Eleições 2012
Sugestões
Vejam tudo aqui:
Turma da Mônica Eleições
Aqui tem:
Sucata e Arte - Urna com caixa de papelão
Urna Eletrônica para recortar e montar
Título de Eleitor em branco para imprimir
Título de Eleitor e Cédula de votação
Elegendo um líder para a sala
Dicas - Trabalhando o horário político
Paródias - Musiquinhas para Campanha
SANTINHOS - Faça os seus!
http://www.pragentemiuda.org/2010/10/especial-eleicoes-na-escola.html
Objetivos:
Levar a criança a compreender a cidadania como participação social e política e exercitar e desenvolver essa cidadania
Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações
Apresentar as características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional
Ensinar a debater, avaliar, criticar e questionar a realidade
Aproximar a criança do conceito de democracia e ajudá-la a entender o que representa uma eleição, a função do voto, do título de eleitor e da inviolabilidade da urna
Compreender a importância dos compromissos assumidos em uma eleição pelos candidatos aos diversos cargos em disputa.
Atividades Sugeridas
Trabalhar a "igualdade de oportunidades", aproveitando para mostrar que em nosso sistema eleitoral os partidos com maior representação política têm mais tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV, por exemplo. Na escola, porém, os alunos dispõem do mesmo espaço para suas campanhas. Eles recebem apenas uma folha de sulfite para fazer um pequeno cartaz com o seu nome e suas propostas.
Explique aos alunos sobre as funções de um representante de classe e a oportunidade de representar a sua turma na busca de melhorias para o dia a dia na escola.
Tire as dúvidas dos alunos sobre o processo eleitoral e explique que todos irão dispor de mesmo espaço e tempo para divulgação de suas ideias, por meio de cartaz e de um pronunciamento para a classe.
Explique também que não é permitido trazer balas, doces ou qualquer tipo de brinde para conquistar a simpatia dos colegas. A campanha deve se fortalecer somente com base nas propostas dos candidatos!
Marque um dia para a eleição e explique que a votação acontecerá por voto secreto, para não haver constrangimentos entre os colegas.
Peça que os candidatos tragam uma foto 3 x 4 e, com ela, faça uma cédula no computador. Faça também um título eleitoral para cada aluno com nome completo, número de chamada na classe, turma e período.
Confeccione uma urna com caixa de papelão e uma cabine eleitoral. (MODELO AQUI)
No dia marcado, peça ajuda a dois voluntários para fazer o papel dos mesários. Um vai organizar a fila de votação e o outro vai marcar os nomes de todos os alunos que compareceram.
Depois que todos tiverem votado, faça a apuração na presença dos candidatos e divulgue o nome do vencedor na sala.
Organize uma pequena cerimônia de posse onde mais uma vez o representante de classe será lembrado de suas funções. Nesse dia, o aluno eleito recebe uma faixa, como a de Presidente da República. Veja modelo AQUI.
Avalie as proposta e incentive nas reivindicações. Ex. Lixo nas Escolas, qualidade na merenda, brigas no recreio, aquisição de computadores ou outros materias para a escola.
Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre os candidatos à Presidência da República, a política atual e tudo o que lhes chamar atenção sobre o assunto nos jornais e revistas atuais.
Monte um mural com essas notícias, com fotos e comentários dos alunos, criticando ou elogiando os acontecimentos pesquisados.
Discuta com eles alguns dos escândalos políticos e as possíveis formas de controle social para evitar que essas histórias se repitam.
Exponha a questão da importância do voto como forma de controle social e manifestação da vontade do povo.
Discuta o que poderia ser feito pelos alunos e pela coordenação para que a escola se tornasse um lugar ainda melhor de se freqüentar.
Sugira que os alunos façam propostas para que isso seja viabilizado e que os interessados se candidatem a representante de classe.
Realize eleições para eleger o representante por meio de voto direto e secreto, com apuração pública.
Peça aos alunos que pesquisem sobre os sistemas políticos de monarquia e de república e também as diferenças entre ditadura e democracia.
Eles devem trazer nomes de políticos que já governaram nesses termos, com detalhes sobre seus mandatos (o que fizeram de interessante ou de ruim para o país).
Discuta com eles o que esses governantes poderiam ter feito para que o Brasil fosse um país melhor hoje.
Monte uma linha do tempo com os principais acontecimentos do Brasil real e outra linha paralela com realizações que poderiam ter acontecido num Brasil ideal.
Discuta com os alunos possíveis melhorias para serem implantadas na escola, tornando-a um lugar melhor para todos.
Sugira que os alunos façam propostas para que elas sejam viabilizadas e que os interessados se candidatem a representante de classe.
Realize eleições para elegê-lo por meio de voto direto e secreto, com apuração pública.
Cidadania - Turma da Mônica
Pra quem quer falar sobre Cidadania no projeto e atividades sobre eleições esta é uma ideia maravilhosa. O Gibi da Turma da Mônica CIDADANIA traz uma história com a turma que esclarece o assunto para os pequenos. Tem também atividades, passatempos...
Para baixar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.