BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, maio 27, 2023

Gente, bicho, planta esse mundo me encanta>A vida secreta das árvores>Árvores geniais>Arte de Klimt>27/05/2023

 

Ana Maria Machado/Mauricio Negro

Gente, bicho e planta: o mundo me encanta, de Ana Maria Machado, reúne três histórias, nem grandes, nem pequenas, na medida certa – “A briga do ar e da terra”, “Um problema chamado coiote” e “De pergunta em pergunta”. Três narrativas inteligentes, desafiadoras e divertidas, porém trata de assuntos bem sérios – o equilíbrio entre gente, animais e plantas, o ciclo da vida, a cadeia alimentar e a importância e a força dos elementos da natureza… o homem foi aproveitando pra fazer tudo melhor. Mas se não tiver cuidado, tudo fica bem pior e acaba complicando. Se gastar tudo, nada resta. Se a gente só destruir, aí mesmo é que não presta. Para dominar o ar e a terra, vivendo em paz sem ter guerra, o homem tem que proteger planta e bicho. Senão acaba virando um lixo.

Tema(s) principal(is): Equilíbrio ecológico, ciclo da vida e natureza;
Tema(s) transversal(is): Ética e meio ambiente;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Artes e Ciência.

Ouvindo as histórias: AQUI

Atividades sugeridas:

Comparar as três histórias e descobrir o que elas têm em comum; 

Criar respostas para as perguntas do cientista; 

Criar uma outra cadeia alimentar; 

Elaborar mensagens com a intenção de incentivar a preservação do planeta;

 Fotografar pessoas, animais e plantas em harmonia.

Projeto de leitura: AQUI

Projeto Escola Sá Pereira

Pensamos em vários títulos para o nosso projeto. Depois de tantas ideias, selecionamos um título em cada turma e fizemos uma votação. O título escolhido foi "A Natureza me Encanta: Gente, Bicho, Planta!". Discutimos o que já sabíamos sobre esse assunto e o que queríamos saber. Pesquisamos e conhecemos algumas definições de natureza e criamos nossa própria definição: Vejam tudo: AQUI

A vida secreta das árvores: Peter Wohlleben

Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. 

E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?

Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.

Livro completo: AQUI

Sobre a obra: AQUI

Como  árvores conversam entre si por uma rede subterrânea

Muita gente acha que as árvores são solitárias.
Essa percepção cai literalmente por terra, segundo novas pesquisas científicas.

Analisando o solo onde elas vivem, os cientistas descobriram que há uma espécie de rede subterrânea de fungos que conecta as árvores que estão próximas - uma espécie de internet vegetal.

Por meio dessa rede, as plantas trocam nutrientes e mensagens de alerta, por exemplo, quando se sentem ameaçadas.
Mas, assim como a internet, essa rede também tem seu lado obscuro e, por meio dela, uma planta pode sabotar a outra, por exemplo, roubando nutrientes. AQUI

A árvore: De forma bem simples e didática

Este vídeo educativo apresenta as partes que compõem uma árvore: raiz, tronco, folhas, flores e frutos. Destaca a importância das árvores para existência da vida de seres humanos e animais. AQUI

Philip Bunting

Mais um livro de Philip Bunting para todas as idades. Árvores geniais, com o humor característico do autor, traz informações curiosas e surpreendentes sobre nossas amigas folhudas. Além de explicar a fotossíntese de modo claro e acessível, o livro ressalta a importância das plantas em nosso dia a dia ― principalmente nessa função vital que é a respiração ― e ainda nos revela a existência de uma admirável rede de conexões formada pelas árvores para cooperarem entre si. Ao apresentar esses e outros de seus aspectos extraordinários, a obra demonstra sua importância e procura despertar em nós, leitores e habitantes do planeta Terra, a consciência e responsabilidade ambientais.

A floresta também tem Wi-Fi. E, não, não estamos falando da internet que você usa para conectar aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores e sim de uma ferramenta poderosa de comunicação entre as espécies vegetais. Árvores geniais, um dos mais recentes livros de Philip Bunting, lançado pelo selo Brinque-Book, traz para as crianças, de um jeito muito divertido e leve, o assunto que tem intrigado e conquistado os adultos em best-sellers como A vida secreta das árvores, de Peter Wohlleben: que as plantas formam uma rede viva e funcional, pela qual se comunicam entre si e também com o mundo. Veja mais sobre: Fonte

O livro Árvores Geniais de Philip Bunting vem nos apresentar a importância das árvores para o meio ambiente e para nós, seres humanos. AQUI

As árvores: Arnaldo Antunes: Ouvindo: AQUI

Poema e interpretação: AQUI

A árvore magnífica: AQUI

O protesto: AQUI

O menino do dedo verde: AQUI

A árvore da vida: Artes: Gustav Klimt: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios