BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, abril 24, 2012

Trabalho>Sugestões>Aulas> 24/04/12



Conhecendo algumas Profissões e seus dias comemorativos!

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas a importância das profissões para o bem estar da vida em sociedade.
Além disso, serão destacadas algumas profissões, que costumam, de forma geral, não ser valorizadas pelas pessoas, mas que deveriam ser devido a sua importância para a sociedade, como a do pescador, por exemplo.
Vejam aula completa aqui:
 
 
O que serei quando crescer?: conhecendo as profissões

Autor: Núbia Silvia Guimaraes Paiva
  O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender as diferentes atividades que os adultos desenvolvem;
• Inteirar-se da profissão dos pais;
• Conhecer outras profissões;
• Perceber as funções de algumas profissões na sociedade;
Duração das atividades
4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O Professor precisa conhecer as profissões dos pais das crianças antes de realizar essa aula a fim de auxiliar as crianças no começo do trabalho.
Estratégias e recursos da aula
Objetivos da aula: despertar o interesse e a curiosidade das crianças para as diferentes profissões existentes na sociedade.
Primeiro Momento:
Com o objetivo de iniciar o tema, o professor leva para a sala de aula a poesia
“O QUE É QUE EU VOU SER?” de Pedro Bandeira.

O QUE É QUE EU VOU SER?

Bete quer ser Bailarina
Zé quer ser aviador
Carlos vai plantar batatas
Juca quer ser um ator
Camila gosta de música
Patrícia quer desenhar
Uma vai pegando o lápis
E a outra põe-se a cantar.
Mas eu não sei se vou ser
Poeta, doutora ou atriz
Hoje eu só sei de uma coisa:
Quero ser muito FELIZ!

A forma de explorar a poesia deve ser bem lúdica, com uma leitura pausada levando as crianças a ouvirem com atenção.
 Pode-se deixar um pedaço de papel Kraft ou sulfitão já colado no quadro ou em uma parede da sala para ir colando aos poucos as estrofes da poesia.
Porém, depois da leitura e antes de colar as partes da poesia para formar o cartaz, deixe que as crianças ilustrem cada estrofe. A ilustração pode ser feita por meio de desenho com canetinhas e em duplas.
Depois que todos terminarem monte o cartaz que ficará completo com a escrita e a ilustração feita pelas crianças.
 Afixe o cartaz na sala para apreciação da turma.
Segundo Momento:
Com o objetivo de que cada criança fale sobre a profissão de seus pais, em outra aula, coloque as crianças em roda e faça a brincadeira da Batata Quente.
A criança que “queimar” conta para o grupo em que ou onde seu pai e sua mãe trabalham.
Nesse momento nem todas as crianças se lembrarão do trabalho dos pais, por isso você professor, poderá ajudar completando a fala da criança.
Terceiro Momento:
Converse sobre a importância de cada profissão para a vida em sociedade e retome a poesia da primeira aula.
Peça que as crianças imaginem que já cresceram e que precisam escolher uma profissão.
Dê uma atividade de registro em que as crianças irão tentar fazer a escrita da profissão desejada e depois o desenho.
Com o objetivo de levar as crianças a avançarem em sua compreensão sobre a escrita, enquanto as crianças vão fazendo a escrita e o desenho, o professor pode ir passando de carteira em carteira fazendo a reescrita da palavra, assim a criança irá comparar a sua escrita com a escrita convencional e irá avançar em sua compreensão acerca da escrita.
Quarto Momento:
Envie para casa uma atividade em que cada criança deverá pesquisar sobre a profissão escolhida, trazendo as características e funções, bem como uma gravura ilustrativa.
Quinto Momento:
No retorno da atividade socialize em roda com as crianças a profissão escolhida por cada um e oportunize as falas sobre as profissões que apareceram.
Avaliação
Professor/a observe o que aparece nas falas das crianças com relação às profissões.
As crianças ampliaram seu conhecimento de mundo.
Quais são as profissões que mais aparecem na turma?
As crianças demonstraram interesse pelas atividades?




O trabalho de cada um: as diversas profissões


O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Conhecer as várias profissões, suas áreas de atuações e a importância para a sociedade;
■ Representar por meio de desenhos algumas profissões;
■ Realizar entrevistas sobre o tema;
■ Comparar algumas profissões do passado com as atuais.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e escrita.
Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade:
Professor, organize a turma em roda de conversa e proponha algumas brincadeiras sobre profissões.
Sugerimos:
■Assentados em roda, motive os alunos para a brincadeira.
Professor diga: "Estou pensando em alguém que faz pão".
 Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão.
Quando alguém acertar, deverá escrever na lousa o nome da profissão.
O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.
Sugestões: conserta sapatos, faz comida...
Professor, com os alunos organizados em uma roda, leia e cante a letra da música sugerida abaixo.
Combine com a turma que no momento de falar o nome de uma profissão, os alunos deverão fazer mímicas.
Você poderá filmar esse momento e assistir com a turma.

Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O médico faz assim
O médico faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(motorista/dentista/etc.)
Thelma Cham – CD Corpo de Voz
2ª atividade:
Professor, disponibilize uma cópia do poema abaixo para cada aluno e peça para fazer a leitura.

TEATRO DAS PROFISSÕES
Eu sou um serralheiro,
Trabalho o dia inteiro,
Gosto muito do que faço,
Trabalho com solda e aço...
Eu sou um bombeiro,
Tenho ambulância e carros pipas,
E sempre chego primeiro,
Combatendo o fogo e salvando vidas...
Eu sou um engenheiro,
E construo a cidades,
Projeto prédios inteiros,
Escolas, casas e maternidades...
Eu sou a médica,
Cuido dos doentes e machucados,
Dou remédios na dose certa,
Para que todos fiquem curados...
Eu sou a costureira,
Trabalho com linha e panos de algodão,
Faço roupa nova e faceira,
Mas também remendo furos, e prego botão...
Eu sou o marceneiro,
Faço moveis de todos os lugares,
Cozinha, sala, quarto e banheiro
Preenchendo todos os lares...
Eu sou o motorista,
E levo coisas que você ainda não viu,
No caminhão carga, no ônibus o turista,
Viajando pelas estradas do Brasil...
Eu sou a dentista,
E cuido bem do seu sorriso,
Cárie não aparece na minha vista,
Pois para tirá-la, faço o que for preciso...
Eu sou o eletricista,
Trabalho com eletricidade,
Levo luz para que precisa,
Em qualquer lugar da cidade...
Eu sou a enfermeira,
E cuido dos dodóis dos doentes,
E dou vacinas certeiras,
Nos bumbuns de todas as gentes...
Eu sou o policial,
E patrulho todas as ruas,
Dia e noite, para mim é normal,
Para garantir a segurança sua...
Eu sou a professora,
Ensino matemática e ABC,
Para que tenhas uma vida promissora,
E assim, inteligente crescer...

Em seguida, converse com os alunos sobre as profissões retratadas no poema.
■ Vocês conhecem todas as profissões que estão no poema?
■ Alguém na família de vocês tem alguma profissão do poema? Quem? Qual profissão?
■ Com qual profissão cada um de vocês se identifica?
■ Quem já pensou na profissão que vai ter no futuro?
Bombeiro, dentista, criador de abelhas, artista de circo, desenhista de história, médico...
Qual profissão vocês gostariam de ter?
Professor, nesse momento, disponibilize folhas de papel branco e peça aos alunos que se imaginem exercendo a profissão pensada por eles.
Depois, monte um varal na sala de aula com os desenhos da turma.
3ª atividade:
Professor, é importante que os alunos entendam que o trabalho faz parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos.
Por meio do trabalho, os primeiros grupos humanos já transformavam elementos da natureza em alimentos, ferramentas, roupas, utensílios e moradias.
Ao longo da história, muita coisa mudou e continua mudando no mundo do trabalho e das atividades humanas.
Leve os alunos para o Laboratório de Multimídia da escola para começar a refletir sobre isso. Providencie diversas imagens de algumas profissões antigas e atuais.
Você poderá utilizar os sítios:



Ao finalizar este momento peça que os alunos digam sua/s opinião/ões sobre o que viram e/ou sentiram.
Caso a escola não tenha esse espaço, leve para a sala de aula recortes de revistas e ou jornais contendo essas imagens. Exemplo:




BATENDO PAPO

■ Qual a data da primeira imagem? - Meados 1914
■ E da segunda imagem? - Atual
■ Que trabalho está sendo feito na primeira?
■ O que está acontecendo na segunda?
■ Quais diferenças vocês observam entre as duas imagens?
■ Por que na segunda imagem não aparecem pessoas?
■ As máquinas mudaram a vida das pessoas e modo de trabalhar? De que maneira isso ocorreu? Dê alguns exemplos.
4ª Atividade:
Explique para as crianças que além da família, dos professores, dos funcionários da escola e dos amigos e conhecidos, muitas outras pessoas participam de nossa vida por meio de seu trabalho.
O trabalho é fundamental para a continuidade da vida e da sociedade.





 
 

ATIVIDADES DE REGISTRO

1 - Analisando as profissões que você observou, responda:
A) De que forma cada um desses profissionais participa de sua vida?
B) Você conhece alguém que trabalha em alguma dessas profissões? Quem?
C) Quais desses profissionais você costuma ver na rua onde você mora ou na vizinhança?
Professor, lembre aos alunos que é preciso respeitar o trabalho de todos os profissionais.
Comente também que muitas pessoas não trabalham porque não conseguem emprego.
O desemprego é um grave problema social tanto no Brasil como em outros países.
Aproveite a oportunidade para ouvir as hipóteses dos alunos sobre as afirmações feitas por você.
2 – Imagine que você é um dos profissionais que aparecem nas imagens.
Descreva no caderno um dia de trabalho em sua profissão.
Professor, se preferir, peça para os alunos descreverem um dia de trabalho em sua própria profissão que é de estudante.
Você também poderá pedir que os alunos registrem as atividades que realizam em suas casa para ajudar a família.
Por exemplo, arrumar a cama, guardar os materiais escolares, colocar os sapatos em locais adequados, dentre outros.

PARA CASA
Entreviste um profissional de sua família sobre a profissão que exerce.
Você poderá gravar, ou registrar as repostas em seu caderno. Sugerimos o roteiro abaixo:
Roteiro da entrevista
■ Qual é o seu nome?
■ Qual é a sua idade?
■ Qual é o seu grau de parentesco com o entrevistador?
■ Qual é a sua profissão?
■ Há quanto tempo você trabalha nessa profissão?
■ Por que escolheu esse trabalho?
■ O que fez para ter essa profissão?
■ Do que você mais gosta no seu trabalho?
■ O que é mais difícil em seu trabalho?
■ Qual a importância do seu trabalho?
■ Como é o seu local de trabalho?
■ Necessita de algum instrumento para realizar seu trabalho? Qual?
■ Como você resolve as dificuldades do dia-a-dia?
■ Para a sua vida profissional, seria importante continuar estudando? Por quê?
■ Você faz algum outro trabalho? Qual?
■ O que você gosta de fazer nas horas de lazer?

Professor, com os dados da entrevista, converse com os alunos sobre as seguintes questões:
■ Qual atividade ou profissão é realizada por mais de três entrevistados?
■ Vocês concordam que toda profissão é importante para a sociedade? Por quê?
■ Vocês acham que estudar é importante para uma pessoa exercer uma profissão? Justifiquem.

5ª Atividade:
Enquanto uns dormem, outros trabalham...
Enquanto a Terra gira, dando origem aos dias e às noites, as pessoas dormem, trabalham, estudam, cada um cumprindo uma rotina composta de diferentes atividades.
Enquanto você dorme ou está na escola, por exemplo, inúmeras atividades acontecem.
Muitas pessoas estão trabalhando. Observe:

Menina dorme...





... Enquanto médico trabalha no turno da noite



Atividades: registre no caderno.
1 – O que cada pessoa de sua família faz quando você está na escola?

PAI
MÃE
IRMÃO

2 – Alguém de sua família trabalha à noite enquanto você dorme? Quem? Qual profissão realiza?
3 – O que acontece na cidade enquanto você dorme?

Organize a turma em duplas e solicite que os alunos comparem suas respostas com a do colega, atentando para as semelhanças e diferenças.
 Em seguida, peça para cada dupla apresentar os resultados à turma.

Recursos Complementares
 

Avaliação
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas.
Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e dificuldades da turma com relação ao entendimento das profissões.



CONHECENDO DIFERENTES PROFISSÕES

O que o aluno poderá aprender com esta aula
§ Conhecer diferentes profissões;
§ Listar as profissões;
§ Perceber a importância de todas as profissões;
§ Identificar as profissões que não existem mais;
§ Possibilitar a participação da família na escola.

Vejam tudo aqui:



Como conhecer diferentes profissões e compreender sua importância?

O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Conhecer as várias profissões, suas áreas de atuações e a importância para a sociedade;
■ Representar por meio de desenhos algumas profissões;
■ Realizar entrevistas sobre o tema;
■ Comparar algumas profissões do passado com as atuais;
■ Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

1ª atividade:
Professor, explique à turma que todos os dias o trabalho de um grande número de pessoas torna possível a vida no campo e na cidade.
As diferentes atividades realizadas pelas pessoas são necessárias ao funcionamento do comércio, dos serviços, dos transportes e de tudo mais que compõe o cotidiano.
Retome com a turma a atividade anterior, pois nesse momento os alunos deverão organizar as informações das entrevistas, para montar um quadro das profissões.

Orientações ao professor:
Montar na lousa, as principais ideias discutidas, para os alunos visualizarem na hora de preencherem o quadro.
 Resuma um quadro na lousa para agrupar informações é um procedimento que ajuda a organizar o trabalho na sala de aula.
Primeiro anote todas as profissões ou atividades citadas, sem repetir.
Depois agrupe as respostas e tire uma média para montar o quadro final.
Oriente a discussão.
 É fundamental que todas as profissões sejam valorizadas; por isso fique atento para que não haja depreciação de nenhuma das atividades citadas nas entrevistas.
Aproveite para falar sobre sua própria experiência profissional.
 Conte aos alunos algo que considere interessante.
Assim, você estará reafirmando vínculos afetivos com os alunos e enriquecendo ainda mais a atividade.
Professor, com os dados da entrevista, converse com os alunos sobre as seguintes questões:
■ Qual atividade ou profissão é realizada por mais de três entrevistados?
■ A maioria dos entrevistados trabalha quantas horas por dia?
■ Vocês concordam que toda profissão é importante para a sociedade? Por quê?
■ Vocês acham que estudar é importante para uma pessoa exercer uma profissão? Justifiquem.
■ Há muitos desempregados entre os entrevistados?

Monte um quadro na lousa para organizar as informações.
Cada aluno conta o que obteve na entrevista e você anota no quadro.
Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Acervo da autora


QUADRO

Aula completa aqui:






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios