BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, maio 26, 2023

Propostas para produção de textos divertidas> Oralidade>Formando frases/Palavras/Textos>Vamos escrever?26/05/2023

 

Vamos escrever brincando?

Algumas sugestões para estimular a escrita

Site" Aprende Brasil" Desenvolvendo a oralidade: 

Criança é curiosa e exploradora e é por meio das brincadeiras e interações que ela desenvolve a criatividade. A resolução de problemas no dia-dia, o levantamento de hipóteses, imaginar, contar histórias, brincar de faz de conta, são habilidades desenvolvidas e que proporcionam o pensamento criativo dos pequenos.

E como o professor pode auxiliar neste processo?

Proporcionar momentos livres, de narrativas, com brincadeiras que desafiam e instigam a imaginação. E uma sugestão de brincadeira, é a caixa de música. Como fazer?

– Em uma caixa de papelão, coloque figuras ou até mesmo objetos que façam parte de alguma música. A criança irá pegar de olhos fechados ou vendados, uma determinada figura de dentro da caixa, na sequência irá cantar uma música com a respectiva imagem. Por exemplo: A criança pegou de dentro da caixa a figura de um sapo, e canta “O sapo não lava o pé”.  Fonte

Aprendendo e brincando!

Crianças pequenas experimentam suas vontades e desejos através de sua imaginação, que está sempre em ação. Nesse sentido, ao brincar, as crianças desenvolvem um lado de pensamento e imaginação, ao mesmo tempo que desenvolvem e incorporam cultura ao interagir com si e com outras crianças. Aprender brincando não torna o aprendizado menos sério. Pelo contrário: torna o aprendizado muito mais fácil e gostoso. Por isso, na infância, brincar é compromisso. Não precisa delimitar fronteiras tão rígidas entre a hora de brincar e hora de aprender.

Brincando, a criança aprende a ter empatia e experimentar diferentes papeis sociais, a ganhar, perder, tentar de novo, seguir regras. Desenvolve ainda: coordenação motora, noção espacial, autoconfiança, estratégia, entre muitas outras habilidades sociais e cognitivas essenciais à nossa presença no mundo.

Por falar em aprender, que tal propor uma brincadeira para as crianças?

Qual a diferença?

Objetivos: desenvolver a oralidade e a capacidade de diferenciar as coisas.

Desenvolvimento: em uma roda de conversa, ler as frases, quando a criança souber responder, deve levantar rapidamente a mão.

Exemplo: Qual a diferença entre carro e ônibus?

  • O carro é pequeno e transporta poucas pessoas.
  • O ônibus é grande e transporta muitas pessoas.

Sugestões:

  • Cama e mesa.
  • Criança e adulto.
  • Rio e mar.
  • Sede e fome.
  • Melancia e uva.
  • Triste e alegre.
  • TV e rádio.
  • Pão e biscoito.
  • Pesado e leve.
  • Estrela e lua.
  • Manhã e tarde.
  • Quente e frio.
  • Casa e escola.
  • Brincar e estudar.

Além da brincadeira: aproveitar a brincadeira para trabalhar palavras antônimas. Fonte

Produção de texto divertida: Uma ideia:  AQUI

Fábrica de textos: Outra ideia: AQUI Mais maluca: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios