BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, maio 06, 2021

Soprinho o segredo do bosque encantado>Atividade literária>Atividade PDF>A gatocleta do Miafino>06/05/2021

 

Fernanda L.Almeida

Quem é bom e quem é mau no reino da natureza? Para descobrir, quatro amigos estão dispostos a ir até mesmo ao centro da Terra se necessário.

Todos os bosques do mundo são encantados. Se você não acredita, é porque ainda não conhece Soprinho. Só ele tem o poder de fazer a gente ver tudo de forma diferente. Basta receber o seu sopro e pronto! Você descobre um mundo habitado por fadas, mágicos, duendes, gênios, todos eles entregues a um trabalho misterioso. E por fim desvenda o grande enigma - afinal quem é bom e quem é mau no reino da natureza? Mas Soprinho ainda deixa outra pergunta no ar - o que é bom e o que é mau em nossa própria vida?

Será que alguém já leu esse livro quando criança?
Essa dica recebi emprestada de uma querida amiga Daniela, que tinha lido esse livro quando criança e dele tinha lindas lembranças.

Esse livro indico para os maiores, a partir de 08 anos.
Apesar de ter tido uma feliz surpresa: minha Maria (com cinco anos) conseguiu acompanhar bem a história. Líamos alguns capítulos por dia e ela ficou tão encantada com a história que em certa altura sentiu medo e quando acabamos precisei ler novamente o primeiro capítulo, ela já estava com saudades!

O livro conta a aventura de quatro primos: Roberto, o Chefe, Luisinho, Terezinha e Helena.
Os quatro um dia conhecem Soprinho, uma fumaça mágica, que tinha esse nome por ter mania de soprar, e quem fosse soprado não sossegava enquanto não saísse para descobrir novidades

E na companhia desse ser mágico, os quatro primos partem para uma aventura em um bosque ali perto da Chácara dos tios, D Mariana e Seu José.

E após atravessarem uma porta mágica eles vão se deparar com um mundo completamente novo, cheio de fadas, mágicos, com a rainha do bosque: a Fada do Bom Tempo, vão conhecer os geniozinhos do Bom Tempo, a fada Fiapo de Gente: a Rainha das Coisas Pequeninas, entre muitos outros personagens mágicos.

Sementinha, Dona Pata e o Patinho, Poeira de Fogo e Pingo de Luz que vão ajudar essa turma a enfrentar uma batalha contra a bruxa Asa Negra em busca do Surumbamba e do Rei do Mau Tempo.  Fonte

Trechos do livro: AQUI

Atividade PDF: As fadas: AQUI e  AQUI

Outra interpretação:

 Prepare-se para conhecer lugares e objetos mágicos em histórias emocionantes. Comece observando a capa do livro ao lado.

 Em seu caderno responda: 

1) Descreva o que você vê nessa cena.

 2) Qual é o título do livro? 

3) A situação representada na capa parece ser um acontecimento mágico? Você viu a capa do livro “Soprinho: o segredo do bosque encantado”. Ele conta a história de quatro crianças (Roberto, Luisinho, Helena e Terezinha) que atravessam uma porta mágica e vão parar em um mundo encantado graças à personagem Soprinho, um menino feito de fumaça. 

Nesse mundo encantado, as crianças conhecem Saltito, uma fada atrapalhada. Para conquistar a amizade dela, Luisinho finge ser mágico e dá a ela um boné dizendo que se trata de um boné mágico que faz voar Saltito conta a Luisinho que, todas as noites, a mãe das fadas as ensina a voar. 

Um dia, as crianças assistem escondidas à aula das fadas. Vamos ler esse trecho da história e saber o que vai acontecer nessa aula. 

A aula das fadas [...] - Vamos começar a aula, minhas filhas – disse a Fada da Fonte. 

As quatro fadinhas fizeram fila, muito interessadas. A amiga de Luisinho ficou em último lugar e logo se viu para quê: era para poder “pintar o sete”. 

Enquanto a mãe dava explicações, ela não prestava atenção nenhuma. Depois de explicar a lição do dia, a Fada da Fonte passou para a parte melhor da aula: - Agora vamos subir naquela árvore e tentar o Voo Pluma – disse ela. - Que bom! Adoro Voo Pluma! – aplaudiram a fadinha. [...] Voo Pluma era desse tipo em que não se batem as asas: fica-se boiando no ar, com as asas abertas. Uma delícia. As fadinhas fizeram tudo na perfeição. Já estavam adiantadíssima em Voo Pluma. Todas, menos Saltito. Ela levantou um voo torto para o lado, virou uma cambalhota e foi cair dentro da lagoa. - Saltito caiu na lagoa! – gritaram as irmãs. A Fada da Fonte foi correndo pesca-la. Tinha ficado presa numas árvores. 


- Agora – disse a Fada da Fonte, quando já estavam todas de novo sobre a árvore 

– vamos praticar o Voo Comum. 

- Ora, mamãe, Voo Comum não tem graça nenhuma! – queixaram-se as filhas.

 – Ensine uma novidade. - Não, todos os dias é preciso praticar um pouco o Voo Comum. É o que vocês vão usar mais. Vamos ver: um, dois, três! As fadas saíram voando o Voo Comum, que é aquele em que se batem as asas, fazendo barulhinho. Saltito, porém, voou o Voo Ladeira, que é ir subindo sempre, para o alto, e só servem para fadas treinadíssimas, que já sabem voar há muitos anos. - Socorro! – gritou ela. – Estou indo embora! [...] A Fada da Fonte, mais que depressa, voou também um Voo Ladeira e agarrou-a lá no alto, quando já ia sumindo das vistas de todos. - Que susto! – gritaram as irmãs, ao mesmo tempo, quando a viram de volta. – porque você não presta atenção à aula, Saltito. Saltito lembrou-se de Luisinho: - E o boné? – pensou ela. – Vou pôr o boné e voar que vai ser uma beleza. Jogou para longe o chapeuzinho de fada e pôs o boné. - Que é isso? – perguntaram as irmãs, muito espantadas.

 - É um presente que ganhei de um mágico, meu amigo – explicou Saltito toda prosa. – Com ele, voarei muito bem. A Fada da Fonte tornou a explicar tudo sobre Voo Pluma e foi, de novo, atirando as filhas. Os meninos estavam com o coração batendo: que iria acontecer a Saltito? Não aconteceu nada. Ela saiu voando bem direitinho, para quem Voo Pluma pela primeira vez. Fez alguns errinhos, mas sem importância. E foi aterrissar no lugar certo, sem mergulhar na lagoa. As irmãs vieram correndo para dar os parabéns. - Foi o boné – explicou Saltito. – Sem boné eu não voo direito. - Não foi o boné não, Saltito – disse uma voz. A surpresa das fadas foi enorme. - Esse boné não faz ninguém voar e eu não sou mágico nada. Era Luisinho que tinha saído do esconderijo. Saltito nem podia acreditar: - Será possível que voei certo por mim mesma? - Claro que sim. Eu só lhe dei o boné para você ver como você é capaz. Luisinho pensava que talvez Saltito não gostasse mais dele quando soubesse que era apenas um menino. Mas aconteceu o contrário. Parece que ela gostou ainda mais. - Sem você, eu nunca teria aprendido a voar! – disse, dando-lhe um abraço apertado. [...] Fernanda Lopes de Almeida. Soprinho: o segredo do bosque encantado. SP. Ática, 2017. 


4) O que as fadas aprendem nessa aula? 

5) Errar fazia parte da aprendizagem das fadas? Justifique sua resposta. 

 6) Luisinho deu algo a Saltito dizendo que se tratava de um objeto mágico. Sobre esse objeto, responda: 

A) Que objeto é esse? 

B) Por que Luisinho deu esse objeto a Saltito? 

C) Esse objeto foi útil para Saltito? Por quê? 

ARTES:  Se você pudesse escolher um tipo de voo para realizar de fada ou de super herói, qual seria? 

Que nome você daria a ele? 

Descreva como seria esse voo e faça uma linda ilustração. Fonte



Miafino é um gato magrelo que não sabe miar direito. Seu miado é desafinado e irrita os moradores da rua. Certo dia, ao ver o show de um gato cantor que encanta a plateia, ousa revelar que sabe fazer algo diferente e mais divertido do que cantar. Os outros gatos riem dele e o excluem. Mas, com o apoio do gato cantor, ele prova que também pode fazer sucesso naquilo em que é bom.
A mensagem da história remete ao respeito e à valorização das diferentes aptidões e habilidades de todos, os talentos naturais de cada um. Dedicando-nos com alegria ao trabalho que gostamos de fazer é que podemos alcançar a realização profissional e pessoal.
Obs.: edição renovada.


Interpretando a gatocleta do Miafino: AQUI

SobreAQUI

Ouvindo a história: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios