Claude Ponti/Zeca Baleiro
Trompolina e Fubazim brincam de "meteorolô", provocando as condições do tempo.
Mais brigam do que brincam, na verdade, causando uma verdadeira tempestade.
Sobre a obra: Hoje trago para vocês como sugestão de leitura esse interessantíssimo livro da Ftd Educação cujo título é "A nuvem", ele foi escrito e ilustrado por Claude Ponti e traduzido por Zeca Baleiro. Esse livro aborda de forma bem didática os fenômenos meteorológicos e como podemos ajudar as crianças a lidar com eles. AQUI, AQUI
Obra do renomado autor francês favorece o letramento literário e estimula as crianças a perceberem a sonoridade das palavras, ensinando as condições meteorológicas para os personagens da coleção Trompolina e Fubazim.
Aprender a reconhecer fenômenos atmosféricos e a lidar com eles pode ser um desafio na infância.
A nuvem ajuda, de um jeito divertido e repleto de fantasia, a ensinar os cuidados que se deve ter com as mudanças de tempo: quando chove, precisamos de guarda-chuvas; quando esfria, vestimos roupas que nos aqueçam; quando faz sol, podemos precisar de óculos escuros; e assim por diante. Fonte
Aula/Investigação científica: A origem das nuvens: AQUI
Contextos investigativos: AQUI
O clima/Susan Boshouwers/Margot Senden
O que o sol faz? Por que chove?
Os fenômenos da natureza são sempre um motivo de curiosidade, pois nos convidam a perceber a impermanência das coisas e ativam nas crianças o senso investigativo.
O clima é um livro que faz parte da coleção Quero Saber, composta de livros ilustrados informativos que abordam questões sobre o mundo e o ambiente que nos rodeia, do passado até o presente.
De forma lúdica e inteligente, esses livros contam às crianças tudo o que elas querem saber.
Mas o que é então o clima?
Em O clima, por meio de incríveis ilustrações e um texto informativo convidativo, os leitores serão levados a entender um pouco mais sobre como o clima funciona.
As crianças estão sempre cheias de perguntas e curiosidades; que tal instigá-las a saber mais sobre o mundo à nossa volta?
Práticas de linguagem: Leitura/escuta
Unidades temáticas:
História – A noção de espaço público e privado
Objetos do conhecimento:
Roteiro de leitura: AQUI
O vídeo apresenta os símbolos que representam o clima; e objetos usados no calor e no frio. AQUI
Sugestões: Aulas:
Previsão do tempo: AQUI
Descrevendo o clima do dia: AQUI
Crise climática: AQUI
Proposta Pedagógica EducaDesafios: “Como Está o Tempo Hoje?”
Área do conhecimento: Natureza e Sociedade / Linguagem Oral e Escrita / Artes Visuais
Objetivo Geral
Estimular a observação, a comunicação oral e o raciocínio lógico das crianças por meio da exploração dos fenômenos naturais relacionados ao clima, desenvolvendo a percepção ambiental e a expressão artística.
Justificativa
O estudo do clima é uma excelente forma de aproximar as crianças da natureza e do cotidiano. Ao observar o tempo, elas constroem hipóteses, ampliam o vocabulário e aprendem a registrar informações.
O uso do painel “Como está o tempo?” torna o aprendizado visual, lúdico e interativo, respeitando diferentes estilos de aprendizagem — essencial para a inclusão de alunos autistas e com outras necessidades específicas.
Habilidades e Competências (BNCC)
Campos de Experiência:
• O eu, o outro e o nós (EI03EO01): demonstrar atitudes de cuidado com o ambiente e com os fenômenos naturais.
• Corpo, gestos e movimentos (EI03CG01): utilizar o corpo para expressar percepções e observações sobre o clima.
• Escuta, fala, pensamento e imaginação (EI03EF02): relatar e conversar sobre situações do cotidiano (ex: “Hoje está chovendo”).
• Traços, sons, cores e formas (EI03TS01): expressar-se por meio do desenho e da pintura sobre o tempo.
Fenômenos da natureza: AQUI
Rios voadores: AQUI
Aquecimento global: AQUI
Enchentes: AQUI
Azul e lindo planeta terra: AQUI
Mudanças climáticas: AQUI
Chuva: AQUI
Nuvens: AQUI
Desmatamento: AQUI
Reciclagem: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.