Na casa cheia de fitas, vivem as dez Furunfunfelhas.
Sempre animadas, as irmãs gostam de se reunir numa grande roda para demonstrar toda suas habilidades nos trava-línguas, mas vivem tendo tangolomangos.
Ainda bem que o velho Félix, com seu fole e suas adivinhas, sempre salva as dez irmãzinhas.
Na história, cada furunfunfelhas fala o seu nó de língua, cada um mais engraçado que o outro; ao término de cada nó de língua, desaparece uma Furunfunfelha.
O livro faz o leitor se divertir ao ler!
O livro faz o leitor se divertir ao ler!
No fim da história, aparecem mais dois personagens - o menino em cima do muro e o velho Félix com o seu fole velho nas costas.
Brincar com as palavras é porta de entrada para formar leitores para a vida inteira. Esse jogo de rimas e adivinhas no livro “A Casa das Dez Furunfunfelhas”, de Lenice Gomes, vai despertar a sensibilidade dos seus alunos para a poesia.
Os ditos populares, as parlendas, os trava-línguas e as adivinhas fazem parte da nossa tradição oral e é a sabedoria do povo acumulada e repassada durante séculos. As crianças e adolescentes vão poder redescobrir esse “tesouro” meio esquecido hoje em dia. Além disso, brincar de trava-línguas é uma forma divertida de treinar a dicção do pequeno leitor, exercitando diversos fonemas.
Livro/slides
A história
+ Atividades
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.