Coleção Nana nenê/Sonia Robatto
Roleta das palavras
Leituras curtas + interpretação
Maria e o sapo
O passeio de Nicolas
+ AQUI
Passo a passo a leitura compartilhada
Aulas
Leitura compartilhada
Leitura compartilhada
Roda de leitura
AQUI
Leitura colaborativa/ Canção
AQUI
Leitura colaborativa: O avestruz
Dicas para incentivo à leitura
AQUI
Leitura colaborativa/ Canção
AQUI
Leitura colaborativa: O avestruz
- Quem já ouviu falar ou já viu um avestruz?
- Quais as características deste animal?
- O que ele come?
- O que o título sugere ? Inicia-se a leitura colaborativa ou compartilhada com inferências do professor acerca do vocabulário e expressões desconhecidas.
Quanto ao gênero, o texto corresponde ao que se esperava? É um artigo científico ou uma narração? A qual gênero pertence?
Mostrar dentro da tipologia narrativa, que há vários gêneros os quais contam histórias.
Quanto ao gênero, o texto corresponde ao que se esperava? É um artigo científico ou uma narração? A qual gênero pertence?
Mostrar dentro da tipologia narrativa, que há vários gêneros os quais contam histórias.
Que esse especialmente é uma crônica narrativa, assim fornecendo as características do gênero, confrontando com conto, fabula e lenda.
Reflexão:
Perguntar se os alunos entenderam o texto. O que fez o menino mudar de ideia em relação ao presente? Os argumentos foram convincentes e resolveram o problema?
Reflexão:
Perguntar se os alunos entenderam o texto. O que fez o menino mudar de ideia em relação ao presente? Os argumentos foram convincentes e resolveram o problema?
Propor uma reescrita do texto.
AQUIDicas para incentivo à leitura
10 Dicas para trabalhar livros literários:
1) Escolha um livro para leitura a cada semana;
2) Separe uma parte da aula para ouvir opiniões dos alunos sobre as leituras.
Incentive-os a falar sobre a história lida;
3) Ajude-os a identificar: o autor, o ilustrador, o nome da editora,
dados da ficha catalográfica, os temas do livro, além do estilo do escritor
e do ilustrador;
4) Explore informações sobre a capa, a orelha e a quarta capa;
5) Peça aos alunos para lerem para os colegas os trechos de
que mais gostaram;
6) Crianças maiores podem ser incentivadas a criar resenhas.
Crie um jornal literário na escola com as dicas e resenhas dos alunos;
7) No final do mês, peça aos alunos para votar no livro que mais
gostaram e incentive trabalhos complementares a partir do texto,
como: dramatizações, maquetes, resenhas, produções de histórias
similares, exposições etc;
8) As produções textuais devem ser lidas pelo professor e corrigidas
quanto à gramática/ortografia, mas a criatividade deve ser considerada
em cada texto produzido;
9) Organize gincanas em sala.
Separe os alunos em grupos e crie perguntas e tarefas usando
o livro como mote;
10) Crie um dicionário da turma, com as palavras novas que
foram aprendidas.
Ficha de leitura/Sugestão
Ler histórias para crianças é uma prática importante para despertar nelas a curiosidade e a imaginação, como também
para estimulá-las a refletir sobre temas delicados e
complexos da experiência humana.
Esta prática, se regular, faz com que as crianças construam
um repertório de histórias,aprendam como funciona a
linguagem que se usa para escrever, mas, principalmente,
um repertório de histórias,aprendam como funciona a
linguagem que se usa para escrever, mas, principalmente,
encontrem espaço para expressar
seus medos e inquietações.
A seguir, avalie algumas sugestões para organizar
com sua
turma uma
turma uma
Atividade Permanente de Leitura.
A proposta é que sejam ações que se repitam de modo
regular (por exemplo, diariamente ou semanalmente),
com a finalidade de permitir a convivência frequente e
intensa com diferentes gêneros de textos, proporcionando aos
regular (por exemplo, diariamente ou semanalmente),
com a finalidade de permitir a convivência frequente e
intensa com diferentes gêneros de textos, proporcionando aos
estudantes oportunidades de experimentar
variados
modos de leitura, desenvolvendo,
modos de leitura, desenvolvendo,
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.