BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, outubro 23, 2025

A nuvem>Consciência ambiental>O clima>Literatura lúdica>Mudanças climáticas> 23/10/2025

 

Claude Ponti/Zeca Baleiro

Trompolina e Fubazim brincam de "meteorolô", provocando as condições do tempo. 
Mais brigam do que brincam, na verdade, causando uma verdadeira tempestade.

Sobre a obra: Hoje trago para vocês como sugestão de leitura esse interessantíssimo livro da Ftd Educação cujo título é "A nuvem", ele foi escrito e ilustrado por Claude Ponti e traduzido por Zeca Baleiro. Esse livro aborda de forma bem didática os fenômenos meteorológicos e como podemos ajudar as crianças a lidar com eles. AQUI, AQUI

Obra do renomado autor francês favorece o letramento literário e estimula as crianças a perceberem a sonoridade das palavras, ensinando as condições meteorológicas para os personagens da coleção Trompolina e Fubazim.
 Aprender a reconhecer fenômenos atmosféricos e a lidar com eles pode ser um desafio na infância. 
A nuvem  ajuda, de um jeito divertido e repleto de fantasia, a ensinar os cuidados que se deve ter com as mudanças de tempo: quando chove, precisamos de guarda-chuvas; quando esfria, vestimos roupas que nos aqueçam; quando faz sol, podemos precisar de óculos escuros; e assim por diante.  Fonte  
Aula/Investigação científica: A origem das nuvens: AQUI
A nuvem que queria chover onde era preciso: AQUIAQUI
Contextos investigativos: AQUI

O clima/Susan Boshouwers/Margot Senden
O que o sol faz? Por que chove? 
Os fenômenos da natureza são sempre um motivo de curiosidade, pois nos convidam a perceber a impermanência das coisas e ativam nas crianças o senso investigativo. 
O clima é um livro que faz parte da coleção Quero Saber, composta de livros ilustrados informativos que abordam questões sobre o mundo e o ambiente que nos rodeia, do passado até o presente. 
De forma lúdica e inteligente, esses livros contam às crianças tudo o que elas querem saber. 
Mas o que é então o clima?
Em O clima, por meio de incríveis ilustrações e um texto informativo convidativo, os leitores serão levados a entender um pouco mais sobre como o clima funciona. 
As crianças estão sempre cheias de perguntas e curiosidades; que tal instigá-las a saber mais sobre o mundo à nossa volta?

Práticas de linguagem: Leitura/escuta
Unidades temáticas:
  • Ciências – Terra e Universo;
  • Geografia – Conexões e escalas;
  • Formas de representação e pensamento espacial;
  • Natureza, ambientes e qualidade de vida;
  • História – A noção de espaço público e privado
    Objetos do conhecimento:
  • Pesquisa (EF35LP17);
  • Compreensão em leitura (EF03LP24);
  • Características da Terra (EF03CI07);
  • Observação do céu (EF03CI08);
  • Usos do solo (EF03CI10);
  • Paisagens naturais e antrópicas em transformação (EF03GE04);
  • Representações cartográficas (EF03GE07);
  • Impactos das atividades humanas (EF03GE11);
  • A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental (EF03HI10).

  • Roteiro de leitura: AQUI
    O vídeo apresenta os símbolos que representam o clima; e objetos usados no calor e no frio. AQUI
    Como está o tempo? AQUI, Cantando: AQUI
    Sugestões: Aulas: 
    Previsão do tempo: AQUI
    Descrevendo o clima do dia: AQUI
    Alteração do tempo atmosférico: AQUIAQUI ( cantando Terezinha de Jesus/clima)
    Crise climática: AQUI



    Proposta Pedagógica EducaDesafios: “Como Está o Tempo Hoje?”
    Faixa etária: Educação Infantil (4 a 6 anos)
    Área do conhecimento: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes Visuais
    Objetivo Geral
    Estimular a observação, a comunicação oral e o raciocínio lógico das crianças por meio da exploração dos fenômenos naturais relacionados ao clima, desenvolvendo a percepção ambiental e a expressão artística.
    Justificativa
    O estudo do clima é uma excelente forma de aproximar as crianças da natureza e do cotidiano. Ao observar o tempo, elas constroem hipóteses, ampliam o vocabulário e aprendem a registrar informações.
    O uso do painel “Como está o tempo?” torna o aprendizado visual, lúdico e interativo, respeitando diferentes estilos de aprendizagem — essencial para a inclusão de alunos autistas e com outras necessidades específicas.
    Habilidades e Competências (BNCC)
    Campos de Experiência:
    • O eu, o outro e o nós (EI03EO01): demonstrar atitudes de cuidado com o ambiente e com os fenômenos naturais.
    • Corpo, gestos e movimentos (EI03CG01): utilizar o corpo para expressar percepções e observações sobre o clima.
    • Escuta, fala, pensamento e imaginação (EI03EF02): relatar e conversar sobre situações do cotidiano (ex: “Hoje está chovendo”).
    • Traços, sons, cores e formas (EI03TS01): expressar-se por meio do desenho e da pintura sobre o tempo.
    Fenômenos da natureza: AQUI
    Rios voadores: AQUI
    Aquecimento global: AQUI
    Enchentes: AQUI
    Azul e lindo planeta terra: AQUI
    Mudanças climáticas: AQUI
    Chuva: AQUI
    Nuvens: AQUI
    Desmatamento: AQUI
    Reciclagem: AQUI





    Link para essa postagem


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
    Obrigada pela visita e volte mais vezes!
    Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
    Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
    O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

     
    ©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios