Yana Marull
A bordo de um intrépido avião, aventureiros e cientistas nos ajudam a descobrir os mistérios da Amazônia, como ela é essencial para o planeta e como ela ajuda a levar chuva a muitos lugares do Brasil e da América do Sul. "Os rios voadores" não é um livro convencional, é uma homenagem ao estudo da maior floresta tropical do mundo e um presente para nossos filhos, que diz que a natureza é maravilhosa!
O livro infantil Os Rios Voadores, de Yana Marull, tem como objetivo promover a conscientização das crianças em dois importantes temas diariamente refletidos nas escolas: Água e Floresta Amazônica. A partir de ilustrações e de pequenos textos, o livro proporciona uma leitura lúdica e didática, apresentando informações básicas sobre o bioma amazônico e também explicando a importância das árvores e da água. Continua: AQUI Uma única árvore da Amazônia bombeia do solo para a atmosfera mil litros de água por dia. A floresta inteira carrega mais água pelo ar do que todo o volume do rio Amazonas.
FOTO DE ILUSTRAÇÃO DE KERYMA LOURENÇO Fonte
Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil
Um dito popular antigo da região amazônica dizia que por lá havia apenas duas estações: a úmida e a mais úmida. Mas a degradação da floresta, com aumento de desmatamento e queimadas, já mudou a tradição. Há períodos de seca, e a época úmida não dura tanto. O que seria uma tragédia por si só promete um futuro ainda mais distopico para o Brasil – sem a Amazônia, o país pode virar um deserto. Continua: AQUI
Fenômeno dos rios voadores
Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Continua: AQUI
Os passos dos rios voadores: AQUI
Rios voadores: Atividades: AQUI
Atividades PDF: AQUI, AQUI, AQUI
O caminho dos rios voadores: Mapa e mais informações: AQUI
Rio solicita /João Proteti
A quem se distraiu
E perdeu um sofá,
Que, por gentileza,
o venha retirar.
Está em sua margem esquerda,
Enroscado no que sobrou
Do frondoso pé de ingá.
De brinde, pode levar
Todas as outras desumanidades
Que estão por lá. Continua: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.