BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, setembro 20, 2021

A princesa que escolhia>Descobertas >Gênero argumentativo/ opinião>Atividade PDF>O príncipe que bocejava>20/09/2021

 

Ana Maria Machado

"A leitura é um elemento libertador para expandir novos horizontes"

"A história cita de forma discreta questões de gênero, evidenciando especialmente a imagem do sujeito feminino e sua evolução no tempo. Por meio do diálogo intertextual resgata os clássicos contos infantis atribuindo-lhes uma nova roupagem. Nesta divertida fábula contemporânea, as peripécias da princesa comovem e fazem refletir sobre a importância de adquirir conhecimento e poder fazer as próprias escolhas." Fonte

A princesa que escolhia conta a história de uma princesa muito bem comportada, que vivia em um lindo castelo. Certo dia, ao dizer 'não' para seu pai, o rei, ela sofre as consequências por conta de sua insolência. Ele, que sempre se considerou um grande mandachuva, fica inconformado com a atitude da filha e resolve deixá-la de castigo na torre do palácio por discordar de sua opinião. No entanto, o que parecia uma punição se revela um episódio de muita sorte para a pequena princesa. Lá, ela descobre que o mundo era muito maior do que imaginava. Encontra a biblioteca de um antigo mago e mergulha em histórias de encantos, cavaleiros e dragões, tesouros e perigos. Aprende a navegar pela internet e faz amigos entre os empregados do castelo. Por causa de todo o conhecimento que passou a ter, a princesa ajuda a salvar o reino de uma doença e enche de orgulho o rei, que a tira de seu castigo. Quando sai da torre, a menina, cheia de personalidade e inteligência, passa a surpreender todo o reino com suas decisões, como a de estudar em uma escola com as demais crianças e respeitar sempre a opinião do próximo, tornando-se uma grande mulher. Nesta divertida fábula contemporânea, as peripécias da princesa de Ana Maria Machado comovem e fazem refletir sobre a importância de adquirir conhecimento e poder fazer as próprias escolhas.

E se entrássemos nos contos de fadas? De qual conto gostaríamos de participar? O que faríamos? 
O que aconteceria?
O que manteríamos e o que mudaríamos? Sairíamos dela ou ficaríamos nela para sempre?
Mergulhe de cabeça e escreva uma história de sua escolha.

A história: AQUIAQUI

Atividade PDF/Texto: AQUI

Dia internacional da mulher: Sobre a obra: AQUI

História meio ao contrário: AQUI

A princesa sabichona: AQUI

Ana Maria Machado

A liberdade e a autonomia são temas comuns nas histórias infantojuvenis de Ana Maria Machado, uma das autoras mais consagradas do país. Com fórmula semelhante à de A princesa que escolhia, ela conta neste livro como um príncipe, a partir de suas próprias escolhas, se tornou capaz de conhecer o mundo e ser feliz. O príncipe dessa história se preparou toda a vida para ser rei. Desde pequeno aprendeu a se portar bem à mesa, a não descer pelo corrimão da escadaria e a assistir aos desfiles e paradas em silêncio. Teve acesso às melhores bibliotecas e aos melhores programas de computador, além de ter estudado com os melhores professores e se tornado um ótimo cavaleiro. Quando cresce, ele se torna um rapaz encantador e todas as moças suspiram por ele. Está na capa de várias revistas e as meninas são apaixonadas por ele. Mas chega a hora de resolver com quem ele irá se casar. A realeza organiza bailes e oferece diferentes pretendentes para ele. Assim que começa a conversar com a primeira das moças, algo muito desagradável acontece: um belo e grande bocejo sai de sua boca. Toda vez que ele se aproxima de uma princesa, um sono enorme o domina. Entediado pela insistência da família em arranjar uma esposa, o príncipe resolve dar um basta na situação e fazer as coisas do seu jeito. Decide viajar mundo afora e conhecer novas pessoas. Afinal, do que adiantaria tudo o que ele aprendeu se ele não pusesse em prática? Em mais um relançamento do catálogo infantil de Ana Maria Machado, a autora revive e atualiza o mundo mágico dos contos de fadas, cuja moral da história não deixa dúvidas: o poder de escolher é fundamental para ser feliz.

Leitura e interpretação/PDF: AQUIAQUIAQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios