Poemas para brincar de liberdade
Autor: Verônica S.F.Rodrigues
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Elaborar uma lista de brincadeiras infantis que envolvam liberdade.
Identificar a palavra LIBERDADE dentro do seu contexto.
Interagir com o grupo, através de brincadeiras propostas pela professora.
Ler e interpretar o poema de Cecília Meireles.
Escrever um poema relacionado a brincadeiras.
Ilustrar o poema criado pelos alunos.
Duração das atividades: Três tempos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conhecer diferentes estilos textuais, como POEMA.
Possuir a memória de brincadeiras antigas.
Estratégias e recursos da aula:
1ª Atividade:
No primeiro momento, a professora apresentará várias cartelas com sílabas da palavra LIBERDADE.
Acompanhará como os alunos farão para formar a palavra.
Depois, em uma folha de cartolina branca apresentará a palavra LIBERDADE, escrita com hidrocor e questionará a turma sobre o significado da palavra, dando a oportunidade aos alunos de refletirem sobre a palavra LIBERDADE.
Cada aluno dará a sua opinião, dando asas a imaginação.
Como outra atividade:
a)pedirá que os alunos façam rima com a palavra.
b)pedirá que os alunos façam uma mímica com a palavra.
c)depois pedirá que algum aluno indique o que o grupo fará com a palavra.
Em outro momento, a professora fará a proposta aos alunos de elaborar uma lista com nomes de brincadeiras que envolvam liberdade, fazendo as anotações em uma folha de papel pardo coletivamente, associando as brincadeiras com o significado da palavra LIBERDADE.
2ª Atividade:
A professora fará a proposta em ir à quadra com a turma, para que de forma coletiva, possam interagir brincando juntos as brincadeiras que listaram em sala no blocão.
Na volta à sala de aula, a professora solicitará que os alunos sentem-se, relaxem, respirem fundo soltando o ar devagar com os olhos fechados.
Após esse breve relaxamento de cinco minutos, a professora apresentará à turma um poema de Cecília Meireles, destacado em uma folha de papel pardo no blocão, se possível, também entregue em uma folha xerocada.
Solicitará à turma que façam a leitura de maneira silenciosa, apreciando o poema.
O Cavalinho branco – Cecília Meireles
À tarde, o cavalinho branco
está muito cansado:
mas há um pedacinho do campo
onde é sempre feriado.
O cavalo sacode a crina
e nas verdes ervas atira
sua branca vida.
Seu relincho estremece as raízes
e ele ensina aos ventos
a alegria de sentir livres
seus movimentos.
Trabalhou todo o dia, tanto!
desde a madrugada!
Descansa entre as flores, cavalinho branco
de crina dourada!
Com os alunos interpretar o poema e depois empregar a palavra LIBERDADE em diferentes contextos
3ª Atividade:
No primeiro momento após a leitura silenciosa, a professora fará a proposta de que a turma faça a leitura oralmente em conjunto, apreciando de uma outra forma a leitura do mesmo poema.
No segundo momento, após a leitura coletiva, a professora, colocará no quadro o blocão de folha de papel pardo, solicitará à turma que criem em conjunto um poema falando sobre a LIBERDADE.
Pode ter como incentivo, também, a lembrança de certas brincadeiras que foram vivenciadas por eles.
No terceiro momento, a professora fará a proposta de que os alunos ilustrem o poema de forma individual.
Essas ilustrações serão expostas em um mural da sala de aula juntamente com o poema elaborado pela turma e registrado pela professora no blocão.
Recursos:
Folha de cartolina
Folha de papel pardo
Folha de ofício
Poema xerocado
Hidrocor
Lápis de cor
Lápis Cera
Revistas e jornais para serem recortados
Brinquedos: bola, boneca, jogos de quebra-cabeça, corda, peteca, bola de gude, bonecos, carrinhos e outros.
Recursos Complementares:
Sites:
Avaliação:
Avaliar, de forma oral, as formas de interpretar a palavra LIBERDADE levando como critérios as diferentes culturas, os valores da família, a vivência do aluno.
Incentivá-los a contar sobre suas famílias e de como as discussões sobre valores ocorrem no âmbito familiar.
Fazer uma avaliação em que cada aluno fale sobre uma brincadeira e a turma responda com Sim ou Não.
Pedir que cada aluno faça uma lista de cinco situações que lembrem o sentimento de liberdade.Depois as listas serão lidas em sala de aula, pelo próprio aluno.
Fonte:
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.