BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, maio 22, 2025

Rabos, rabichos e rabiolas>PNLD literário>Interação>Contexto literário> 22/05/2025

 
Leo Cunha/Poliana Moreira

Rabos, rabichos e rabiolas é um divertido livro de poesia sobre os rabos de animais, de criaturas e até de brinquedos, como os das pipas! 
Léo Cunha e Alex Lutkus exploram esse universo por meio das rimas e das cores, apresentando características, curiosidades, comentários engraçados e questionamentos sobre as caudas de animais, seres folclóricos ou objetos. Este é um livro de descobertas e encantamento!

Categoria: Pré-escola (4 a 5 anos)

Temas: animais da fauna local, nacional e mundial; mundo natural, meio ambiente, plantas, Biologia e Ciências.

Gênero: poemas, trava-línguas, parlendas, adivinhas, provérbios, quadrinhas etc.

Palavras-chave: rabos; humor; poesia; características dos animais.

Material digital/Professor: AQUIAQUI

Sobre a obra: AQUIAQUIAQUI

Fazendo a rabiola: AQUI

Quintal da cultura: Vejo, vejo, o que vejo: AQUI


Proposta Pedagógica: “Primeiras Linhas, Primeiros Voos”
Objetivo Geral:
Desenvolver a coordenação motora fina, a percepção visual e a concentração por meio de atividades lúdicas de colagem, associadas ao universo da infância (pipas).
Objetivos Específicos:
• Estimular a motricidade fina através da colagem de pequenos quadradinhos coloridos.
• Incentivar a criatividade e a organização espacial ao preencher linhas pré-definidas.
• Trabalhar cores, formas geométricas e noções de sequência.
• Promover a socialização e o respeito às produções individuais e coletivas.
• Desenvolver atenção, paciência e autonomia no cumprimento da tarefa.

Materiais Utilizados:
• Folhas com desenho de pipas e linhas sinuosas impressas.
• Quadradinhos coloridos de papel laminado ou EVA.
• Cola branca.
Lápis de cor ou giz de cera.
• Cartazes para exposição final.
Etapas da Atividade:
1. Apresentação da proposta: Conversar com as crianças sobre pipas, suas cores e os movimentos no céu.
2. Exploração oral: Questionar: “Como as pipas se movimentam com o vento? Que cores vocês escolheriam para a sua pipa?”
3. Execução:
• As crianças colam os quadradinhos sobre as linhas, acompanhando o traçado.
• Podem colorir as pipas livremente.
4. Compartilhamento: Exposição dos trabalhos na sala, transformando-os em um mural coletivo chamado “Primeiros Voos”.
5. Roda de conversa: Incentivar as crianças a falarem sobre as cores escolhidas, o que acharam mais fácil/difícil e como se sentiram durante a atividade.
Habilidades da BNCC contempladas (Educação Infantil – Campos de Experiência):
• Traços, sons, cores e formas: Experimentar diferentes materiais e técnicas artísticas.
• Corpo, gestos e movimentos: Aperfeiçoar a coordenação motora fina.
• Escuta, fala, pensamento e imaginação: Expressar ideias e escolhas durante a atividade.
• O eu, o outro e o nós: Valorizar a produção individual e coletiva.
Sugestão de ampliação:
• Propor novas linhas (curvas, retas, em zigue-zague) para aumentar o desafio.
• Realizar um jogo de associação das cores usadas nas pipas.
• Trabalhar rimas e músicas relacionadas a pipas e vento. Fonte: Educa Desafios


Leo Cunha: AQUI

Pipas: AQUI

O rabo do gato: AQUI

De quem é esse rabo? AQUI

Rabinhos: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios