BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, agosto 28, 2021

Morro dos ventos>Eu estou aqui>Poderia>Atividade literária>Emoção/Perda>Paz>Refugiados>Releitura de obras>28/08/2021

 

Otávio Junior

De forma poética, esse livro oferece às crianças a chance de serem ouvidas: são várias as vozes clamando por paz. Mais do que falar de situações de violência que fazem parte da vida de tantos cidadãos brasileiros, esse livro resgata o desejo verdadeiro de uma criança de estar amparada e saber que os seus também estarão. Uma narrativa delicada sobre perda, violência e, principalmente, amor e esperança, escrita por Otávio Jr. e ricamente ilustrada por Letícia Moreno.

Sinopse: O livro é dedicado à mãe da menina Agatha Félix (preta, 8 anos), que morreu por disparo na PM no Complexo do Alemão. O livro, de um jeito muito delicado, narra sobre uma menina que mora numa favela onde há tiroteio o tempo todo. Quando estão na escola, as crianças precisam agachar no chão até que a “paz” volte. Uma paz efêmera, que apenas significa a volta ao padrão normal de um cotidiano sem tiros. Isso não é expressamente dito, mas sugerido, inclusive com a ilustração de Letícia Moreno. A protagonista sofre porque perdeu sua melhor amiga num tiroteio. Então, já não aguentando de tanta dor, sobe até o topo do morro e dá um berro bem alto. Em seguida, todas crianças começam a berrar também. E o que elas berram? Berram PAZ.

Curiosidade: o título do livro remete-nos ao livro de Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes. Apesar deste clássico tratar de um lar aristrocrata, ali vigora um clima de pessimismo. E o morro dos ventos da favela, apesar de todas as dificuldades, ainda é proclamado como um lugar otimista, onde crianças clamam pela paz.

CV Otávio Junior: (Rio de Janeiro, 1983) é um escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no estado do Rio de Janeiro. Nasceu e mora no Complexo do Alemão, onde faz muitos projetos com leitura, e no Complexo da Penha também. Aqui uma entrevista curtinha sobre seus projetos: AQUI

Sobre suas obras: AQUI

Suplemento literário: AQUI

A históriaAQUI

O garoto da camisa vermelha: AQUI

Da minha janela: AQUI

Como seria se você tivesse nascido em outro lugar? E precisasse fugir? Mudar de país?

Maísa ZakZuk

Morar em um novo país, aprender uma nova língua, fazer novos amigos... Foram esses os desafios enfrentados por Sebastien, que veio do Haiti, por Rimas, nascida na Líbia, e pelas outras dez crianças que você irá conhecer neste livro. Todas elas precisaram deixar a sua terra natal por diferentes motivos, como guerra civil, conflitos políticos, desastre natural ou crise econômica. Seja como refugiadas ou imigrantes, essas crianças estão aqui, reconstruindo uma nova vida no Brasil. Confira a emocionante história de cada uma delas. São depoimentos repletos de coragem, sabedoria e esperança. Histórias de quem aprendeu, muito cedo, a lutar por seu lugar no mundo.

Livro PDF: Trecho: AQUI

Todo mundo é misturado: AQUI

Joana Raspall

Proposta de trabalho: AQUI
A obra permite trabalhar temas como empatia, identidade, solidariedade, compaixão, imigração e preconceito. Desde muito cedo, todos nós temos de aprender a conviver com o outro, seja em casa, na escola, em lugares públicos etc. Esse outro pode ser muito parecido conosco ou muito diferente. Afinal, cada um tem uma história e veio de determinado lugar. Mas será que só devemos ser amigos e ajudar aqueles com os quais nos identificamos? Como uma forma de aproximar e conscientizar os alunos, que tal cada um contar a história de um colega? Pode ser oralmente, com ilustrações, uma história em quadrinhos ou mesmo uma biografia. Depois disso, eles também podem pesquisar sobre a vida de outras pessoas – um jogador de futebol, um cientista, um autor. Partindo de nossas diferenças, vamos valorizar o que nos une!

Um porco vem morar aqui:

 De forma delicada e engraçada, essa fábula mostra como, muitas vezes, julgamos as pessoas por preconceitos, que nos impedem de enxergar a realidade. A rejeição do porco deixa à mostra também como muitos imigrantes são tratados nos países para onde vão.

AQUI

Explorando as obras da afegã Shamsia Hassani
Interpretação: Blog Arte e Manhas da Língua
São várias obras com questionamentos reflexivos
Refugiados: AQUI
Projeto juntos pela paz: AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios