Socorro Acioli
Narrativa
TEMAS: autoestima, cultura popular, intertextualidade, preconceito
A vida na pequena Santa Rita é um tédio na maior parte do ano. Em todo mês de junho, entretanto, sempre acontece uma grande festa que transforma a cidade: a música e os enfeites invadem as ruas, as pessoas preparam deliciosas comidas, as crianças fazem mil e uma brincadeiras, todas as garotas se animam com os preparativos para o concurso de Rainha do Milho. Todas menos uma: Rosalina é uma rendeira que nunca participou do concurso e que sonha em dançar algum dia nessa tão animada festa. Ambientada no Nordeste brasileiro, esta envolvente narrativa de Socorro Acioli recria a famosa história da Gata Borralheira.
Proposta de trabalho
Leitura de títulos de histórias conhecidas
Roteiro
Cordel/Mulher rendeira
Sobre a renda de bilros
Textos informativos
Renda de Bilros, costume artesanal de origem incerta, mas que chegou ao Brasil com os portugueses; sendo uma tarefa das moças de fino trato das grandes e pequenas fazendas na época colonial brasileira. Mais: AQUI
A lenda
Há uma lenda envolvendo a origem da renda e ela diz que “um jovem pescador usando pela primeira vez uma rede de pescar tecida pela sua noiva, apanhou do fundo do mar uma belíssima alga petrificada, que ofereceu à sua eleita. Tempos depois, partiu para a guerra. A noiva, saudosa e com pensamento voltado para o ausente, um dia, teceu outra rede que reproduziu o modelo da alga; os fios dessa rede eram terminados por pequenos chumbos. Assim foi descoberta a renda chamada “a piombiini”, ou de chumbos; os chumbos foram posteriormente substituídos por bilros. Dessa forma, de um pensamento amoroso teria surgido a renda de bilros.” (Rendas e Bordados do Maranhão – FUNC-MA) . Continua: AQUI
Desdobramentos
Atormentada pela madrasta e suas duas irmãs de criação, a gata borralheira precisa descobrir um jeito de ir ao baile oferecido pelo príncipe.
Interpretando
Uma linda história de esperanças
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.