BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, maio 22, 2022

A colecionadora>Conceito de agrupamentos/Coleções>Atividades literárias>22/05/2022

 

Giovanna Mazetto
O leitor em processo é aquele que já possui domínios relativos da leitura em termos de mecanismo, estrutura e sentido.
Conteúdo e forma devem sempre estar presentes para aguçarem o interesse do leitor em conhecer o mundo.
O pensamento lógico já se mostra mais organizado e as operações mentais começam a ficar mais complexas.
O espanto e o maravilhamento são boas estratégias nesta fase, e o enredo já se torna mais significativo e marcante. Por isso, contos de aventura e humor, fábulas, lendas e poesias ampliam as possibilidades de encontro com o livro.
O mundo vai se tornando maior, e, nesse abrir de janelas, a literatura tem uma participação fundamental!

Malê nasceu no outono, com manchinhas na pele que se tornaram sua primeira coleção.
Conforme ia crescendo, juntava e catalogava seus objetos preferidos em cada fase:
folhas de árvores, dinossauros, músicas.
Mas foi sem muito planejar que ele acabou por montar a mais importante coleção de sua vida.

A história:
Por causa de suas manchinhas de nascimento, sua mãe dizia que eram sua primeira coleção. Quando Malê foi crescendo, as manchinhas foram sumindo, então ela logo começou outra coleção, desta vez trazia para casa folhas secas. Juntava e catalogava seus objetos preferidos, conforme seu crescimento. Quando começava uma nova coleção ela se desfazia da anterior. Bom sinal de desapego, né? Bonecas, dinossauros e músicas no celular, além de mau humor da adolescência, foram alguns itens colecionáveis dela.
Colecionou livros também e esta ela não se desfez, levou consigo para a vida adulta. Malê casou, teve filhos, netos. Sentiu o amor único que recebera dos pais durante toda sua vida e assim percebeu que esta era a coleção mais comovente e duradoura, sem catálogo, pesquisas ou organizações.

TCTs: cidadania e civismo (direitos da criança e do adolescente; educação e direitos humanos; vida familiar e social); multiculturalismo (diversidade cultural).

Tópicos para orientação do professor: constituições familiares, construções de identidade; direitos da criança; elementos da natureza; percepção corporal

Editora Sowilo: AQUI

Atividade sugerida:

- O que é uma coleção? - O que é uma colecionadora? - Quem, dentre eles tem alguma coleção? Qual? - Quem conhece alguém que tenha uma coleção? Qual? Após debaterem sobre o significado e sentido de coleção, faça um apanhado e conclua com eles, caso necessário, complemente com alguns fundamentos para que o conceito de coleção fique claro. 

Exemplo: COLEÇÃO: ato de colecionar: escolher entre determinados objetos aqueles que formem um conjunto com características comuns, reunião ordenada de objetos de interesse estético, cultural ou científico.

Solicite que tragam suas coleções. Faça questionamentos sobre. Roda de leitura com A colecionadora e produção de textos: "A maior coleção do mundo".

Atividades sobre classificação e agrupamento que são importantes conceitos matemáticos iniciais. Trago algumas ideias para trabalhar com o conceito de coleções em sala de aula no ensino fundamento, alinhado à BNCC.AQUI

Aulas:

Construindo uma coleção: AQUI

Representando e comparando quantidades: AQUIAQUI

No Linguagem: Coleções: AQUI



Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Oiii, sabe que eu também adoro colecionar coisinhas...E quem não gosta não é? Portanto, a história vem ratificar a importância de valorizarmos o interesse por determinados assuntos ou objetos. É um bom conteúdo para explorarmos em sala de aula. Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios