Rabos, rabichos e rabiolas é um divertido livro de poesia sobre os rabos de animais, de criaturas e até de brinquedos, como os das pipas!
Léo Cunha e Alex Lutkus exploram esse universo por meio das rimas e das cores, apresentando características, curiosidades, comentários engraçados e questionamentos sobre as caudas de animais, seres folclóricos ou objetos. Este é um livro de descobertas e encantamento!
Categoria: Pré-escola (4 a 5 anos)
Temas: animais da fauna local, nacional e mundial; mundo natural, meio ambiente, plantas, Biologia e Ciências.
Gênero: poemas, trava-línguas, parlendas, adivinhas, provérbios, quadrinhas etc.
Palavras-chave: rabos; humor; poesia; características dos animais.
Material digital/Professor: AQUI, AQUI
Sobre a obra: AQUI, AQUI, AQUI
Fazendo a rabiola: AQUI
Quintal da cultura: Vejo, vejo, o que vejo: AQUI
Proposta Pedagógica: “Primeiras Linhas, Primeiros Voos”
Desenvolver a coordenação motora fina, a percepção visual e a concentração por meio de atividades lúdicas de colagem, associadas ao universo da infância (pipas).
Objetivos Específicos:
• Estimular a motricidade fina através da colagem de pequenos quadradinhos coloridos.
• Incentivar a criatividade e a organização espacial ao preencher linhas pré-definidas.
• Trabalhar cores, formas geométricas e noções de sequência.
• Promover a socialização e o respeito às produções individuais e coletivas.
• Desenvolver atenção, paciência e autonomia no cumprimento da tarefa.
Materiais Utilizados:
• Folhas com desenho de pipas e linhas sinuosas impressas.
• Quadradinhos coloridos de papel laminado ou EVA.
• Cola branca.
Lápis de cor ou giz de cera.
• Cartazes para exposição final.
Etapas da Atividade:
1. Apresentação da proposta: Conversar com as crianças sobre pipas, suas cores e os movimentos no céu.
2. Exploração oral: Questionar: “Como as pipas se movimentam com o vento? Que cores vocês escolheriam para a sua pipa?”
3. Execução:
• As crianças colam os quadradinhos sobre as linhas, acompanhando o traçado.
• Podem colorir as pipas livremente.
4. Compartilhamento: Exposição dos trabalhos na sala, transformando-os em um mural coletivo chamado “Primeiros Voos”.
5. Roda de conversa: Incentivar as crianças a falarem sobre as cores escolhidas, o que acharam mais fácil/difícil e como se sentiram durante a atividade.
Habilidades da BNCC contempladas (Educação Infantil – Campos de Experiência):
• Traços, sons, cores e formas: Experimentar diferentes materiais e técnicas artísticas.
• Corpo, gestos e movimentos: Aperfeiçoar a coordenação motora fina.
• Escuta, fala, pensamento e imaginação: Expressar ideias e escolhas durante a atividade.
• O eu, o outro e o nós: Valorizar a produção individual e coletiva.
Sugestão de ampliação:
• Propor novas linhas (curvas, retas, em zigue-zague) para aumentar o desafio.
• Realizar um jogo de associação das cores usadas nas pipas.
• Trabalhar rimas e músicas relacionadas a pipas e vento. Fonte: Educa Desafios
Leo Cunha: AQUI
Pipas: AQUI
O rabo do gato: AQUI
De quem é esse rabo? AQUI
Rabinhos: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.