Eliandro Rocha
Vida de príncipe não é nada fácil. Ainda mais se você tem que ir para a escola de príncipes encantados. Aulas de equitação, esgrima, boas maneiras, bravura... Tudo como manda a tradição. Mas Valentino era diferente, não queria ser mais um príncipe encantado qualquer, ele queria outra coisa. Nesse novo livro Eliandro Rocha quebra paradigmas e nos mostra que valentia mesmo é ter coragem de seguir o próprio coração.
Na busca por um projeto envolvente e significativo, pensou-se em um tema envolvente, que combina-se imaginação e aventuras com a matemática e vida. Para isso, pretendo trabalhar este projeto a partir do livro “Escola de Príncipes Encantados” do autor Eliandro Rocha, sobre a proposta de construir um estudo sobre a matemática, através do enredo da história, que envolve duas profissões: a costura e a arquitetura, dois sonhos que se tornam realidade. Com a história, procurarei apresentar o envolvimento da matemática a partir de um projeto a nível de pesquisa científica, contextualizado em diferentes situações e conhecimentos que estão presentes em nosso cotidiano.
Outro projeto
Um príncipe que não quer ser encantado. Uma princesa que quer ser rainha. É possível ser feliz para sempre? A partir da leitura do livro “Escola de Príncipes Encantados” de Eliandro Rocha, foi proposta aos alunos uma reflexão sobre o que significa para cada um ser feliz, de que forma podemos alcançar nossos sonhos e nossas metas, como desejaremos ser lembrados pelas outras pessoas, como agimos na comunidade em que estamos inseridos (família, escola, grupos sociais). Gerando diversas atividades:
1. Criação de figurinos de príncipes ou princesas, adaptando-os à nossa realidade e usando a criatividade;
2. Elaboração da biografia do personagem (príncipe ou princesa) criado;
3. Desfile dos Figurinos, bem como dos estilistas que participaram da criação, no dia 18 de maio, como culminância do projeto.AQUI
Desdobrando para conceito de agrupamento
O que a criança aprende com coleções?
O hábito de colecionar alguma coisa dá a criança a oportunidade única de criar algo totalmente alinhado ao seu perfil e preferências, que ainda poderá ser compartilhado com os outros. Também facilita o convívio social com as outras crianças que tenham as mesmas afinidades. Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.
Assim, pouco importa quais serão os objetos que a criança vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma opção para preencher aqueles períodos de ociosidade com alguma coisa capaz de potencializar sua cognição. Nasce assim uma criança que tem objetivos simples, mas bem definidos. Essa prática de definir objetivos, acredite, vai significar muito no seu futuro.
Outra coisa que deve ser mencionada. Como não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu círculo relacionamentos para troca de objetos.
Inicialmente uma Coleção deve começar como um hábito sem fins lucrativos. A ideia é que a criança o desenvolva como disciplina, como um motivo para se tornar mais organizada e responsável, aceitar com mais naturalidade os desafios e criar em si o sentimento de que é a principal responsável pelo traçado dos seus objetivos na vida.
Com a coleção podemos também trabalhar e desenvolver habilidades matemáticas fundamentais na escola desde a Educação Infantil, por meio de diferentes situações-problema. Assim, as crianças constroem noções de números, quantidades e grandezas de forma lúdica.Fonte
Aulas
Construir coleções
Formando coleções
Coleções e adição
Subtração + parlenda
Agrupamento e reagrupamento
Conjunto de base
Estimativa
Jogo amarradinho
Contando coleções
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.