Um belíssimo livro que fala da importância do cuidado com a casa de todos nós: o planeta Terra. O que fazer para impedir que os solos se tornem desertos, que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas? Como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo?
Ruth Rocha
“Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa.
E melhor ainda.
Pois da nossa casa nós podemos nos mudar.
Da Terra não.”
É um livro sensacional para crianças cursando o ensino fundamental I, pois promove discussões sobre a proteção dos recursos naturais, manejo de solo, poluição do ar e uso racional da água, proteção dos animais e equilíbrio da natureza, utilizando uma linguagem simples, clara e direta.
As ilustrações estimulam discussões que podem ser problematizadas pelos professores, enriquecendo ainda mais a leitura do livro, que não pára na leitura do texto, mas se expande para a leitura das imagens de excelente qualidade.
E, além disso, é um excelente livro de divulgação de Ciências:
“Tudo que a humanidade sabe hoje, toda a Ciência, deve ser usada para descobrir novas formas de viver, para evitar todas as formas de desperdício e para combater todas as formas de poluição.
Devemos, para isto, olhar mais para a natureza, procurar compreendê-la e aprender com ela”.
AQUICarta da terra para crianças: AQUI
Quintal da cultura
AQUI
AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA
Ruth Rocha e Otávio Roth
Este é o planeta Terra. É aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre.
Nós, nossos filhos e os filhos dos nossos filhos.
Há muito tempo que o homem vem tentando conhecer melhor o universo.
Nesta busca são usados: telescópios cada vez mais poderosos, foguetes capazes de ir cada vez mais longe, antenas cada vez mais aperfeiçoadas.
Mas por enquanto não se conhece, no universo inteirinho, um planeta como este: onde haja ar, onde haja água e onde haja vida!
Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa.
E melhor ainda, pois da nossa casa nós podemos mudar, da Terra não.
E nós sabemos que não estamos tratando a Terra como deveríamos.
Por isso os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) preocupam-se com o meio ambiente; várias reuniões foram feitas para discutir esse problema.
E dessas reuniões têm saído declarações , manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra - a nossa Terra, a nossa casa - venha a se transformar num ambiente hostil, com muitos desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver.
Essas declarações dizem mais ou menos o seguinte:
"Todos os homens são iguais e, portanto, têm o direito de viver bem, num ambiente saudável."
"Todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas."
Os recursos da Terra, o ar, a água, o solo, a flora e a fauna devem ser protegidos, para o nosso próprio bem e para o bem das criaturas que ainda vão viver no futuro.
Devemos, por isso, estudar cuidadosamente o que vamos fazer para proteger nosso planeta.
A natureza deve ser utilizada com inteligência. E todos devem ser beneficiados com seu uso, pois os recursos da Terra são limitados.
Quando interferimos na natureza, precisamos ter cuidado para não prejudicar o que levou milhões de anos para ser construído.
O que recebemos de nossos pais deve ser entregue a nossos filhos melhorado, e não destruído.
É preciso educar políticos, cientistas, professores e até governantes, para que olhem mais para os povos e grupos que vivem com simplicidade, sabedoria e harmonia com a natureza.
É justo que todos os povos queiram melhorar de vida.
Os governos devem se juntar com o objetivo de fazer planos que aproveitem melhor os recursos de todos, porque vivemos todos na mesma casa, e o que se faz num lugar tem conseqüência no outro.
Assim, nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos
E nosso planeta continuará a ser azul e lindo.
1)- INTERPRETANDO O QUE VOCÊ LEU!
a)- Segundo o texto, que características do planeta Terra o tornam diferente de todos os lugares que os seres humanos conhecem no universo?
b)- No texto, dois parágrafos foram escritos entre aspas. Para que servem as aspas nesse caso?
c)- O que pode ter inspirado esse título? Você concorda com o título que foi escolhido? Por quê?
2)- RELEIA O 8º PARÁGRAFO DO TEXTO E RESPONDA:
a)- Como você entende a frase: “A natureza deve ser utilizada com inteligência”?
b)- Os autores apresentam motivos para convencer o leitor da necessidade de fazer um “uso inteligente” dos recursos do planeta.
Que recursos seriam esses?
Quais são esses motivos?
Escreva exemplos de uso inteligente dos recursos naturais que se pode fazer no dia-a-dia.
Agora, escreva exemplos de má utilização dos recursos naturais. Tente explicar as causas desse tipo de comportamento.
Como os recursos da natureza são usados na sua casa? E na sua escola? E na sua comunidade?
3)- COMPARE O 1º E O ÚLTIMO PARÁGRAFOS DO TEXTO:
Este é o planeta Terra. É aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre. Nós, nossos filhos e os filhos dos nossos filhos.
Assim, nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos. E nosso planeta continuará a ser azul e lindo.
Que idéia foi repetida no início e no fim do texto?
Com que intenção isso foi feito?
A quem o pronome nós se refere?
4)- ANALISANDO O 3º PARÁGRAFO ...
a)- No 3º parágrafo é feita uma comparação .
A que a Terra é comparada?
Por que, em sua opinião, essa comparação é feita?
b)- Os autores dizem que devemos cuidar da Terra melhor do que de nossa casa.
Que razão eles usam pra defender essa idéia?
c)- O texto defende a idéia de que devemos nos preocupar com o planeta Terra.
Para nos convencer disso, ele apresenta uma razão no 3º parágrafo. Qual?
O que tem embaixo da terra?
Com releitura desta obra
Vejam tudo aqui:
Aula globo terrestre: AQUI
Mais atividades
Dinâmica - Meio Ambiente
O BONECO
Dividir os participantes em seis subgrupos.
Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés
. Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.
a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos?
O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?
b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental?
O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?
c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação?
Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?
d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade?
Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas idéias?
e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade?
Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?
f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?
O estudante Vinícius Gabriel, através de texto adaptado da Obra de Ruth Rocha: Azul e Lindo: Planeta Terra, Nossa Casa, apresenta uma bela mensagem de defesa e valorização de Nosso Planeta Terra. São apresentadas belas imagens como forma de complementar e enriquecer o texto, trás forte apelo ambientalista reforçado por uma narração carismática.AQUI
Temos que conscientizar nossas crianças de que nosso planeta sofre quando temos atitudes de desperdício, de desrespeito à natureza.
Os objetivos da atividade proposta são que eles tenham consciência dos problemas atuais do planeta e que atitudes e posturas devem adotar para que essa situação não piore.Fonte
Sugestão:
Começamos a atividade de leitura colocando no quadro negro o título da obra
“Azul e lindo: planeta terra, nossa casa” e a partir daí iniciamos os questionamentos que
incitaram os alunos a fazerem inferências sobre o título do texto, fazerem suas
previsões, levantando possibilidades a respeito do assunto que iria ser apresentado no
texto. Utilizamo-nos de questionamentos, sobre o significado de determinadas palavras
e até mesmo do próprio título, como estratégias didática para que os alunos descobrissem o porquê do título do texto e, a partir da leitura, eles mesmos
compreenderiam o seu conteúdo. Contribuíram para puxar os fios dos emaranhados, dos
significados das palavras que formavam o título do texto, questões como:
a) Qual é o significado que a palavra azul sugere?
b) Alguém conhece um planetário? Já foi lá?
c) Quem sabe o nome dos planetas?
d) Como podemos descrevê-los? Continua:
Linguagem e Afins traz sugestões literárias para sua pesquisa,professor.
O objetivo é auxiliar,colaborar,compartilhar sugestões pedagógicas retiradas da internet.
Todas as fontes são lincadas conforme direitos autorais.
Link para essa postagem
Adorei o blog e tirei algumas ideias para incrementar minhas atividades com O livro Azul e lindo planeta Terra. nossa casa. Obrigada :)
ResponderExcluirObrigada Sandra! Volte sempre
ExcluirColega anônima que me enviou uma solicitação.Meu nome é Cristina/Krika. Você enviou seu nºcelular,então não publiquei sua mensagem.Respondendo: Eu pesquiso sobre o livro.As atividades não são de minha autoria.
Excluir