Giovanna Mazetto
O leitor em processo é aquele que já possui domínios relativos da leitura em termos de mecanismo, estrutura e sentido.
Conteúdo e forma devem sempre estar presentes para aguçarem o interesse do leitor em conhecer o mundo.
O pensamento lógico já se mostra mais organizado e as operações mentais começam a ficar mais complexas.
O espanto e o maravilhamento são boas estratégias nesta fase, e o enredo já se torna mais significativo e marcante. Por isso, contos de aventura e humor, fábulas, lendas e poesias ampliam as possibilidades de encontro com o livro.
O mundo vai se tornando maior, e, nesse abrir de janelas, a literatura tem uma participação fundamental!
Malê nasceu no outono, com manchinhas na pele que se tornaram sua primeira coleção.
Conforme ia crescendo, juntava e catalogava seus objetos preferidos em cada fase:
folhas de árvores, dinossauros, músicas.
Mas foi sem muito planejar que ele acabou por montar a mais importante coleção de sua vida.
A história:
Por causa de suas manchinhas de nascimento, sua mãe dizia que eram sua primeira coleção. Quando Malê foi crescendo, as manchinhas foram sumindo, então ela logo começou outra coleção, desta vez trazia para casa folhas secas. Juntava e catalogava seus objetos preferidos, conforme seu crescimento. Quando começava uma nova coleção ela se desfazia da anterior. Bom sinal de desapego, né? Bonecas, dinossauros e músicas no celular, além de mau humor da adolescência, foram alguns itens colecionáveis dela.
Colecionou livros também e esta ela não se desfez, levou consigo para a vida adulta. Malê casou, teve filhos, netos. Sentiu o amor único que recebera dos pais durante toda sua vida e assim percebeu que esta era a coleção mais comovente e duradoura, sem catálogo, pesquisas ou organizações.
TCTs: cidadania e civismo (direitos da criança e do adolescente; educação e direitos humanos; vida familiar e social); multiculturalismo (diversidade cultural).
Tópicos para orientação do professor: constituições familiares, construções de identidade; direitos da criança; elementos da natureza; percepção corporal
Editora Sowilo: AQUI
Atividade sugerida:
- O que é uma coleção? - O que é uma colecionadora?
- Quem, dentre eles tem alguma coleção? Qual?
- Quem conhece alguém que tenha uma coleção? Qual?
Após debaterem sobre o significado e sentido de coleção, faça
um apanhado e conclua com eles, caso necessário, complemente
com alguns fundamentos para que o conceito de coleção fique claro.
Exemplo: COLEÇÃO: ato de colecionar: escolher entre determinados objetos aqueles que formem um conjunto com características
comuns, reunião ordenada de objetos de interesse estético, cultural
ou científico.
Solicite que tragam suas coleções. Faça questionamentos sobre. Roda de leitura com A colecionadora e produção de textos: "A maior coleção do mundo".
Atividades sobre classificação e agrupamento que são importantes conceitos matemáticos iniciais. Trago algumas ideias para trabalhar com o conceito de coleções em sala de aula no ensino fundamento, alinhado à BNCC.AQUI
Aulas:
Construindo uma coleção: AQUI
Representando e comparando quantidades: AQUI, AQUI
No Linguagem: Coleções: AQUI
Oiii, sabe que eu também adoro colecionar coisinhas...E quem não gosta não é? Portanto, a história vem ratificar a importância de valorizarmos o interesse por determinados assuntos ou objetos. É um bom conteúdo para explorarmos em sala de aula. Bjs.
ResponderExcluir