BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

A que sabe a lua? > Estímulos literários > 15/02/13

 " Porque cada livro é uma porta entreaberta aos domínios do imaginário onde quase tudo é possível apenas com o descobrir do mistério que te espera através das suas páginas "

A que sabe a lua?
Michael Grejniec

Temática: álbum ilustrado, clássico contemporâneo da literatura infantil
􀀁 Idade recomendada: a partir dos 5 anos
􀀁 Aspectos a destacar: estrutura acumulativa
􀀁 Conteúdos: para refletir sobre valores como a solidariedade, a força da união, animais, sabores, distâncias.

Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a lua.
Era doce ou salgada?
Só queriam provar um pedacito.
À noite, olhavam ansiosos para o céu.
Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando atingi-la...
Quem não sonhou alguma vez dar uma trincadela na Lua?
Este foi precisamente o desejo dos animais deste conto.
Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a
tartaruga teve uma ideia genial: “Talvez entre todos consigamos alcançá-la”.


Esta é uma história de desejos que parecem – à primeira vista – inalcançáveis, como a Lua, mas que se conseguem tornar realidade graças à cooperação. Uma ajuda mútua em que participam os mais variados animais: a tartaruga, que segundo a mitologia sustentaria o mundo; o elefante, a girafa, a zebra, o leão... até que finalmente um deles, o mais pequeno de todos...
E assim, a meio caminho entre a fábula e a lenda, esta narrativa oferece ao leitor uma poética moral que fala de generosidade, solidariedade e de sonhos partilhados; com uma ponta de humor proporcionada por uma Lua sorridente, brincalhona e um pouco saltarica.
“A que sabe a Lua?”, escrito e ilustrado pelo polaco Michael Grejniec, é um livro especialmente recomendado para os primeiros leitores. Baseia a sua estrutura nas repetições e na acumulação de personagens, um recurso muito frequente na literatura tradicional. Esta obra convida a ser contada, conseguindo uma grande interacção entre o leitor e o receptor.
Do ponto de vista estético, as ilustrações destacam-se pelo seu estilo simples e terno, para o qual contribui o suporte sobre o qual estão realizadas, o papel couché. A distribuição das imagens e o texto, sobre fundo branco, proporcionam um grande equilíbrio que potencia o efeito artístico do livro.
http://beta.kalandraka.com/blog/wp-content/uploads/2009/05/a-que-sabe-a-lua_pt.pdf




Atividades sugeridas


O peixe tinha visto tudo
sem entender nada, disse:
― Esta é boa!
Tanto esforço para chegar à lua,
Lá em cima no céu, tão longe…
Acaso não vêem que aqui na água?
Há outra tão perto?
in A que Sabe a Lua?, p. 26


Questões:
1. Qual  a mensagem transmitida pelo peixe no excerto apresentado?
 Explique- a utilizando palavras ou desenhos.
2. Que transformação geométrica ocorre na cena observada pelo peixe?
Nesta primeira tarefa pretende-se que os alunos, partindo do excerto apresentado, consigam identificar a imagem da lua na água como um transformado da lua que está no céu.
Para além disso, é ainda pretendido que os alunos identifiquem este fenomeno como uma reflexão.
    Atividade de matemática: reflexo na àgua....  

Vejam aqui interpretação desta obra:
Muitas sugestões....
Achei legal....
Trata-se de uma história que foi traduzida para a lingua portuguesa.
O título A QUE SABE A LUA? Parece-me estranho...
Mas a história é bem bonitinha e traz muitas possibilidades pedagógicas,
Por esta razão trouxe para o Linguagem.
              Qual o sabor da lua?




A partir da historia "A que sabe a Lua?" em que os animais se unem para descobrir ao que ela sabe a Sala Amarela fez esta receita.
Bolachas da Lua
Ingredientes:
100gr. de açúcar
250gr. de farinha
100gr. de manteiga
2 c. chá de fermento
2 ovos inteiros
200gr. de pozinhos da lua
Preparação
Numa tigela misture a farinha com o fermento. Deite em seguida o açúcar, a manteiga e os ovos inteiros.
Amasse tudo muito bem, de forma a obter uma massa homogénea, e nesse momento colocam-se os pozinhos da lua, com cuidado para não saírem da tijela e não fazerem mesas de lua ou meninos lunáticos.
Divide-se a massa em partes iguais e fazem-se as bolachas, que depois num tabuleiro vão ao forno a 180º até alourarem.
Et voilá... bolachinhas da lua




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios