Projeto Linguagem e Afins, apresenta:
PROJETO RECICRIAR
INTRODUÇÃO:
“A Educação Ambiental anda de "braços dados" com a Educação Artística pelo fato de podermos utilizar o recurso da reciclagem ao desenvolvermos trabalhos artísticos com sucata, salientando que utilizando a sucata estaremos poupando os recursos naturais).”
“Quando se fala em "meio ambiente" as pessoas pensam em florestas, longe do ambiente em que vivem.
Como mudar esta visão e mostrar que educação ambiental é educar para melhorar o ambiente em que se vive?
Como trabalhar com o aluno, que tem educação ambiental, mas que, ao sair da escola, não vê o mesmo tratamento do ambiente. (exemplo: falar de coleta seletiva, mas seu bairro não faz coleta). Geralmente educação ambiental é voltada às crianças. Mas como educar os adultos?
Precisamos entender que meio ambiente não é algo fora de nós, ou simplesmente uma paisagem natural, com rios límpidos e florestas verdejantes.
Interdisciplinaridade:
Por exemplo:
Vendo uma escada de pedras e madeira:
De onde vêm aquelas pedras, e aquela madeira? Quem as transformou? Aí entra o pedreiro e o marceneiro - profissões. E quantos degraus têm essa escada? Quantas pedras têm nessa escada, que podemos contar? Aí entra matemática. E assim como a escada serviu como estrutura educadora, assim também temos inúmeros outros espaços que podem ser explorados incluindo sempre o enfoque ambiental. E outra coisa importante a salientar é que o professor não precisa ser biólogo, cientista, agrônomo, ele não precisa saber tudo sobre meio ambiente, pois vai aprender junto com seus alunos. Um professor curioso e interessado também é fundamental para todo processo de aprendizagem. E é desta forma, educando diferente, inclusive conversando sobre as contrariedades que vivenciamos como a questão da separação do lixo e da falta da coleta seletiva que você abordou. É importante saber primeiro o que eu posso fazer para melhorar o meu relacionamento com o meio ambiente, pois esta mudança deve ser espontânea, e não deve ocorrer pela crítica ou pelo dedo apontado aos outros que ainda não se sensibilizaram para a importância de cuidar do meio ambiente. É desta forma que os educadores podem oferecer para as crianças uma nova visão de mundo, lembrando que para nós adultos, é bem mais difícil, porque temos que primeiro desaprender tudo o que aprendemos, para reaprender a ler o mundo de forma interdisciplinar. Só então perceberemos que tudo está relacionado entre si, e que dependemos uns dos outros para viver.”
Professora Berenice Gehlen Adams
PROJETO RECICRIAR
INTRODUÇÃO:
“A Educação Ambiental anda de "braços dados" com a Educação Artística pelo fato de podermos utilizar o recurso da reciclagem ao desenvolvermos trabalhos artísticos com sucata, salientando que utilizando a sucata estaremos poupando os recursos naturais).”
“Quando se fala em "meio ambiente" as pessoas pensam em florestas, longe do ambiente em que vivem.
Como mudar esta visão e mostrar que educação ambiental é educar para melhorar o ambiente em que se vive?
Como trabalhar com o aluno, que tem educação ambiental, mas que, ao sair da escola, não vê o mesmo tratamento do ambiente. (exemplo: falar de coleta seletiva, mas seu bairro não faz coleta). Geralmente educação ambiental é voltada às crianças. Mas como educar os adultos?
Precisamos entender que meio ambiente não é algo fora de nós, ou simplesmente uma paisagem natural, com rios límpidos e florestas verdejantes.
Interdisciplinaridade:
Por exemplo:
Vendo uma escada de pedras e madeira:
De onde vêm aquelas pedras, e aquela madeira? Quem as transformou? Aí entra o pedreiro e o marceneiro - profissões. E quantos degraus têm essa escada? Quantas pedras têm nessa escada, que podemos contar? Aí entra matemática. E assim como a escada serviu como estrutura educadora, assim também temos inúmeros outros espaços que podem ser explorados incluindo sempre o enfoque ambiental. E outra coisa importante a salientar é que o professor não precisa ser biólogo, cientista, agrônomo, ele não precisa saber tudo sobre meio ambiente, pois vai aprender junto com seus alunos. Um professor curioso e interessado também é fundamental para todo processo de aprendizagem. E é desta forma, educando diferente, inclusive conversando sobre as contrariedades que vivenciamos como a questão da separação do lixo e da falta da coleta seletiva que você abordou. É importante saber primeiro o que eu posso fazer para melhorar o meu relacionamento com o meio ambiente, pois esta mudança deve ser espontânea, e não deve ocorrer pela crítica ou pelo dedo apontado aos outros que ainda não se sensibilizaram para a importância de cuidar do meio ambiente. É desta forma que os educadores podem oferecer para as crianças uma nova visão de mundo, lembrando que para nós adultos, é bem mais difícil, porque temos que primeiro desaprender tudo o que aprendemos, para reaprender a ler o mundo de forma interdisciplinar. Só então perceberemos que tudo está relacionado entre si, e que dependemos uns dos outros para viver.”
Professora Berenice Gehlen Adams
Considerações:
Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados, são chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações e que podem novamente ser usados pelo homem, são chamados de MATERIAIS RECICLÁVEIS!!!
Por exemplo: aquela famosa poltrona feita de garrafas do tipo PET é um reaproveitamento. Por outro lado a transformação química e física da garrafa PET em fibras de poliéster para a fabricação de tecido para roupas é um processo de reciclagem.
Justificativa:
A idéia do artesanato através do reaproveitamento de sucatas surgiu através da pergunta básica:
O que eu estou fazendo para o planeta?
Somei a literatura com as artes e as adequei as necessidades para dinamizar as aulas de Linguagem com os alunos do Tempo Integral.
De todas as opções ditas terminais em relação ao tratamento do lixo, a reciclagem é considerada a mais adequada, por razões ecológicas e também econômicas: diminui os acúmulos de detritos na natureza e a reutilização dos materiais poupa, em certa medida, os recursos naturais não renováveis.
A reciclagem é uma forma de reintroduzir o lixo no processo industrial, retirando assim do "fluxo terminal" os resíduos cujos destinos seriam os aterros, a incineração ou a compostagem. Ao consumir os produtos com eles elaborados, estamos "consumindo o lixo" e, dessa forma, contribuindo para diminuir a demanda de recursos naturais que pressionam os ecossistemas.
Adotar a reciclagem significa ainda assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível. Como proposta de educação ambiental, a reciclagem ensina a população a não desperdiçar, a ver o lixo como algo que pode ser útil e não como uma ameaça.
Cidadania e reciclagem:
A ideia que o lixo pode ser jogado no rio, nas ruas ou em qualquer lugar público ou abandonado deve ser banida. Precisamos apontar um caminho para contagiar a sociedade como um todo, no sentido de darmos um destino adequado ao lixo que produzimos: Nesta caminhada, descobrimos que a melhor maneira de sensibilizar as pessoas é associando a coleta seletiva e a reciclagem ao exercício de cidadania.
A desconstrução da cultura de que lixo não presta, é coisa suja, se dá a partir da descoberta da população de que aquilo que eles pensavam que não prestava, serve para alguém, vai ser transformado em algo que vai ajudar alguém. É puro exercício de ecocidadania.
Artes, Reciclagem ,Reaproveitamento e Afins:
Nesse propósito o presente projeto, que faz parte integrante do Projeto Linguagem e Afins, destina-se a trabalhar com os alunos do Tempo Integral da Escola Estadual Coronel Casimiro Osório, através da “Oficina Recicriar””, que será norteada primeiramente, pelas noções básicas já adquiridas pelos alunos sobre o tema, agregando aos valores e virtudes, previamente discutidos no projeto “Linguagem e Afins”.
A partir daí, daremos início as novas aprendizagens, envolvendo
artesanato e linguagens( artes,literatura, leitura, produção de textos)tendo como material principal objetos descartados.
A idéia do artesanato através do reaproveitamento de sucatas surgiu através da pergunta básica:
O que eu estou fazendo para o planeta?
Somei a literatura com as artes e as adequei as necessidades para dinamizar as aulas de Linguagem com os alunos do Tempo Integral.
De todas as opções ditas terminais em relação ao tratamento do lixo, a reciclagem é considerada a mais adequada, por razões ecológicas e também econômicas: diminui os acúmulos de detritos na natureza e a reutilização dos materiais poupa, em certa medida, os recursos naturais não renováveis.
A reciclagem é uma forma de reintroduzir o lixo no processo industrial, retirando assim do "fluxo terminal" os resíduos cujos destinos seriam os aterros, a incineração ou a compostagem. Ao consumir os produtos com eles elaborados, estamos "consumindo o lixo" e, dessa forma, contribuindo para diminuir a demanda de recursos naturais que pressionam os ecossistemas.
Adotar a reciclagem significa ainda assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível. Como proposta de educação ambiental, a reciclagem ensina a população a não desperdiçar, a ver o lixo como algo que pode ser útil e não como uma ameaça.
Cidadania e reciclagem:
A ideia que o lixo pode ser jogado no rio, nas ruas ou em qualquer lugar público ou abandonado deve ser banida. Precisamos apontar um caminho para contagiar a sociedade como um todo, no sentido de darmos um destino adequado ao lixo que produzimos: Nesta caminhada, descobrimos que a melhor maneira de sensibilizar as pessoas é associando a coleta seletiva e a reciclagem ao exercício de cidadania.
A desconstrução da cultura de que lixo não presta, é coisa suja, se dá a partir da descoberta da população de que aquilo que eles pensavam que não prestava, serve para alguém, vai ser transformado em algo que vai ajudar alguém. É puro exercício de ecocidadania.
Artes, Reciclagem ,Reaproveitamento e Afins:
Nesse propósito o presente projeto, que faz parte integrante do Projeto Linguagem e Afins, destina-se a trabalhar com os alunos do Tempo Integral da Escola Estadual Coronel Casimiro Osório, através da “Oficina Recicriar””, que será norteada primeiramente, pelas noções básicas já adquiridas pelos alunos sobre o tema, agregando aos valores e virtudes, previamente discutidos no projeto “Linguagem e Afins”.
A partir daí, daremos início as novas aprendizagens, envolvendo
artesanato e linguagens( artes,literatura, leitura, produção de textos)tendo como material principal objetos descartados.
Objetivo geral:
Utilizar a técnica de reciclagem artesanal como alicerce pedagógico, possibilitando ao educando uma experiência de cidadania concreta, colocando-o em relação com o mundo do trabalho concebido como uma possibilidade de interação com o mundo para transformá-lo.
Utilizar a técnica de reciclagem artesanal como alicerce pedagógico, possibilitando ao educando uma experiência de cidadania concreta, colocando-o em relação com o mundo do trabalho concebido como uma possibilidade de interação com o mundo para transformá-lo.
Objetivos específicos:
Possibilitar através de experiências concretas e reflexivas no que diz respeito à lógica da vida profissional na realidade na qual o educando está inserido;
Mostrar oportunidades de construir sua vida através da profissão de artesão;
Despertar a consciência ecológica;
Incutir valores pertinentes em relação ao lixo jogado fora;
Desenvolver atitudes e hábitos corretos ao descartar lixos;
Reconhecer a importância destas atitudes, mostrando as consequências da natureza (tempestades, catástrofes, alagamentos,etc)
Estimular a criatividade para efeito de autoestima;
Utilizar estratégias lúdicas, fazendo a ponte necessária com a infância perdida pelo adolescente, tendo como alvo a literatura, inclusive.
Ações desenvolvidas:
Conversações sobre assuntos relevantes vivenciados na rotina do andamento da oficina.
Abordagem dos gêneros literários da Língua Portuguesa, (textos instrucionais, informativos, crônicas, curiosidades, etc)
Educação Ambiental (compreensão da importância do ato de reciclar para a melhoria das condições do meio ambiente quanto ao uso indiscriminado dos recursos naturais e a produção de lixo urbano): atividades de sensibilização utilizando papel e outras técnicas artísticas, que utilizem sucata: caixas, jornais, revistas, vidros, papéis,sacolas, etc., combinadas com recorte, colagem, montagens, painéis, desenho, pintura...
Reciclagem em geral: apresentação e estudo de materiais recicláveis e não recicláveis; separação do lixo (como e por quê); desenvolver o conceito geral de reciclagem como forma de desenvolver e aplicar a criatividade: "Criar é formar, relacionando as coisas e apresentando-lhes uma forma nova. Criar adquire um caráter de transformação, onde o homem, ao transformar o mundo, também se transforma e, percebendo-se nessas mudanças, cresce, esclarecendo coisas dentro de si". "Recriar é uma forma criativa de tornar o velho, novo."
A reconstrução da autoestima construindo uma nova identidade vivenciando a transformação de materiais e a transformação de conceitos e pré-conceitos reciclando suas vidas adquirindo uma consciência ecológica.
Recursos materiais:
Materiais descartados que iriam para lixeiras; Contribuição da comunidade ; Materiais escolares de apoio: colas, tintas e artigos de decoração.
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todo o processo, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos necessários, e mudanças de atitudes para atingir a meta da conscientização ambiental. Além de perceber novos estímulos artísticos, autoestima, criatividade, participação,colaboração e compreensão de que o planeta precisa de ajuda para o nosso próprio bem.Bibliografia:
Retirado do site: http://www.apoema.com.br
Professora Berenice Gehlen Adams
Pesquisas em diversos sites e blog de artesanato;
Revistas variadas de artesanato.
DEDICATÓRIA
Possibilitar através de experiências concretas e reflexivas no que diz respeito à lógica da vida profissional na realidade na qual o educando está inserido;
Mostrar oportunidades de construir sua vida através da profissão de artesão;
Despertar a consciência ecológica;
Incutir valores pertinentes em relação ao lixo jogado fora;
Desenvolver atitudes e hábitos corretos ao descartar lixos;
Reconhecer a importância destas atitudes, mostrando as consequências da natureza (tempestades, catástrofes, alagamentos,etc)
Estimular a criatividade para efeito de autoestima;
Utilizar estratégias lúdicas, fazendo a ponte necessária com a infância perdida pelo adolescente, tendo como alvo a literatura, inclusive.
Ações desenvolvidas:
Conversações sobre assuntos relevantes vivenciados na rotina do andamento da oficina.
Abordagem dos gêneros literários da Língua Portuguesa, (textos instrucionais, informativos, crônicas, curiosidades, etc)
Educação Ambiental (compreensão da importância do ato de reciclar para a melhoria das condições do meio ambiente quanto ao uso indiscriminado dos recursos naturais e a produção de lixo urbano): atividades de sensibilização utilizando papel e outras técnicas artísticas, que utilizem sucata: caixas, jornais, revistas, vidros, papéis,sacolas, etc., combinadas com recorte, colagem, montagens, painéis, desenho, pintura...
Reciclagem em geral: apresentação e estudo de materiais recicláveis e não recicláveis; separação do lixo (como e por quê); desenvolver o conceito geral de reciclagem como forma de desenvolver e aplicar a criatividade: "Criar é formar, relacionando as coisas e apresentando-lhes uma forma nova. Criar adquire um caráter de transformação, onde o homem, ao transformar o mundo, também se transforma e, percebendo-se nessas mudanças, cresce, esclarecendo coisas dentro de si". "Recriar é uma forma criativa de tornar o velho, novo."
A reconstrução da autoestima construindo uma nova identidade vivenciando a transformação de materiais e a transformação de conceitos e pré-conceitos reciclando suas vidas adquirindo uma consciência ecológica.
Recursos materiais:
Materiais descartados que iriam para lixeiras; Contribuição da comunidade ; Materiais escolares de apoio: colas, tintas e artigos de decoração.
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todo o processo, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos necessários, e mudanças de atitudes para atingir a meta da conscientização ambiental. Além de perceber novos estímulos artísticos, autoestima, criatividade, participação,colaboração e compreensão de que o planeta precisa de ajuda para o nosso próprio bem.Bibliografia:
Retirado do site: http://www.apoema.com.br
Professora Berenice Gehlen Adams
Pesquisas em diversos sites e blog de artesanato;
Revistas variadas de artesanato.
DEDICATÓRIA
Através de seu trabalho voluntário, esta amiga da escola demonstra boa vontade absoluta, sem nada pedir em troca.
Convivendo com ela, percebi que podemos transformar uma latinha de massa de tomate em uma grande obra artesanal.
O material essencial que ela usa se chama dedicação incondicional. As técnicas artísticas vêm em segundo plano.
Não há bem maior do que cumprir atividades, divertindo-se.
Esta amiga disponível, também age de forma pedagógica e diz que está aprendendo conosco.
Imagina! Nós é que aprendemos com ela.
Desde as ideias básicas, como criar algo artesanal, partindo do material existente até sujar as mãos com tintas, colas e massa corrida, ela está sempre presente.
Minha maior admiração a ela constatou-se nos dias que antecederam a nossa primeira exposição, na biblioteca da escola.
Estava tão entusiasmada que seus olhos brilhavam. Não bastando, elogiava os feitos dos alunos, justificando com detalhes e citando os nomes de nossos “artistas”. E ainda disse: “não podemos deixar morrer estas atividades, pois descobrimos talentos e além do que, percebe-se claramente o nível da autoestima deles.”
No momento do incidente ocorrido na hora da exposição, ela não deixou de me dar apoio, afinal, passamos dias e dias planejando e num piscar de olhos, tudo foi por água a baixo.
Valeu-me o seu incentivo de não desistir e aprendi mais ainda sobre gentilezas. Ao constatar que muitas pessoas não visitaram o local ( devido ao incidente), fiquei desconsolada e ela suavemente disse –me: “ Pense que valeu a pena , não importa quantas pessoas modificamos, uma já basta para nos sentirmos realizadas.”
Lembrei-me que eu havia lido recentemente, que nós não devemos cobrar gentilezas das pessoas, bastando-nos simplesmente demonstrá-las, sem esperar o mesmo delas. Isso fez-me entender, mais uma vez, todo seu trabalho voluntário.
Pois bem, aqui está minha proposta de trabalho para os alunos do Tempo Integral, em 2010: O PROJETO RECICRIAR.
Convivendo com ela, percebi que podemos transformar uma latinha de massa de tomate em uma grande obra artesanal.
O material essencial que ela usa se chama dedicação incondicional. As técnicas artísticas vêm em segundo plano.
Não há bem maior do que cumprir atividades, divertindo-se.
Esta amiga disponível, também age de forma pedagógica e diz que está aprendendo conosco.
Imagina! Nós é que aprendemos com ela.
Desde as ideias básicas, como criar algo artesanal, partindo do material existente até sujar as mãos com tintas, colas e massa corrida, ela está sempre presente.
Minha maior admiração a ela constatou-se nos dias que antecederam a nossa primeira exposição, na biblioteca da escola.
Estava tão entusiasmada que seus olhos brilhavam. Não bastando, elogiava os feitos dos alunos, justificando com detalhes e citando os nomes de nossos “artistas”. E ainda disse: “não podemos deixar morrer estas atividades, pois descobrimos talentos e além do que, percebe-se claramente o nível da autoestima deles.”
No momento do incidente ocorrido na hora da exposição, ela não deixou de me dar apoio, afinal, passamos dias e dias planejando e num piscar de olhos, tudo foi por água a baixo.
Valeu-me o seu incentivo de não desistir e aprendi mais ainda sobre gentilezas. Ao constatar que muitas pessoas não visitaram o local ( devido ao incidente), fiquei desconsolada e ela suavemente disse –me: “ Pense que valeu a pena , não importa quantas pessoas modificamos, uma já basta para nos sentirmos realizadas.”
Lembrei-me que eu havia lido recentemente, que nós não devemos cobrar gentilezas das pessoas, bastando-nos simplesmente demonstrá-las, sem esperar o mesmo delas. Isso fez-me entender, mais uma vez, todo seu trabalho voluntário.
Pois bem, aqui está minha proposta de trabalho para os alunos do Tempo Integral, em 2010: O PROJETO RECICRIAR.
Dedicado à amiga voluntária da escola e minha amiga incondicional:
Elzi Rodrigues Veloso Silva, com meus sinceros agradecimentos.Sempre,
Maria Cristina
Maria Cristina
Link para essa postagem
muito 10 essas postagem parabensss bem explicadaaa
ResponderExcluirbjsss mil
linda a agenda é de EVA msm
ResponderExcluirso aquels apliques era alguns botoes q tinha
de plastico
sabe
bjss mil
nao apareço sempre mas sempre q poço
apareço por aqui
pois tem muito conteudo bomm
é blog de conteudo
Oi Krika. venho te oferecer o meu selo comemorativo de 50 seguidores.
ResponderExcluirÉ simples, mas foi feito com muito carinho!
Tenha um ótimo final de semana!
Beijinhos!
Olímpia ♥
muito bom o seu projeto, parabéns. acho o seu blog muito organizado. beijos. joelma couto.
ResponderExcluirobrigada flor
ResponderExcluirbjs milllll
no coração