Manoel Filho/
Lili adora fazer doces com o pólen das flores, e já fazia um bom tempo que ela estava de olho num botão de rosa que nascia em frente à sua casa. Porém, no dia em que Lili foi colher o pólen para preparar seu doce favorito, a flor havia desaparecido! Desesperada, a abelhinha sai à procura de seu pequeno botão de rosa. Será que Lili vai encontrar sua flor?
Ouvindo:
A florzinha vermelha: AQUI Polinização e fecundação das flores: AQUI Atividades para imprimir: AQUI
Contexto investigativo/Polinização
Um contexto investigativo sobre polinização na educação infantil envolve criar situações para que as crianças questionem, observem e experimentem a natureza, como ao calçar meias felpudas para simular a forma como as abelhas carregam o pólen, ou ao observar formigas em árvores para entender suas relações com o meio. O objetivo é despertar a curiosidade sobre o processo de reprodução das plantas e a importância dos polinizadores para a produção de alimentos, através de materiais e perguntas que estimulem o pensamento crítico e a interação da criança com o ambiente.
Elementos essenciais de um contexto investigativo sobre polinização
Levar as crianças para observar o ambiente natural, como um parque ou jardim, para que vejam por si mesmas as interações entre plantas e animais.
Perguntas que instiguem a investigação: Fazer perguntas abertas como "O que ficou agarrado à meia?" ou "Como o pólen viaja para outras flores?" para incentivar as crianças a formular suas próprias teorias e a procurar respostas.
Experimentação e interação com materiais: Utilizar materiais que possibilitem a experimentação, como meias felpudas que, ao caminhar, "carregam" pólen, ou lupas e potes para observar as flores de perto, sugere o Projeto Semeando Água e editora realize. Conexão com o cotidiano: Relacionar o processo da polinização com algo que as crianças conhecem, como os frutos que elas comem, mostrando como a polinização é essencial para a vida no planeta, aponta o YouTube.
Registro do aprendizado: Incentivar as crianças a registrarem suas descobertas através de desenhos, e a compartilharem o que aprenderam, como propõe o Portal eduCapes. Exemplo prático: A meia e o pólen
Atividade: Pedir que os alunos usem meias felpudas por cima dos sapatos para um passeio em um local com muitas plantas.
Observação: Após o passeio, conversar sobre o que se "agarrou" à meia.
Roda de conversa: Comparar as meias com os animais polinizadores, que "transportam" o pólen de um lugar para outro, e discutir a importância desse processo para a criação de novas sementes e frutos, de acordo com o Projeto Semeando Água. Fonte: Google
Abelha: Agente polinizador importante: Nesta curta animação, que pode ser assistida pelo público infantil, ensinamos de maneira didática o que é a polinização e qual a importância das abelhas nesse processo. AQUI, AQUI

Linguagem e artes
Como o mel é feito? E fazendo artes: AQUI Atividade sensorial: Fazendo favo de mel: AQUI PDF: Várias sugestões: AQUI Abelha, mel, cocada: PDF: AQUI + Milton C.O. Filho: AQUI O caso do favo de mel: AQUI Adivinhas/Primavera: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.