo Azevedo, com a divertida “O filho do filho da filha do
bicho-preguiça” reconta “A preguiça”. A ação que deflagra o conflito na história é
a eminência do nascimento do filho da filha da preguiça. O conto brinca com a
oposição criada pela proximidade do parto e a demora no atendimento. Extrai
humor da hipérbole, isto é, do exagero. O conto é narrado bem devagar – em
câmera lenta – o que deixa o texto muito mais engraçado, não apenas pelo que
acontece na história, mas também pelo jeito como a conta.
Eis uma bela história para ser contada aos alunos :
Página 12: AQUI
Planejar para ler melhor
Sugestão de aula de literatura/Conhecendo obras de Ricardo Azevedo
Leitura em voz alta feita pelo professor
Uma explanação detalhada: AQUI
Mais sobre "o filho do filho da filha do bicho-preguiça/página 10
“Eu entendo que a
literatura infantil é
uma ramificação de
uma literatura popular
marcada pela oralidade,
por certos temas
universais amplos,
compartilháveis por
muitos.”Ricardo Azevedo
Projetos/Página 19
Conto e reconto
Contos de nossa cidade
Solte os bichos e faça um livro/Seres imaginários
Misture lendas e ''causos'' num caldeirão, mexa com muita pesquisa, deixe apurar as informações e jogue pitadas de criatividade. O resultado é uma coleção de seres imaginários . AQUI
Personagens folclóricos e seres imaginários:Sugestões de atividades:AQUI
Projeto: O comportamento do saci
Vivendo o folclore/Parlenda Escatumbaribê
Criar estruturas rítmicas e sonoras adaptadas à rítmica das palavras de uma parlenda.
Criar movimentos com o corpo acompanhando a leitura da parlenda. AQUI
Eu vou te contar uma história
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