BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 17, 2022

A joia da girafa>Brincando com sombras>Artes>Gênero contos>Elementos da natureza>17/05/2022


Adriano Messias/Rafa Antón

TCTs: cidadania e civismo (vida familiar e social); meio ambiente (educação ambiental); multiculturalismo (diversidade cultural; educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas culturais brasileiras)

Tópicos para orientação do professor: amizade; animais; culturas africanas; elementos da natureza; filosofia; percepção corporal; psicanálise.

A girafa anoiteceu com um brilho diferente ao lado de seu enorme pescoço. Aquela coisa, em sua maravilha, despertou em cada bicho uma ideia diferente: joia, fruta, fogo, feitiço... Seria a girafa uma deusa? A joia da girafa provoca o leitor a pensar sobre o misterioso objeto do desejo e sobre as miragens e ilusões de óptica que criamos para nós mesmos. Entre a poesia e o encanto, somos bichos que perseguimos, com o recurso das palavras, a verdade que oculta as tramas da ficção que a constituem. A savana africana é o cenário em que esta poética história se passa, entre girafas, búfalos, leões, hipopótamos, elefantes e babuínos.   Editora Sowilo: AQUI

Vídeo-tutorial: AQUI

A história:

Na beleza do anoitecer na savana uma girafa percebe algo. Sua sombra em magníficas poses, como se fosse um modelo na passarela. Que joia era aquela no céu? Ou seria uma fruta? Fogo? Seria a girafa uma deusa? Como pode uma  imagem ao longe atrair e iludir tanto os animais da savana?

Cada animal fez seu comentário na esperança de descobrir o que era aquele brilho prata no céu. A girafa com toda sua altura se destacava, pois aquela joia, as vezes enfeitava seu pescoço, as vezes sua cabeça .O hipopótamo disse que a girafa era feiticeira, já o elefante disse que ela carregava um pedaço do lago...

A imaginação corre solta através das belas ilustrações .Os animais olhavam para a girafa com olhos duvidosos, ela até ficou vaidosa...Mas quando a bola iluminada moveu-se e flutuou sobre a campina, presa em coisa nenhuma, os bichos viram que a girafa, por ser pescoçuda, teve bem perto de si por instantes, uma lua clareando a noite escura.

Que tal fazer um teatrinho de sombras com este conto? Sugestões de moldes dos animais: AQUI

Sombra e luz

Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem construir conhecimentos sobre esses elementos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação. Como? AQUI

Atividades que utilizam sombras são divertidas e simples, por isso os alunos adoram, mas existem bons motivos pedagógicos para os professores que tem a intenção de utilizar este tipo de ferramenta em suas aulasAQUI

Descobrindo sombras:

Esta atividade educativa de ligar cada animal à sua sombra permite que as crianças em idade pré-escolar explorem diferentes movimentos e posturas corporais, proporcionando diversas experiências. Além disso, este material permite explorar, através do lúdico, a percepção rítmica e corporal para se expressar corporalmente por meio de danças, brincadeiras e outros movimentos e situações de interação. AQUIAQUI

Desenhando sombras: AQUI

Projeto luz e sombras: AQUI

Aulas: Luz e sombra: AQUIAQUI

Brincando com sombras: AQUI

Vamos fugir ou pegar?: AQUI

E se fez a sombra: AQUI

Teatro de sombras/Como fazer: AQUIAQUI

História do teatro de sombras/Atividades: AQUIAQUI

Teatro de sombras/Tema dengue: AQUI

Sombras no Linguagem: AQUI

Girafas: AQUIAQUI   Lua: AQUI   

O menino que espiava por dentro: AQUI e AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios