BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, abril 25, 2012

Zequinha o espantalho fujão>Espantalho>Poemas> Sequência didática> 25/04/12

Resultado de imagem para zequinha o espantalho fujão gerusa r.Pinto atividades
Gerusa R.Pinto

TEMA: ESPANTALHOS
Estimulando o gosto pela leitura de poemas,
através de novas sensibilidades
Apresentação do livro Espantalhos
Autor: Marciano Vasques

Objetivos:
Possibilitar a leitura de poemas pelo viés do lúdico;
Estimular o prazer da leitura de poemas e rimas;
Estimular a criatividade;
Propiciar momentos agradáveis através de atividades artísticas.

Primeira atividade:
Dê um enfoque direcionado à oralidade, motivando a espontaneidade dos alunos, a discussão, a criatividade e o raciocínio.
Instigar os alunos com questionamentos referentes a um espantalho
Conversar sobre a origem e utilidade dos espantalhos
Exemplos:
Quem já viu?
Como é feito?
Colocado onde?
Estudando o significado da palavra Espantalho:
Espantalho é um boneco, feito de roupas velhas e chapéu, podendo ou não ser recheado com trapos, palha, estopae ou outros materiais.
São colocados em meio a hortas ou plantações com o objetivo de espantar aves, simulando a presença do ser humano.


O uso do espantalho como meio de afugentar aves é relativamente antigo, e está presente em diversas culturas. Tem, contudo, o inconveniente de perder sua eficácia, pois as aves terminam por habituarem-se com eles ― sendo melhormente substituídos por equipamentos como, por exemplo, um dispositivo que simula o estampido de arma de fogo, através de um sistema de ar comprimido.


Segunda atividade:
Aquecimento para a leitura,sensibilizando os alunos a brincar de bricolagem com algumas palavras que rimam com ESPANTALHO.
Recursos necessários:
Papel craft,cola;
Revistas com gravuras e palavras.
Sugestão de palavras:
Agasalho
Alho
Trabalho
Retalho
Galho
Orvalho
Outras...
Fazendo arte:
Os alunos deverão explorar as palavras tendo como chave principal "Espantalho".
Fazer rimas somando a  chave principal com as demais palavras.
Montar um mural com as gravuras e rimas correspondentes.
A bricolagem é  feita com palavras recortadas de revistas,mais gravuras ou desenhos à gosto.
Terceira atividade: Hora da história
Professor: A história pode ser contada por você.
Lida pelos alunos, se forem alfabetizados. ( ultrapasse os objetivos de uma leitura limitada à localização e cópia de informações do texto, aproximando-se de uma prática de leiturização)
Reproduzida para um estudo e produção de texto.
Também poderão confeccionar espantalhos.
E demais práticas que julgar interessantes, tendo como base o tema espantalho.

Zequinha, o espantalho fujão
Gerusa Rodrigues Pinto

Numa distante fazenda, morava Dona Cota e sua netinha Mariazinha.
Lá havia muitas plantações, mas os passarinhos não davam sossego a ninguém.
Quando os lavradores semeavam os grãos, logo depois, os passarinhos estragavam todo o trabalho, revolvendo a terra e comendo todas as sementes.
Por isso, Dona Cota resolveu fazer um espantalho com a ajuda de Mariazinha.
Elas utilizaram bastante palha de milho, que foi colocada dentro de uma roupa velha, formando o corpo do espantalho.
Depois, pregaram botões no lugar dos olhos e, para terminar, Mariazinha colocou na cabeça do esp0antalho um chapéu de palha.
Até que ficou bem bonitinho.
Elas lhe deram o nome de Zequinha.
O espantalho foi colocado no meio de uma plantação que havia na fazenda.
Lá ficava ele, com os braços abertos debaixo de sol ou de chuva espantando os passarinhos.
Mas, Zequinha já estava cansado de ficar ali, dias e dias sem fazer nada, só tomando conta da plantação.
Um dia, Mariazinha estava colhendo algumas espigas de milho para a vovó Cota, quando passou perto do espantalho.
Nisto, ela ouviu um suspiro e, logo depois, uma voz muito fininha que dizia:
- Ai... Ai... Como estou triste!...
A minha vida é tão sem graça...
Mariazinha levou um susto tão grande, que sentiu um arrepio dos pés a cabeça.
Olhando para todos os lados e não vendo pessoa alguma, gritou apavorada:
- Quem está aí? Não estou vendo ninguém!
Mariazinha ficou mais apavorada ainda, quando viu que era o espantalho que lhe falara.
O espantalho repetiu:
- Como estou triste! A minha vida é tão sem graça...
A menina perguntou:
- Por que você está triste Zequinha?
- Eu estou triste, porque vivo aqui, preso nesta plantação e não posso ir onde eu quero. Já estou cansado de ser espantalho. Quero ser como você. Andar por aí observando todos as coisas belas que existem no mundo e conhecer outros lugares.
Mariazinha ficou com muita pena de Zequinha e resolveu ajuda-lo.
Ela propôs a Zequinha:
- Olhe, eu tenho uma ideia genial!
Quando a noite chegar, eu virei aqui para soltá-lo, para que você possa, então, ir onde quiser.
Assim, quando a noite chegou, Mariazinha foi até a plantação e soltou o espantalho Zequinha, que saiu saltitando todo feliz com a liberdade que conquistara.
Os lavradores é que não entenderam o que aconteceu.
Depois que o espantalho Zequinha fugiu, os passarinhos sumiram dali.
Eles não sabem que agora, Zequinha vive pelos campos, espantando todos os passarinhos que encontra nas plantações.




Atividade dos alunos
Utilizando papel e tecido


Bibliografia das dinâmicas: 
Recomendo este maravilhoso livro didático:

Caminhos da literatura infantil e juvenil
Dinâmicas e vivências na ação pedagógica
Joana Cavalcanti
Editora Paulus


Obras de arte - Possibilidades de criação

Vejam aqui  aulas  e técnicas artísticas:
Estudo das obras de Portinari sobre o tema Espantalhos.
 

Objetivos:
 Escolher uma obra do artista, cujo tema é “Espantalho”, fazer a leitura formal e interpretativa.
 Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.

(...)Portinari se alegrava muito quando montavam circo em Brodósqui.
A cidade toda ficava alegre e movimentada.
A banda de música era outra atração, pois tocava nas festas e no coreto da praça nos finais de semana.
Seu pai, o sr. Batista era um dos músicos.

Como todas as crianças, Cândinho, como era chamado, sentia alguns medos.
Nas plantações via muitos espantalhos e, à noite, tinha pesadelos.
Mais tarde fez várias obras mostrando espantalhos.(...)

Estas são as atividades do link :
- Atividade 01 – “Espantalho no CD” – Pintura, recorte e colagem.
- Atividade 02 – “Espantalhos sobrepostos” – Pintura de canetinhas com régua
- Atividade 03 – “Espantalho na janela” – Recorte e colagem com EVA
- Atividade 04 – “Espantalho com Papel Mache” – Modelagem e Pintura
- Atividade 05 – “Espantalho na noite” – Pintura, Recorte e Colagem


Portinari
Quarta atividade:
Os textos rimados e declamados com a entonação própria criam uma melodia suave que encanta o público infantil, possibilitando  diferentes estratégias de leitura,gerando avanços na construção do crescimento.
Vejam  os poemas de Marciano Vasques:
  
Espantalhos

Ao abrir este livro de poesias o pequeno leitor encontrará a beleza do beijo da brisa deslizando em suas páginas, um doce no jardim de estrelas e, principalmente, o prazer da leitura que está com os braços abertos, como o eterno espantalho dos verdes anos da nossa infância.
As visões de espantalhos que encantam a infância e os momentos de delicadeza, aqui, são oferecidos às crianças com a arte da poesia de Marciano Vasques e com a arte de dez artistas que magistralmente ilustraram essa obra.

Indispensável ferramenta para os educadores com alma poética.

Professor,você tem alma poética?
Não?
Então procure com lanternas especiais...
Peça socorro aos vaga-lumes!
By krika

Assunto: a figuração do espantalho desenvolvida em versos.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Identidade e Autonomia, Língua
Portuguesa e Literatura, Arte, Estudos Sociais e Sociologia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: ética, cidadania, pluralidade cultural e meio ambiente.
Propostas: desenvolvimento de atividades para o aperfeiçoamento dos cinco sentidos;
pesquisa sobre os sentidos dos animais, identificando em cada espécie qual se sobressai.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
 Obs: O anoitecer do espantalho sugeri um estudo sobre vaga-lumes

Imagem de Nireuda Longobardi
para  a poesia acima

Obs: A lua,o sapo e o espantalho sugeri um estudo sobre sapos

Curiosidade :
Encontrei este site com vários poemas de espantalhos.
È a ciranda dos espantalhos:
Agora é festa!!!!
Vamos espantar os males e entrar nesta dança
Ciranda Espantalho, com Jorge Linhaça puxando os poetas para brincar com seus versos nesta deliciosa e divertida ciranda.









Link para essa postagem


8 comentários:

  1. Bom dia querida Krika...com este conteúdo fantástico...até os espantalhos que a princípio tem a finalidade de "espantar"...atrairão...encantarão...tudo lindo...bjs Neusinha...
    ET...deixarei o link no facebook do Marciano Vasquez...sei que vai adorar...

    ResponderExcluir
  2. Seus trabalhos são maravilhosos! Continue nos ajudando nesta jornada de educador.

    ResponderExcluir
  3. E tão gratificante receber um recadinho assim,obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Krika,
    Maravilhoso seu trabalho, estou encantada com tanta criatividade, parabéns....

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Como trabalhar matemática com esta sequencia, na pre-escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, eu coloco sugestões que encontro na net.Sugiro que participe do grupo, no face, e faça sua pergunta. Grupo Linguagem e Afins

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios