BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, agosto 23, 2025

Meu pequeno botão de rosa>Estímulos floridos>Polinização>23/08/2025

 
Manoel Filho/

Lili adora fazer doces com o pólen das flores, e já fazia um bom tempo que ela estava de olho num botão de rosa que nascia em frente à sua casa. Porém, no dia em que Lili foi colher o pólen para preparar seu doce favorito, a flor havia desaparecido! Desesperada, a abelhinha sai à procura de seu pequeno botão de rosa. Será que Lili vai encontrar sua flor?

Ouvindo: AQUI
Quintal da cultura: AQUI
Ouvindo: 
A flor vermelha: AQUI
A florzinha vermelha: AQUI
Polinização e fecundação das flores: AQUI
Atividades para imprimir: AQUI

Contexto investigativo/Polinização

Um contexto investigativo sobre polinização na educação infantil envolve criar situações para que as crianças questionem, observem e experimentem a natureza, como ao calçar meias felpudas para simular a forma como as abelhas carregam o pólen, ou ao observar formigas em árvores para entender suas relações com o meio. O objetivo é despertar a curiosidade sobre o processo de reprodução das plantas e a importância dos polinizadores para a produção de alimentos, através de materiais e perguntas que estimulem o pensamento crítico e a interação da criança com o ambiente. 
Elementos essenciais de um contexto investigativo sobre polinização
  • Observação da natureza: 
  • Levar as crianças para observar o ambiente natural, como um parque ou jardim, para que vejam por si mesmas as interações entre plantas e animais.
  • Perguntas que instiguem a investigação: Fazer perguntas abertas como "O que ficou agarrado à meia?" ou "Como o pólen viaja para outras flores?" para incentivar as crianças a formular suas próprias teorias e a procurar respostas. 
  • Experimentação e interação com materiais: Utilizar materiais que possibilitem a experimentação, como meias felpudas que, ao caminhar, "carregam" pólen, ou lupas e potes para observar as flores de perto, sugere o Projeto Semeando Água e editora realize. 
  • Conexão com o cotidiano: Relacionar o processo da polinização com algo que as crianças conhecem, como os frutos que elas comem, mostrando como a polinização é essencial para a vida no planeta, aponta o YouTube. 
  • Registro do aprendizado: Incentivar as crianças a registrarem suas descobertas através de desenhos, e a compartilharem o que aprenderam, como propõe o Portal eduCapes. 
  • Exemplo prático: A meia e o pólen
  • Atividade: Pedir que os alunos usem meias felpudas por cima dos sapatos para um passeio em um local com muitas plantas. 
  • Observação: Após o passeio, conversar sobre o que se "agarrou" à meia. 
  • Roda de conversa: Comparar as meias com os animais polinizadores, que "transportam" o pólen de um lugar para outro, e discutir a importância desse processo para a criação de novas sementes e frutos, de acordo com o Projeto Semeando Água. Fonte: Google
  • Abelha: Agente polinizador importante: Nesta curta animação, que pode ser assistida pelo público infantil, ensinamos de maneira didática o que é a polinização e qual a importância das abelhas nesse processo. AQUIAQUI

Abelhas: AQUI
A abelha: AQUI
Linguagem e artes
Como o mel é feito? E fazendo artes: AQUI
Atividade sensorial: Fazendo favo de mel: AQUI
PDF: Várias sugestões: AQUI
Abelha, mel, cocada: PDF: AQUI
Zilhões de abelhas: AQUI
+ Milton C.O. Filho: AQUI
O caso do favo de mel: AQUI
Mel: AQUI
Rosas: AQUI
Adivinhas/Primavera: AQUI
Flora: AQUI
Flores: AQUI
Polinização/Flores: AQUI
Primavera: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios