"Circuito literário de aprendizagem", uma atividade que busca estimular o desenvolvimento da leitura, do comportamento leitor, da descoberta literária. Uma verdadeira viagem literária, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer diferentes versões de um mesmo texto.
Funciona assim: o circuito conta com cinco pontos de parada, dispostos em formato circular na sala de aula. Porém, a forma e a quantidade dos pontos de parada dependem da proposta, da necessidade de aprendizagem dos alunos e dos objetivos do professor. A duração também pode ser variável. Especificamente esse circuito que eu montei, sobre o clássico da literatura infantil, durou 120 minutos dentro de um mesmo dia de aula, de maneira que foi um dia especial de leitura. É uma ótima forma de oportunizar a leitura e do professor ser modelo de leitor aos alunos.
Vejam as cinco paradas: Nesta sugestão a professora utilizou Chapeuzinho vermelho.
Christine Naumann-Villemin
Edmundo Bigfuça tem fome. Muita, muita fome. Esta com uma vontade louca de comer um coelho. Um bom e grande coelho... Mas quem diz "urbano" diz também "vizinhos"... Isso é o que vai descobrir Edmundo Bigfuça!
Baú da Camilinha
Sobre a história
Claudia Maria Vasconcelos
O lobo é um bicho que impõe respeito. Um lobo faminto então, nem se fale.
A fome do lobo é a história de um lobo que acordou com fome, com muita fome, e saiu pela floresta decidido a comer o primeiro que cruzasse o seu caminho.
Mas esta fera só não podia imaginar que fazer uma simples refeição seria tão complicado.
Porque no seu caminho encontrou bichos espertos que, com um pouco de lábia, conseguiram tapeá-lo.
Assim, A fome do lobo é um conto que tem inspiração em histórias antigas como Os três porquinhos, histórias que mostram os mais fracos argutamente enganarem e vencerem o vilão, mas vai além.
Pois essa aqui é uma história de conciliação: ao fim e ao cabo, o que dissolve a tensão e encerra tudo num grand finale não é a astúcia, mas a bondade.
Imagine que este lobo faminto - e cada vez mais feroz -, de tanto caminhar, chegue à sua casa, e entre na sua sala.
O que você faria?
O que faria a sua família?
A avó da narradora de A fome do lobo tem uma sacada incrível, mas para conhecê-la é preciso que você leia essa história.
Ouvindo a história
Aqui mais uma dica imperdível sobre chapeuzinhos e afins. Interessante como a obra Chapeuzinhos coloridos de José Roberto Torero é trabalhada nas aulas literárias.
Temas abordados: Apreciação da leitura, transposição oral/escrita, interpretação de texto (conteúdo explícito e implícito), produção de texto coletiva e individual, análise e aplicação de conceitos estruturais do texto tendo em vista coesão e coerência, paragrafação, pontuação, concordância e ortografia. Expansão de vocabulário, criatividade e expressão do humor. AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.