Pequenas ternuras
Gentilezas
Boas maneiras
Quando um Porco se muda para o apartamento vago, os outros bichos ficam apavorados. 'Porcos são sujos e bagunceiros', dizem Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo, e logo culpam seu novo vizinho por tudo que acontece de errado. Mas quando vão visitá-lo para reclamar, descobrem o quanto tinham se enganado! Esta visão humorística dos preconceitos sobre vizinhos é lindamente ilustrada com aquarelas espirituosas da autora Claudia Fries.
1) Você se lembra de alguma expressão que é típica do lugar onde você mora?
2) Você já foi criticado alguma vez por falar/escrever alguma palavra errada? Lembra-se
qual foi o erro cometido?
3) Você costuma corrigir as pessoas quando as ouve dizer/escrever alguma coisa "errada"? Fonte
Sugestão para o professor
Quando um Porco se muda para o apartamento vago, os outros bichos ficam apavorados. "Porcos são sujos e bagunceiros", dizem Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo, e logo culpam seu novo vizinho por tudo que acontece de errado. Mas quando vão visitá-lo para reclamar, descobrem o quanto tinham se enganado!
Esta visão humorística dos preconceitos sobre vizinhos é lindamente ilustrada com aquarelas espirituosas da autora Claudia Fries.
Reflexões para a leitura
· Você gosta de porco na mesa? Explicar os dois sentidos ("porco", aquele que não tem educação quando come e a carne de "porco" que se come).
· Comente o que o povo diz: "Às vezes as aparências enganam".
· Você tem alguma história a contar sobre: "Estava enganado, eu não gostava de... até que descobri..."
· O que é preciso para julgar as pessoas?
· Quando chega um novo morador no seu prédio ou em sua rua, como você se comporta?
E na sua sala, na escola, quando chega um aluno novo?
Sugestões para trabalhar com a leitura
· Veja os personagens na página 2 e compare-os nas páginas 4 e 5. O que eles estão fazendo? Você pode tirar alguma conclusão, por ver que cada um tem bem definido o que sempre faz? Procure na história e a ponte outras ilustrações que comprovem a sua resposta.
· Gabriela Galinha se referiu aos porcos (na página 7) dizendo que são “..., ..., ...”. Como você pode provar que ela estava enganada porque tinha uma idéia preconcebida, era um preconceito? Descreva as características de Porco.
· Faça um teste de memória: observe bem a 2ª capa e a página 1. Depois observe no final a página 28 e a 3ª capa. Quais as diferenças entre o que viu no prédio, na rua e nos animais que estão passando?
· Discutir o que é preconceito e como respeitar as diferenças individuais e culturais (Tema Transversal).
· Ler "Vó Nana", editado pela Brinque-Book, e trazer Neta para morar neste prédio com Porco. Eles vão se dar bem, com certeza. Descubra por quê.
Um dia, quando Gabriela Galinha estava pendurando a roupa no varal,
o Doutor Raposo saudou-a com uma notícia: um novo vizinho
mudaria naquele dia para o prédio.
Clóvis Coelho dizia:o Doutor Raposo saudou-a com uma notícia: um novo vizinho
mudaria naquele dia para o prédio.
— Espero que venha um gato limpo ou um tatu ordeiro.
— Ai, ai! — suspirou Gabriela.
— Tomara que seja alguém sossegado
— Tomara que seja alguém sossegado
e asseado.
— Logo eles ouviram o novo inquilino chegando.
— Meu Deus! — exclamou Gabriela.
— É... um porco!
— É... um porco!
Um porco vem morar aqui!
Assim não dá, todo mundo sabe que os porcos são bagunceiros,
sujos lamacentos.
Mais tarde, Doutor Raposo se encontrou com o porco que carregava lenha,
aliás mais derrubava pela calçada, do que carregava.
Doutor Raposo foi reclamar com Gabriela Galinha.
— Que bagunça! Aquele porco deixou lenha espalhada pela calçada.
Quando Gabriela olhou pela janela não viu nada.
Ela achou que o Doutor Raposo havia varrido tudo,
mas na verdade quem varreu foi o porco, e
depois subiu para acender a lareira.
Ela achou que o Doutor Raposo havia varrido tudo,
mas na verdade quem varreu foi o porco, e
depois subiu para acender a lareira.
Depois foi a vez da Galinha.
Ao ver o porco chegando, se escondeu e o viu derrubando
um saco de farinha que se espatifou, espalhando a farinha no chão.
Ao ver o porco chegando, se escondeu e o viu derrubando
um saco de farinha que se espatifou, espalhando a farinha no chão.
Gabriela Galinha foi reclamar com Clóvis Coelho:
— Aquele porco deixou a entrada do prédio coberta de farinha.
Quando Clóvis foi olhar, não viu nada e achou que Gabriela tinha limpado.
Mas foi o porco que varrera e limpara todo o chão.
Depois, ele foi para a cozinha fazer biscoito de canela.
Clóvis Coelho estava curioso para saber o que estava acontecendo
e não pôde acreditar quando viu o porco levando lama
para seu apartamento, a lama escorria pelo chão e o porco pisava nela,
Mas foi o porco que varrera e limpara todo o chão.
Depois, ele foi para a cozinha fazer biscoito de canela.
Clóvis Coelho estava curioso para saber o que estava acontecendo
e não pôde acreditar quando viu o porco levando lama
para seu apartamento, a lama escorria pelo chão e o porco pisava nela,
deixando rastros de pegadas enlameadas.
Clóvis foi correndo contar para Dr. Raposo e Gabriela.
Clóvis foi correndo contar para Dr. Raposo e Gabriela.
Os amigos indignados foram ver a sujeira mas,
já estava tudo limpo e eles pensaram
já estava tudo limpo e eles pensaram
que Clóvis limpara.
O porco já havia lavado a escada três vezes e não era lama,
mas argila que ele utilizava
mas argila que ele utilizava
para fazer cerâmica na sua oficina.
Indignados com tanta sujeira, decidiram ir conversar com o porco.
— Se o porco quer morar no nosso prédio terá que
se comportar direito.
Senão ele vai ter que ir embora1
se comportar direito.
Senão ele vai ter que ir embora1
— Disse Gabriela Galinha
Tocaram a campainha: Blim-blom! Blim-blom!
— Oh... Olá! — disse o porco.
E para surpresa de todos, um aroma doce de rosquinhas
E para surpresa de todos, um aroma doce de rosquinhas
de canela emanou pelo corredor e eles escutaram
o fogo crepitando na sala do porco.
o fogo crepitando na sala do porco.
— Vimos uma bagunça na entrada do prédio — começou a dizer o Dr. Raposo!
— Ah! peço mil desculpas e espero que eu tenha limpado tudo direitinho. — O Doutor
Raposo, Gabriela Galinha e Clóvis Coelho ficaram admirados e arrependidos por terem achado que ele era um verdadeiro porco.
Então os bichos, continuando a conversa, perceberam que fora o próprio porco que limpara tudo o que sujou.
— Meu nome é Henrique — falou o Porco.
— Querem lanchar comigo?
E todos aceitaram. Ficaram espantados ao ver como era clara e
asseada a cozinha de Henrique. Admiraram as xícaras e os potes feitos em sua oficina.
Ele também confeccionou um jogo com peças especiais para
todos seus novos vizinhos.
asseada a cozinha de Henrique. Admiraram as xícaras e os potes feitos em sua oficina.
Ele também confeccionou um jogo com peças especiais para
todos seus novos vizinhos.
— Seu apartamento é lindo!
— disseram os vizinhos, saboreando os biscoitos e imaginando
— disseram os vizinhos, saboreando os biscoitos e imaginando
as tardes agradáveis que passariam juntos.
Que vizinho maravilhoso eles tinham!
Ouvindo a história: AQUI
Projeto de leitura: AQUI
Livro pdf: AQUI
PLANO DE AULA
Sequencia Didática
Tema
Despertando a consciência de cidadania, Tolerância e Respeito
Obra
Um Porco Vem Morar Aqui!
Claudia Fries
Sinopse
Quando um Porco se muda para um apartamento vago, os
outros bichos ficam apavorados.
"Porcos são sujos e bagunceiros", dizem Gabriela Galinha,
Clóvis Coelho e Doutor Raposo, e logo culpam seu novo
vizinho por tudo que acontece de errado.
Mas quando vão até o apartamento do inusitado
vizinho para reclamar da bagunça que acreditam que ele tem
causado, descobrem o quanto tinham se enganado.
outros bichos ficam apavorados.
"Porcos são sujos e bagunceiros", dizem Gabriela Galinha,
Clóvis Coelho e Doutor Raposo, e logo culpam seu novo
vizinho por tudo que acontece de errado.
Mas quando vão até o apartamento do inusitado
vizinho para reclamar da bagunça que acreditam que ele tem
causado, descobrem o quanto tinham se enganado.
Público alvo
3º ano do Ensino Fundamental
Disciplinas
Língua Portuguesa e Literatura, Geografia,
Informática e Artes.
Informática e Artes.
Temas Transversais
Pluralidade Cultural e ética e cidadania.
Tempo Previsto
2 semanas (aproximadamente).
Material a ser utilizado
Livro literário, LIE (laboratório de Informática Educacional ),
Data Show, Internet e argila.
Data Show, Internet e argila.
Objetivos
• Incentivar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
• Realizar atividades em grupo para trocas de experiências,
e interação, promovendo o respeito mútuo.
e interação, promovendo o respeito mútuo.
• Despertar o interesse em valorizar a higiene no ambiente
escolar e familiar.
escolar e familiar.
• Incentivar o interesse pela leitura.
• Utilizar o Data show como técnica para refazer uma leitura
coletiva da obra estudada.
coletiva da obra estudada.
• Compreender a importância da informática para a
melhoria da qualidade das aulas.
melhoria da qualidade das aulas.
• Inferir que a sociedade é formada por um conjunto de
pessoas que possuem diferenças culturais, econômicas e sociais.
pessoas que possuem diferenças culturais, econômicas e sociais.
• Pesquisar na internet sobre a arte em argila.
• Recontar a história com criatividade.
Expectativas de Aprendizagem
• Reconhecer no texto relações entre personagens e ações;
• Reconhecer em texto narrativo a relação de causa e
consequencia em ações de personagens;
consequencia em ações de personagens;
• Ler oralmente com ritmo e entonação;
• Reescrever textos lidos ou ouvidos;
• Reproduzir textos expressando opiniões,
sentimentos e experiências.
sentimentos e experiências.
• Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o
bem- estar e para a convivência social.
bem- estar e para a convivência social.
• Aplicar as medidas de prevenção da saúde através da
observação das atitudes e cuidados com o próprio corpo e com
o corpo do outro.
observação das atitudes e cuidados com o próprio corpo e com
o corpo do outro.
• Identificar as características dos bairros
(residencial,
(residencial,
comercial, industrial, lazer);
• Representar o bairro através de desenho;
• Reconhecer que a argila é um recurso natural aproveitado
pelo homem;
pelo homem;
• Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes
entre as pessoas pertencentes ao mesmo grupo social.
entre as pessoas pertencentes ao mesmo grupo social.
• Inferir a importância do comportamento ético e do exercício
da cidadania no convívio social.
da cidadania no convívio social.
• Identificar por meio da contextualização que arte e imagem
permitem viagens em diferentes tempos e espaços territoriais,
culturais e imaginários.
permitem viagens em diferentes tempos e espaços territoriais,
culturais e imaginários.
• Aprender a utilizar a informática e a internet como
ferramenta educacional e não apenas como lazer.
ferramenta educacional e não apenas como lazer.
Atividades
Atividade 1
Promover um momento de conversa informal com
arguições e questionamentos com os alunos,
fazendo uma averiguação dos conhecimentos prévios sobre as
seguintes questões:
arguições e questionamentos com os alunos,
fazendo uma averiguação dos conhecimentos prévios sobre as
seguintes questões:
Você gosta de porco na mesa?
Explicar os dois sentidos
("porco", aquele que não tem educação quando come e a
carne de "porco" que se come).
Explicar os dois sentidos
("porco", aquele que não tem educação quando come e a
carne de "porco" que se come).
Comente o que o povo diz:
"Às vezes as aparências enganam".
Você tem alguma história a contar sobre:
"Estava enganado, eu não gostava de...até que descobri..."
"Às vezes as aparências enganam".
Você tem alguma história a contar sobre:
"Estava enganado, eu não gostava de...até que descobri..."
O que é preciso para julgar as pessoas?
Quando chega um novo morador no seu prédio ou em sua rua,
como você se comporta?
Quando chega um novo morador no seu prédio ou em sua rua,
como você se comporta?
E na sua sala, na escola, quando chega um aluno novo?
Atividade 2
Organizar uma roda para a leitura do livro:
Um porco vem morar aqui!
Um porco vem morar aqui!
Realizar comentários sobre o livro lido, respeitando
a opinião do grupo;
a opinião do grupo;
Veja como são os personagens da história e Compare-os.
O que eles estão fazendo? Você pode tirar alguma conclusão,
por ver que cada um tem bem definido o que sempre faz?
Procure na história e a ponte outras ilustrações que
comprovem a sua resposta.
O que eles estão fazendo? Você pode tirar alguma conclusão,
por ver que cada um tem bem definido o que sempre faz?
Procure na história e a ponte outras ilustrações que
comprovem a sua resposta.
Gabriela Galinha se referiu aos porcos, no início da história,
dizendo que são “sujos e bagunceiros”.
Como você pode provar que ela estava enganada
porque tinha uma idéia preconcebida, era um preconceito?
Descreva as características de Porco, personagem da história.
dizendo que são “sujos e bagunceiros”.
Como você pode provar que ela estava enganada
porque tinha uma idéia preconcebida, era um preconceito?
Descreva as características de Porco, personagem da história.
Discutir o que é preconceito e como respeitar as diferenças
individuais e culturais (Tema Transversal).
individuais e culturais (Tema Transversal).
Atividade 3
Realizar uma visita ao LIE (laboratório de informática
educacional) para visualizar a apresentação do livro em
power point (slides).
educacional) para visualizar a apresentação do livro em
power point (slides).
Realizar o reconto da história, explicando a importância
da escrita, analisando o uso correto da pontuação e
explorando a criatividade das crianças.
da escrita, analisando o uso correto da pontuação e
explorando a criatividade das crianças.
Produzir um livro de reconto, utilizando todos os textos
produzidos pelos alunos.
produzidos pelos alunos.
Atividade 4
Ao analisar a história: Um porco vem morar aqui, que
se passa em um ambiente residencial, destacar as características
do bairro: residencial, comercial e industrial.
se passa em um ambiente residencial, destacar as características
do bairro: residencial, comercial e industrial.
Fazer uma relação com o convívio de cada criança
e construir uma representação através de maquete, com
as características do espaço de vivência de cada aluno.
e construir uma representação através de maquete, com
as características do espaço de vivência de cada aluno.
Atividade 5
Utilizar a história para que eles produzam esculturas
utilizando argila.
utilizando argila.
Atividades 6
Dividir os alunos em três grupos para que eles realizem uma
pesquisa sobre os diferentes tipos de preconceito.
Utilizar gravuras para construir um mural sobre a
importância do comportamento ético e do exercício da
cidadania no convívio social. As pesquisas serão
apresentadas aos demais grupos, onde os alunos poderão relatar se
pesquisa sobre os diferentes tipos de preconceito.
Utilizar gravuras para construir um mural sobre a
importância do comportamento ético e do exercício da
cidadania no convívio social. As pesquisas serão
apresentadas aos demais grupos, onde os alunos poderão relatar se
presenciaram ou foram vítimas de algumas formas de
preconceito ou de bullying.
preconceito ou de bullying.
Atividade 7
Dramatizar a história através de teatro, ressaltando
a importância dos hábitos de higiene no espaço escolar
e na comunidade em si.
a importância dos hábitos de higiene no espaço escolar
e na comunidade em si.
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos,
para que a professora da turma possa perceber as
facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos na
compreensão da temática abordada durante as aulas e, ainda nos
conceitos que poderão ser trabalhados e formados
ao longo da duração e preparação das atividades propostas.
para que a professora da turma possa perceber as
facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos na
compreensão da temática abordada durante as aulas e, ainda nos
conceitos que poderão ser trabalhados e formados
ao longo da duração e preparação das atividades propostas.
Os trabalhos realizados pelos alunos serão expostos
no ambiente escolar, para que as demais turmas possam
visualizá-los.
no ambiente escolar, para que as demais turmas possam
visualizá-los.
Fontes Bibliográficas
• Livro Literário: Um Porco Vem Morar Aqui!
Claudia Fries
• Site de pesquisa: GOOGLE
• Expectativas de Aprendizagem do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
• Caderno 5 – Reorientação curricular.
• Caderno 6.1 – Currículo em Debate - Goiás
Comentário do blog:
Dias de férias, dias de neta em casa.
Vamos ler! Um dos livos que lemos e comentamos foi
"Um porco vem morar aqui" da Brinque Book.
Vamos ler! Um dos livos que lemos e comentamos foi
"Um porco vem morar aqui" da Brinque Book.
O livro é lindo, com belíssimas aquarelas e um ótima história.
A história começa quando um porco vai morar
em um condomínio e os outros moradores
(uma raposa, uma galinha e um coelho)
se mostram preconceituosos sobre o fato de um porco
ir morar lá, afinal, um porco é um animal sujo e mal educado não é mesmo?
em um condomínio e os outros moradores
(uma raposa, uma galinha e um coelho)
se mostram preconceituosos sobre o fato de um porco
ir morar lá, afinal, um porco é um animal sujo e mal educado não é mesmo?
Durante a mudança do porco diversos
acontecimentos demonstram o preconceito dos
outros animais que nem sequer apuram os fatos,
simplesmente determinam, aceitam, declaram e culpam o porco, (só poderia ser ele, quem mais?)
quem deixou tudo sujo por onde passou e os outros
animais tiveram que limpar toda a sujeira!
acontecimentos demonstram o preconceito dos
outros animais que nem sequer apuram os fatos,
simplesmente determinam, aceitam, declaram e culpam o porco, (só poderia ser ele, quem mais?)
quem deixou tudo sujo por onde passou e os outros
animais tiveram que limpar toda a sujeira!
Quando os animais sobem para reclamar com o porco,
ele simplesmente sorri e não se deixa levar pelos insultos
dos outros animais que só aí percebem que o porco
(que só neste ponto passa a ter nome)
é um cara muito legal e até mais asseado e educado do que todos eles
(um deles era um doutor, imagine!).
ele simplesmente sorri e não se deixa levar pelos insultos
dos outros animais que só aí percebem que o porco
(que só neste ponto passa a ter nome)
é um cara muito legal e até mais asseado e educado do que todos eles
(um deles era um doutor, imagine!).
É um ótima forma de falar de discriminação e preconceito
com as crianças.
com as crianças.
Mas, indico este livro para os adultos.
Adultos formam conceitos que se
transformam em preconceitos, nas crianças.
transformam em preconceitos, nas crianças.
Adultos detestam tudo o que não conhecem,
sentem-se ameaçados por qualquer um que seja diferente, de fora, que não esteja há anos "morando no Condomínio",
que não tenha um atestado de "limpeza"
dado pelo síndico.
Adultos renegam todos que não são "da turma".
sentem-se ameaçados por qualquer um que seja diferente, de fora, que não esteja há anos "morando no Condomínio",
que não tenha um atestado de "limpeza"
dado pelo síndico.
Adultos renegam todos que não são "da turma".
Leia o livro, somente no final dele você saberá
o nome do porco.
Isso deve fazer você pensar em quantas
pessoas você já rejeitou sem ter ao menos ficado sabendo quem ela é de verdade.
o nome do porco.
Isso deve fazer você pensar em quantas
pessoas você já rejeitou sem ter ao menos ficado sabendo quem ela é de verdade.
"Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu
irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ora, temos, da parte dele, este mandamento:
que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão".
1 João 4:19-21
Por causa dos preconceitos muitos vivem debaixo
do peso do pecado, da dor, da angústia,
e da insatisfação em suas vidas.
Pior do que tudo isso é a mentira de chamar de
irmão àquele que você detesta e fala mal.
O medo de enfrentar o novo, de dar honra
a quem tem honra, de assumir que ele pode ser melhor, que temos o que aprender com o outro,
faz com que nos isolemos em guetos de intolerância e cinismo. Com isso, trazemos julgamento sobre nossas
próprias vidas, e se somos pais, estamos passando um péssimo modelo aos nossos filhos.
Leia, UM PORCO VEM MORAR AQUI,
talvez esta história te ensine algo fundamental.
a quem tem honra, de assumir que ele pode ser melhor, que temos o que aprender com o outro,
faz com que nos isolemos em guetos de intolerância e cinismo. Com isso, trazemos julgamento sobre nossas
próprias vidas, e se somos pais, estamos passando um péssimo modelo aos nossos filhos.
Leia, UM PORCO VEM MORAR AQUI,
talvez esta história te ensine algo fundamental.
Vejam aqui:
Aula:
Repetir nem pensar
Conclusão precipitada...
As aparências enganam...
O porco mais limpo do mundo:PDF: AQUI
No Linguagem: Boas maneiras e combinados: AQUI
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amei o post, vou trabalhar com esse livro suas dicas são maravilhosas. Obrigada!
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