BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
10 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!

domingo, junho 30, 2019

Trovas,diga um verso bem bonito>Relembrando cantigas >Quadrinhas>>30/06/2019


Maria J.Nobrega e Rosane Pamplona

Essas pequenas quadras nos fazem lembrar que a poesia não é privilégio de eruditos - ela pode ser simples, muito singela, e ainda assim oferecer espaço para que as pessoas possam expressar seus sentimentos e suas percepções de mundo.
Os temas que encontramos nas trovas são muitas vezes universais, frequentes não somente nessa poesia oral e simples, mas também na poesia mais sofisticada.
É de uma forma muito leve, porém com uma sinceridade evidente, que as trovas falam de coisas complicadas e doloridas, tais como o amor, casamento, saudade, ciúme, tristeza, perda.
Às vezes cômicos, às vezes líricos, às vezes comoventes, esses versos nos proporcionam reações as mais diversas, pois suas imagens singelas fazem rir, encantam e surpreendem.
As chamadas "trovinhas" ou "quadrinhas" quase sempre são escritas em redondilha maior, o tipo de versificação mais comum na poesia e no cancioneiro popular.
Talvez essa característica seja mais uma razão para explicar por que esses versos são tão saborosos - não apenas por suas imagens leves e deliciosamente ingênuas, mas também pela fluência de seu ritmo, um ritmo que reconhecemos das canções da nossa infância.

Propostas de atividades
A cada semana, fazemos a leitura de pequenos trechos do livro Diga um verso bem bonito, de Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona. Durante essa atividade as crianças são convidadas a conhecer uma nova estrutura textual a partir das trovas e estimuladas a perceber as rimas  os versos.
Iniciamos a atividade com a cantiga “Ciranda cirandinha” e a leitura compartilhada das trovas começa quando, no final da cantiga, uma criança é chamada ao centro da roda com o desafio  “(..) diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora”. Nessa brincadeira, é possível repertoriar as crianças com novas trovas, presentes no livro. Ao final da leitura de cada trecho, a turma elege a trova favorita que é escrita em papel canson, ilustrada pelos alunos e colada na parede da sala.
Além disso, o trabalho é enriquecido pelo registro das trovas/brincadeiras que sabem de memória no caderno de atividades de Língua Portuguesa. Fonte
Sequência didática




Atividade com quadrinhas
Aula/vamos brincar de recitar quadrinhas?

Sugestão
As quadrinhas, também conhecidas como trovas, são composições poéticas muito populares na tradição oral. Cada quadrinha é composta por quatro versos, geralmente de sete sílabas.
     Nesta semana, os alunos foram incentivados a produzir quadrinhas de forma livre, sem se preocuparem com o número de sílabas em cada verso. A única regra era rimar o 1º verso com o 3º e o 2º verso com o 4º.
     Vamos às melhores composições, separadas por turma:  AQUI


QUADRINHAS

O que são?

Também conhecidas como poesias populares, as quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo. Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por possuir rimas muitas vezes imperfeitas e escrita muitas vezes incorretas. Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de cunho popular. As rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos.

São usadas para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios.
Exemplos de Quadrinhas Populares: AQUI
Aulas
Recital de quadrinhas e estudo do gênero


Leitura e escrita de quadrinhas
Aprendendo a ler e escrever com quadrinhas

+  AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios