BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, agosto 02, 2019

Cartas de uma girafa chamada José>Cara Carlota Cornelius>Carta misteriosa>02/08/2019


Megumi Iwasa
José era uma girafa solitária que morava na savana africana. José Girafa vivia entediado, porque não tinha amigos e passava o dia todo sem ter o que fazer.
Um dia, ele escreveu uma carta e pediu que o pelicano a entregasse ao primeiro animal que encontrasse "do outro lado do horizonte".
Assim, outros animais foram entrando na sua história e seu tédio foi passando, passando...
O Texto simples e as despojadas ilustrações a traço dão a este livro um tom delicado, que emociona do início ao fim. Tradução de Monica Stahel.

SUGESTÕES DE EXPLORAÇÃO: 
Troca de cartas; imaginação; 
As diferenças entre cada um; modos de vida diferentes; 
Imaginar o outro segundo nossas próprias referências; 
Amizade; 
Como afastar o tédio.

Qual a melhor situação de leitura para o livro selecionado? 
A narrativa extensa, entrecortada pelas cartas trocadas entre os personagens, favorece a leitura em voz alta pelo adulto, que poderá conferir a entonação e o ritmo adequados ao texto. 
O que é interessante falar sobre o livro? 
Vale a pena conversar com as crianças sobre o modo como as cartas apresentam os diferentes personagens ao leitor, revelando as características dos mesmos e do ambiente em que vivem. 
Quais atividades podem favorecer as aprendizagens da leitura e da escrita?
 O adulto poderá organizar uma lista com os principais episódios do texto, propondo às crianças que – em pequenos grupos – façam a leitura dos mesmos, ordenando-os. Fonte

Desvendar o enigma é preciso
Cara Carlota Cornelius

Mathilde Stein
Sobre o capacho da entrada de sua casa, Carlota Cora Cornelius encontra um envelope endereçado a ela. De quem será a carta misteriosa? 
Em sua imaginação e com os olhos do desejo, Carlota lê cartas aparentemente improváveis, que a convidam a se libertar das quatro paredes de seu quarto e do jugo da mãe.
 Este é um livro sobre a força dos sonhos e do desejo de liberdade.

SUGESTÕES DE EXPLORAÇÃO: 
Realidade e imaginação; 
Felicidade e tristeza; 
Liberdade e aprisionamento;
Diferentes tipos de cartas

Qual a melhor situação de leitura para o livro selecionado? 
Nessa obra, os diferentes formatos das cartas imaginadas por Carlota, assim como as imagens que preenchem as páginas, ampliam ainda mais o sentido da história.
 Por isso, recomenda-se a leitura em voz alta, com o livro voltado para as crianças para que possam estabelecer relações entre o conteúdo das cartas e as diferentes vidas imaginadas pela protagonista e retratadas nas belíssimas ilustrações criadas por Chuck Groenink. 
O que é interessante falar sobre o livro? 
Após a leitura, é possível conversar com as crianças sobre o modo como cada uma das cartas imaginadas pela menina traz consigo a possibilidade de uma vida diferente e sobre os diversos papéis assumidos pela protagonista nas histórias imaginadas por ela.
Quais atividades podem favorecer as aprendizagens da leitura e da escrita? 
As crianças poderão criar e escrever coletivamente uma resposta de Carlota para uma das cartas imaginadas por ela. Fonte
Mais sobre a obra




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios