BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, fevereiro 27, 2020

Cultura da terra>Gênero contos populares>Oficinas>Propostas de trabalho>Atividades literárias>Contos/Mistério e afins>27/02/2020

Ricardo Azevedo



Esta obra pretende ser uma pequena introdução ao universo fértil, mágico e fascinante da cultura popular brasileira. 
Para isso reúne, em suas páginas, um conjunto de sessenta quadras populares, quinze contos de encantamento, cinquenta adivinhas, dezoito mitos regionais, vinte e cinco ditados e vinte e oito deliciosas receitas culinárias. 
Todo esse material foi selecionado e dividido a partir das cinco regiões que integram nosso imenso país: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. 
O livro, por essa razão, acaba sendo uma diminuta, porém significativa amostra da mentalidade, da poesia, da sabedoria, da malícia e da alegria do povo da nossa terra.

Proposta de trabalho

Aula/Descobrindo o Brasil/Regiões/Manifestação culturais
Livro Cultura da Terra/Ricardo Azevedo

Contos populares:Histórias de ontem,hoje e de sempre

O desenvolvimento da atividade da leitura deve estar sempre relacionado a algum propósito que, com o tempo, os próprios alunos sejam capazes de pontuar os objetivos de leitura que lhes interessem, e de acordo com o que for mais adequado para cada situação. 
Por isso, nenhuma atividade de leitura deve ser iniciada sem que haja uma motivação para ela, um propósito. 
O aluno precisa conhecer os objetivos pretendidos para tal ação, quais recursos serão utilizados e a possibilidade de pedir e receber a ajuda que necessitar no percurso do ato de ler. 
Oferecer aos alunos certos desafios, contribuindo para o interesse pela leitura. Antunes (2003, p. 77) reforça: “A leitura envolve diferentes processos e estratégias de realização na dependência de diferentes condições do texto lido e das funções pretendidas com a leitura”.

Proposta:Sequência didática página 23
Professor... As sugestões de atividades a seguir deverão, primeiramente, se analisadas para verificar se estão adequadas aos objetivos estabelecidos em seu plano de ensino e, se necessário, adaptar as atividades de acordo com as necessidades linguísticodiscursivas de seus alunos, com os objetivos pretendidos e a faixa etária dos educandos, favorecendo, assim, um resultado satisfatório para você e seus alunos. É um material de apoio que faz parte de um diálogo: e, você, professor, é que aceita ou não as propostas aqui presentes, modifica, transforma, acrescenta com sua experiência. 
Observação; Muitas possibilidades, vale a pena ler e aplicar estas sugestões.
Linguagem e Afins traz links sugestivos dentro do tema proposto na postagem. Isso não significa que encontrarão todo o plano de aula pronto. Aqui a finalidade é proporcionar elementos para suas pesquisas, assim ,cada um,na sua realidade de sala de aula,cria seu próprio material.
Todos os links são sugestões.

Capa do livro Contos de Bicho do Mato

Projetos de arrepiar

Trapalhadas de Zé Bocoió/Ricardo Azevedo/Trecho
Desvelando caminhos por um Brasil literário:Ontem,hoje e sempre
Material maravilhoso!
Vários contos populares e claro,Ricardo Azevedo! E muitos outros
Muitas histórias para contar
+ Atividades
Estamos iniciando nossa caminhada por um Brasil literário. Neste primeiro passo estaremos, juntamente com nossas crianças, desvelando a cultura popular brasileira. 
Sendo assim, nesta oficina passearemos por diferentes manifestações folclóricas: Enfrentaremos um rei descrente do poder superior juntamente com o pescador do conto popular ‘Viva Deus e ninguém mais’, responderemos adivinhas, seremos desafiados por trava-línguas, conheceremos frases feitas, refletiremos sobre ditados populares e nos divertiremos muito com parlendas e brinquedos cantados! 
Nosso objetivo é proporcionar aos dinamizadores de leitura a vivência destas manifestações folclóricas, visando capacitá-los como multiplicadores destas tradições nas instituições de Educação Infantil, já que o ritmo da vida moderna muitas vezes afasta nossas crianças da ludicidade presente em nosso folclore. 
Para tal, focamos nossa pesquisa nas obras de Luís da Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo e Bia Bedran. 
Desejamos que você descubra, como Câmara Cascudo que “O folclore ensina a conhecer o espírito, o trabalho, a tendência, o instinto, tudo quanto de habitual existe no homem.
 Ao lado da literatura, do pensamento intelectual letrado, correm as águas paralelas, solitárias e poderosas da memória e da imaginação popular”. 
Segue em anexo os textos utilizados durante esta oficina, que eles enriqueçam ainda mais os momentos de Sala de Leitura.
AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios