BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, maio 26, 2023

Boliche do alfabeto>Boliche das sílabas>O alfabeto>26/05/2023

 


Bolibeto

As letras do alfabeto tem uma ordem chamada "Ordem Alfabética". Ela é muito útil para organizar vários tipos de listas, principalmente porque podemos encontrar um nome ou palavra rapidamente.
Além de treinarmos a memorização da ordem alfabética, iremos também desenvolver a coordenação visio-motora, percepção espaço-temporal, lateralidade que são muitos importantes para o processo de aprendizagem da escrita.

Materiais para a brincadeira:
Você vai precisar de uma bola de qualquer tipo, pode ser até uma bola de meia. Uma garrafa PET ou caixa de leite para servir de "pino" do boliche. Cartinhas com as 26 letras do alfabeto. Se não quiser fazer as 26 cartinhas, pode usar uma folha e um lápis, onde cada vez que a bola acerta o pino do boliche, o participante vai escrever uma letra na ordem.

Modo de jogar: Antes de começar o jogo, os dois participantes tiram "par ou impar" ou "pedra, papel e tesoura", quem ganhar começa. Colocar o "pino" do boliche posicionado entre os dois participantes, a uma distância igual entre um e outro. Minha sugestão é uma distância de mais ou menos 3 metros entre cada participante e o "pino". O lançamento deve ser alternado, trocando a mão a cada lançamento. Cada vez que a bola derruba o "pino", o participante escreve a próxima letra na ordem, lembrando que os dois participantes começam pela letra A. Veja vídeo: AQUI

Ou simples assim:

Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla.

Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola.

Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a mesma. AQUI

Boliche das vogais: AQUIAQUI
Boliche das letras/PDF: AQUIAQUI
Com copos: AQUI

Boliche das sílabas: AQUIAQUI, outro modelo: AQUI
Mais sugestões/ sílabas: AQUI
Boliche das sílabas com a parlenda:" Deu meio dia macaco  assobia"
 Jogo de Boliche: 
Participantes: Alunos da Sala 
 Objetivo: Acertar o maior número de garrafas para ter muitas sílabas disponíveis 
Materiais: 12 garrafas e 1 bola 
Procedimentos: 
1) Prepare 12 garrafas plásticas para serem alvo dos alunos. Use as sílabas das palavras retiradas e trocadas na parlenda “Deu meio-dia”. Em cada garrafa registre uma das sílabas. 
Sugestões: MA - LU - RI - PA - NE - LA - JA - PE - GE - VA - CA - RE - 
2) Você pode consultar imagens de garrafas para o jogo nos links a seguir:  http://monicabf.blogspot.com/2013/12/boliche-feito-com-pet-silabas.html  http://jdanamaria.blogspot.com/2012/04/jogo-de-boliche.html 

Durante o ano, o professor pode usar listas de palavras significativas para os alunos, como nomes das turmas, rótulos trabalhados, listas de brincadeiras, etc e, com uma caixa de sapato, preparar um “banco de sílabas”, decompondo as palavras e deixando as sílabas à mão das crianças para que, em momentos de roda ou em outras rodadas de boliche, possam formar palavras. 
Como jogar: 
I - Um aluno lança a bola e lê com a ajuda dos colegas as sílabas que derrubou. 
II - A sala analisa as sílabas e procura registrar no quadro o maior número de palavras que puder formar com tais sílabas. 
III - Voltam as garrafas e o próximo aluno lança a bola. 
IV - Os alunos precisam se alternar para que todos tenham a chance de participar. AQUI
Mais: Deu meio dia macaco assobia: AQUI

Boliche da sustentabilidade: AQUI

O alfabeto/Dani Costa: Ouvindo: AQUIAQUI
A festa do macaco: AQUI
Pássaro amarelo: AQUI
Era uma vez um lobo mingau: AQUI
O aniversário do seu Alfabeto: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios