BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, fevereiro 18, 2020

Contos de bicho do mato>Ricardo Azevedo>Solte os bichos e faça um livro>18/02/2020


Capa do livro Contos de Bicho do Mato
Ricardo Azevedo
Os Contos de bichos do mato são narrativas que falam sobre a luta pela sobrevivência (e sobre o amor à vida) e foram criadas e recriadas principalmente por gente do povo, gente humilde vivendo em condições precárias. Pessoas acostumadas a todo dia acordar e ir à luta para garantir a sobrevivência naquele mesmo dia. Continua AQUI

Projeto de leitura/Obra acima
Objetivos gerais: Reconhecer, identificar e diferenciar as espécies de animais. 
Ler e interpretar histórias. 
Identificar rimas e decifrar quadrinhas. 
Conhecer textos narrativos populares de bichos, a luta pela sobrevivência e o amor pela vida AQUI

O escritor Ricardo Azevedo, com a divertida “O filho do filho da filha do bicho-preguiça” reconta “A preguiça”. A ação que deflagra o conflito na história é a eminência do nascimento do filho da filha da preguiça. O conto brinca com a oposição criada pela proximidade do parto e a demora no atendimento. Extrai humor da hipérbole, isto é, do exagero. O conto é narrado bem devagar – em câmera lenta – o que deixa o texto muito mais engraçado, não apenas pelo que acontece na história, mas também pelo jeito como a conta. Eis uma bela história para ser contada aos alunos :
Página 12: AQUI

Planejar para ler melhor
Sugestão de aula de literatura/Conhecendo obras de Ricardo Azevedo
Leitura em voz alta feita pelo professor
Uma explanação detalhada: AQUI
Mais sobre "o filho do filho da filha do bicho-preguiça/página 10

“Eu entendo que a literatura infantil é uma ramificação de uma literatura popular marcada pela oralidade, por certos temas universais amplos, compartilháveis por muitos.”Ricardo Azevedo

Projetos/Página 19
Conto e reconto
Contos de nossa cidade

Solte os bichos e faça um livro/Seres imaginários

Misture lendas e ''causos'' num caldeirão, mexa com muita pesquisa, deixe apurar as informações e jogue pitadas de criatividade. O resultado é uma coleção de seres imaginários . AQUI

Personagens folclóricos e seres imaginários:Sugestões de atividades:AQUI

Projeto: O comportamento do saci

Vivendo o folclore/Parlenda Escatumbaribê
Criar estruturas rítmicas e sonoras adaptadas à rítmica das palavras de uma parlenda. 
Criar movimentos com o corpo acompanhando a leitura da parlenda.   AQUI
Sobre histórias acumulativas
AQUI

Eu vou te contar uma história



CONTOS DE ANIMAIS DO MUNDO TODO







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios