BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, janeiro 26, 2010

Projeto Pequenas Ternuras - 26/01/10

Colegas, este projeto a seguir foi publicado no blog da Géssica,ano passado.
http://nossosprojetoseideias.blogspot.com/
Na intenção de relembrá-lo e facilitar sua pesquisa sobre o tema VALORES E VIRTUDES, ei-lo novamente:


“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”
Paulo Freire

PROJETO “PEQUENAS TERNURAS”
Vinculado ao
PROJETO “ESTÍMULO À LEITURA”


APRESENTAÇÃO:
Virtudes para todas as idades.

Respeito, honestidade, generosidade, tolerância, solidariedade, otimismo. Embora muita coisa venha mudando rapidamente, os valores éticos e universais permanecem e são fundamentais para o ser humano, em qualquer tempo ou espaço. No caso das crianças e dos adolescentes, os valores precisam ser ‘plantados’ em meio às cenas do cotidiano. É dessa forma que as pessoas aprendem a colocar em prática conceitos éticos fundamentais de convívio, como gentileza, respeito, consideração, cooperação e solidariedade.

JUSTIFICATIVA:
"Educação não é mero conhecimento, é ação. Significa a prática de valores humanos na vida diária, e não são apenas as palavras: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência. É preciso haver perfeita harmonia entre pensamento, palavra e ação. Deve haver unidade entre coração, cabeça e mãos: estes são os verdadeiros Valores Humanos."Sathya Sai Baba
A leitura é um processo contínuo de aprimoramento intelectual e de investigação da realidade e da vida. Somando isto a necessidade de resgatar valores, este projeto pretende sensibilizar os alunos através de leituras lúdicas, enfatizando nossos bons hábitos, exercitando nossa cidadania, perseverando na ética, plantando harmonia como pessoas do bem e de fé. Pretende também, ir ao encontro das“ Propostas Políticas Pedagógicas” da escola, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo, incutindo, os seus direitos e deveres como estudante, socializando-o como futuro cidadão.


DIAGNÓSTICO E SITUAÇÃO ESPERADA:
Na intenção de resgatar bons princípios, a escola se torna fator importante, e juntamente com a família, pretende incutir estes bons costumes nos seus alunos. Atualmente os pais necessitam ficar mais tempo fora no trabalho para suprirem as necessidades básicas , não sobrando muito tempo de convivência com seus filhos.
Com isto cabe a escola contribuir, trazendo a tona questões de ética, moral e bons princípios na vida escolar. Logicamente que esta base é feita pela família, mas a escola pode e deve interferir em sua prática diária, buscando atividades envolvendo valores e virtudes.
Neste panorama o resgate do mundo da fantasia, através de histórias e imaginação, reconectará os alunos para o universo infantil, levando-os ao contato de valores eternos. Para alcançá-los nada mais sugestivos que o mundo lúdico. Além da fantasia, pretende-se também sensibilizá-los de maneira informal a praticarem as lições aprendidas, fazendo-os pensar, por meio de textos curtos, fábulas, trovas, poemas, reflexões, etc. Desejando quebrar distanciamentos, que muitas vezes levam a considerar a coragem, trabalho ou tolerância , como qualidades que privilegiam poucas pessoas.
Foi esta a intenção que me guiou. Se as virtudes puderem ocupar novamente espaços familiares e escolares, talvez encontrem a oportunidade de mostrar o quanto podem participar de nossas vidas, naturalmente. Para isto basta aproximar-se delas. Do restante o conhecimento cuidará.
A preservação do patrimônio escolar é uma incógnita. Haveria formas de persuadir as pessoas que a escola é nossa? Que pertence à comunidade e que nós somos a comunidade?
Esta é apenas uma das questões que me inquietam. Baseadas nela surgiu o “Pequenas Ternuras”.
Ao final do projeto espera-se que os alunos:
Estejam dispostos a praticar as questões morais, éticas, cidadãs, com responsabilidade e consciência;
Estejam sensibilizados à preservar seus valores e respeitar o próximo;
Entendam e valorizem seu espaço escolar, conservando-o de maneira adequada.
Colaborem nesta preservação, entendendo que isso é atitude comunitária;
Tenham melhorado seu repertório literário, levando as lições para a sua vida toda;
Estimulados a fazer sempre o bem.

ABRANGÊNCIA:
Alunos do Projeto “Tempo Integral”

TEMPO ESTIMADO:
Culminância: Dois meses , ou a seu critério( ano todo).

OBJETIVOS:
Geral:
Valorizar a conduta humana através de vivências na escola dando ênfase aos valores morais, ética e cidadania.
Específicos:
Refletir a importância de assimilar bons hábitos através das virtudes;
Adotar atitudes corretas no dia-a-dia, respeitando a si e aos outros;
Valorizar o espaço escolar, preservando-o através de boas ações;
Compreender seu papel dentro da unidade escolar, atuando como aluno responsável;
Discutir as atitudes que promovem um convívio pacífico e respeitoso;
Contribuir para a formação de cidadão que possam desenvolver e compartilhar o senso de urbanidade;
Formar conhecimento de aplicação prática e que valorizem o crescimento humano;
Compreender através das histórias lúdicas a relação essencial do ser humano;
Perceber a eficácia da linguagem figurada em textos de gêneros diversos;
Propiciar uma abordagem do tema da afetividade contribuindo para uma reflexão sobre sentimentos.

AÇÕES:
Agregando valores na formação do aluno como temas que abordem ética, autocontrole, sensibilidade e a prática de atitudes nos relacionamentos com as pessoas e com a vida, selecionei as seguintes atividades literárias, que serão realizadas nas aulas de leituras, de forma prazerosa e informal, seguindo os procedimentos rotineiros do projeto “Estímulo à Leitura”, ou seja:
Leitura individual e interpretação de várias leituras;
Concurso de resenhas – livros do tema;
Promoções: Troca de folhas decoradas ou adesivos na entrega de uma resenha aprovada da história lida;
Mural das resenhas e do tema na Oficina.
Leituras:
Meu coração perguntou l e ll: O significado das virtudes: Estas leituras fazem o leitor pensar, brincando através de trovas, adivinhas e textos curtos com ilustrações.
A magia das virtudes: histórias e fábulas separadas por virtudes; Exemplo: Amizade com sua definição e leituras selecionadas sobre este tema. Assim segue-se nas demais virtudes.
O que fazer? Falando de convivência: situações questionadoras fazendo o leitor tomar decisões; Exemplo: O que fazer se você encontrar canetas coloridas na pátio da escola?
Virtudes para crianças: histórias de boas maneiras, atitudes, fábulas, palavras mágicas, etc.
Coleção Pequenas lições: histórias com lições de vida, com reflexões pertinentes para o auto conhecimento. Editora Soler
O gênio e as rosas: pequenas leituras que trazem muita sensibilidade resgatadas das histórias antigas.
Respeito é bom: perguntas e respostas sobre regras com trechos de histórias – Ruth Rocha
Leituras diversas retiradas da internet:
Palavras mágicas; Momento especial; Violetas e a humildade; As palavras cor de rosa e as cinzentas; Carinho quente; As três peneiras; Organize-se; Fábula da convivência; A fábula e a verdade; A mentira,o vinho e o diabo;Pérolas da Índia (história do vaga-lume); definições de cidadania, valores,etc.
Contos, poesias, histórias das virtudes – Ana Maria Machado- 3 volumes
Demais leituras ou atividades que surgirem durante o processo.
AVALIAÇÃO:
Esta seleção de leituras procurará estimular as virtudes que existem em estado latente dentro de todos nós.
Faz parte de nossa responsabilidade, como adultos, encaminhar os jovens no processo da descoberta de si mesmo e, consequentemente, no desabrochar de todos os valores essenciais contidos em sua própria alma.
Alimentar a alma da criança e do jovem, é contribuir para um mundo melhor.

BIBLIOGRAFIA:
Blog: Canto dos contos:
http://canto-do-conto.blogspot.com
Meu coração perguntou, volume l e ll – O significado das virtudes - Selma Said
A magia das virtudes – Tânia Dias Queiroz e Paula A. Ribeiro
O que fazer? Falando de convivência – Liliana Iacocca e Michele Iacocca
O tesouro das virtudes para crianças – Ana Maria Machado 3 volumes
Virtudes para crianças- William Bennett
Coleção Winnie the pooh: Disney- Lições do bosque dos Cem Acres
Virtudes para crianças – Ivani Cunha
Boas maneiras para crianças – Ivani Cunha
Coleção certo e errado- 10 livros : repartir,omitir,obedecer, mentir, fraudar, dedicar-se, roubar,agredir,bom e mau humor, respeitar. Editora Brasileitura.
Violência não: a toupeira e os saguis e a minhoca e os passarinhos: Sylvia Girardete e P. Rosado.
A inveja; O decreto da alegria; Como nasce a alegria: Rubens Alves.
Mil queixas: Dalmy Gama
Em todo meu caminho pedagógico serei grata a EDITORA FTD:
Livros doados: Descobrindo Caminhos – ensino religioso : Therezinha M. Cruz
Conversas sobre cidadania: As caras da violência e Vivemos juntos: Edson G. Garcia
Amigos de todo jeito;
Semeando a paz : O caminho da paz: Fernando Carraro
Escrever e criar... Uma nova proposta- Ruth Rocha e Anna Flora
Meus agradecimentos a Fundação Itaú Criança com os seguintes livros da Editora Positivo:
O quarto pato: índigo;
A terra dos avôs: José R. Moreira;
Pequenas confissões: Georgina Martins;


VEJAM AS ATIVIDADES DE ALGUMAS OBRAS CITADAS NO TOQUES GUIA: PEQUENAS TERNURAS E PROJETO PEQUENAS TERNURAS


O gênio e as rosas

Meu coração perguntou
A magia das virtudes

A minhoca e os passarinhos
AQUI
Boas maneiras/Organize-se
AQUI


Link para essa postagem


Um comentário:

  1. muito lindo meu coração perguntou ,0 significado das virtudes muito bom ,gostsria de comprar muitos pra a todos que amo jesus te abençoe , sempre ,a fazer tâo lidos trabalhos ,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios