Marilyn Burns
Na confusão em que o enredo se desenvolve, a autora permeia conceitos matemáticos sem deixar a história perder a graça; as demonstrações matemáticas até amarram as situações criadas com muito humor e solidariedade entre os convidados. A ilustração tem um grande papel para a concretização do movimento "doido" que foi este almoço. Muito divertido.
O Sr. e a Sra. Costa resolveram fazer uma reunião familiar e decidiram que o cardápio seria espaguete com almondegas porque era o prato tradicional da família deles.
Eles viram quantas pessoas iam convidar e ao todo foram trinta e seis (foi mal, trinta e duas!) entre parentes e vizinhos.
Depois eles alugaram oito mesas de quatro lugares e trinta e duas cadeiras, assim todos poderiam sentar e comer (Nham! Nham!).
A Sra. Costa fez a planta de como ia ficar a distribuição das mesas e cadeiras, mas nem tudo deu certo...
Quando os primeiros convidados chegaram, o Sr. Costa deu a ideia de juntar duas mesas. E cada convidado que chegava era uma mesa que juntava (rimou!). A Sra. Costa sempre tentava falar que aquilo não ia dar certo, mas ninguém escutava.
Primeiro juntaram de dois em dois, depois de quatro em quatro e por último fizeram uma fileira inteirinha com as mesas.
Na hora em que os últimos convidados chegaram, não tinha lugar para eles sentarem, e a única solução foi dividir as oito mesas com as trinta e duas cadeiras e tudo ficou do jeito que a Sra. Costa planejou .Fonte
Esta obra aborda diversos conceitos e operações matemáticas em
situações divertidas de uma reunião familiar.
Os objetivos;
Aproximar a
matemática do cotidiano;
Analisar as estratégias dos alunos para resolução dos
problemas;
Despertar a curiosidade e interesse dos alunos por meio da
literatura infantil e levar a criança a descobrir conceitos como área, perímetro e
as operações envolvidas neste processo como multiplicação e adição.
Partimos da proposta da autora e sugerimos atividades de ensino que
apresentassem a área e o perímetro, conceitos muitas vezes abstratos e
confusos para as crianças, num contexto da vida real, de modo a ajudar as
crianças no reconhecimento de que formas com a mesma área podem ter
perímetros diferentes. Continua: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.