Calendário: o dia, o mês e o ano
As histórias constituem recursos fundamentais para permearem o dia a dia da escola.
A partir da sua utilização, podemos contribuir com o desenvolvimento do imaginário infantil e com a aprendizagem do conteúdo ministrado.
A partir da sua utilização, podemos contribuir com o desenvolvimento do imaginário infantil e com a aprendizagem do conteúdo ministrado.
Por isso, o trabalho com a história “Um dia desses...” pode ser feito por meio de uma contação de história em que o professor conta a história oralmente e apresenta as imagens do livro para as crianças.
A seguir, veja a sugestão do livro:
Depois de ouvir a história, peça aos alunos que a registrem, no caderno de Português ou mesmo de Contação de História e façam um desenho do animal e da amiga, que a personagem encontrou ao longo de cada dia da semana.
Vejam quais foram os animais e o nome da amiga:
■segunda-feira – Cachorro
■terça-feira – Gato
■quarta-feira – Louro
■quinta-feira – Burro
■sexta-feira – Galo
■sábado – combinado de brincar com Lorena
■domingo – todos o animais juntos e Lorena
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22407
Um dia desses
Criança é uma incógnita sempre. Nunca dá pra saber o que estão realmente pensando e o de onde tiram as famosas frases desconcertantes, não é mesmo? Mas é isso que torna fascinante o fato de ser pai ou mãe. Isso que inspira e enriquece a difícil, mas prazerosa, tarefa de educar os filhos.
As descobertas surpreendem aos pequeninos e a nós, babões de plantão (nesse “ninho de mafagafos” pode-se incluir todo mundo: pais, mães, tios, padrinhos, avós etc). Desde o dedinho que serve de brinquedo e para colocar na boca até mesmo os primeiros traços da puberdade. Por exemplo, seus filhos se confundem com datas? Eles perguntam quando vai chegar o dia que o papai e a mamãe estão em casa ou que eles podem sair para brincar com os amigos, sem o compromisso de ir à escola? Então conheça o João e saiba como ele conseguiu entender melhor isso tudo.
João é um garotinho muito curioso, mas como toda criancinha, ainda se confunde com datas e dias da semana. A mãe tenta ajudar, mas João não entende nada. Porém, os acontecimentos de sua primeira semana na escola contribuem para que ele vivencie o problema e aprenda de vez os dias da semana. O livro “Um dia desses” de Ana Maria Machado, da coleção Barquinho de Papel da editora Ática, é muito dinâmico e ajuda a criança a compreender quais são os dias da semana. A obra possui um colorido especial e não digo isso somente por causa de suas ilustrações, com estilo mais solto e repleto de cores, mas também por suas rimas, o que dá ritmo e graça à leitura. Ana Maria Machado consegue ainda colocar vida na leitura, adentrando no universo infantil, ao colocar João interagindo com seus amigos, sejam eles humanos ou animais. A leitura é gostosa e as crianças adoram.
Esse livro é muito especial, pois cativa muito a criançada. Uma dica: certifiquem-se de que não há nada que vai roubar-lhes a atenção e leiam tentando fazer as vozes dos bichos, cada uma com um tom ou sotaque diferente. Fiz isso uma vez para a minha filha mais velha e toda vez ela pedia para ler de novo. Quando outra pessoa lia sem imitar as vozes ela ouvia, mas queria do “meu” jeito. Então, quando eu voltava do trabalho, pedia para que eu lesse novamente, para ela dormir, mas dando vida aos personagens. Hoje ela é uma das que o interpreta para a minha filha mais nova. Claro, com as vozes de cada personagem.
Manoel Gonçalves
Sugestão artística:
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.