BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, julho 19, 2011

Poemas para brincar de liberdade > 19/07/11

Poemas para brincar de liberdade

Autor: Verônica S.F.Rodrigues 
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elaborar uma lista de brincadeiras infantis que envolvam liberdade.
Identificar a palavra LIBERDADE dentro do seu contexto.
Interagir com o grupo, através de brincadeiras propostas pela professora.
Ler e interpretar o poema de Cecília Meireles.
Escrever um poema relacionado a brincadeiras.
Ilustrar o poema criado pelos alunos.

Duração das atividades: Três tempos de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conhecer diferentes estilos textuais, como POEMA.
Possuir a memória de brincadeiras antigas.

Estratégias e recursos da aula:
1ª Atividade:
No primeiro momento, a professora apresentará várias cartelas com sílabas da palavra LIBERDADE.
Acompanhará como os alunos farão para formar a palavra.
Depois, em uma folha de cartolina branca apresentará a palavra LIBERDADE, escrita com hidrocor e questionará a turma sobre o significado da palavra, dando a oportunidade aos alunos de refletirem sobre a palavra LIBERDADE.
Cada aluno dará a sua opinião, dando asas a imaginação.

Como outra atividade:

a)pedirá que os alunos façam rima com a palavra.
b)pedirá que os alunos façam uma mímica com a palavra.
c)depois pedirá que algum aluno indique o que o grupo fará com a palavra.

Em outro momento, a professora fará a proposta aos alunos de elaborar uma lista com nomes de brincadeiras que envolvam liberdade, fazendo as anotações em uma folha de papel pardo coletivamente, associando as brincadeiras com o significado da palavra LIBERDADE.

2ª Atividade:
A professora fará a proposta em ir à quadra com a turma, para que de forma coletiva, possam interagir brincando juntos as brincadeiras que listaram em sala no blocão.
Na volta à sala de aula, a professora solicitará que os alunos sentem-se, relaxem, respirem fundo soltando o ar devagar com os olhos fechados.
Após esse breve relaxamento de cinco minutos, a professora apresentará à turma um poema de Cecília Meireles, destacado em uma folha de papel pardo no blocão, se possível, também entregue em uma folha xerocada.
Solicitará à turma que façam a leitura de maneira silenciosa, apreciando o poema.
O Cavalinho branco – Cecília Meireles

À tarde, o cavalinho branco
está muito cansado:
mas há um pedacinho do campo
onde é sempre feriado.
O cavalo sacode a crina
e nas verdes ervas atira
sua branca vida.
Seu relincho estremece as raízes
e ele ensina aos ventos
a alegria de sentir livres
seus movimentos.
Trabalhou todo o dia, tanto!
desde a madrugada!
Descansa entre as flores, cavalinho branco
de crina dourada!

Com os alunos interpretar o poema e depois empregar a palavra LIBERDADE em diferentes contextos

3ª Atividade:
No primeiro momento após a leitura silenciosa, a professora fará a proposta de que a turma faça a leitura oralmente em conjunto, apreciando de uma outra forma a leitura do mesmo poema.
No segundo momento, após a leitura coletiva, a professora, colocará no quadro o blocão de folha de papel pardo, solicitará à turma que criem em conjunto um poema falando sobre a LIBERDADE.
Pode ter como incentivo, também, a lembrança de certas brincadeiras que foram vivenciadas por eles.
No terceiro momento, a professora fará a proposta de que os alunos ilustrem o poema de forma individual.
Essas ilustrações serão expostas em um mural da sala de aula juntamente com o poema elaborado pela turma e registrado pela professora no blocão.

Recursos:
Folha de cartolina
Folha de papel pardo
Folha de ofício
Poema xerocado
Hidrocor
Lápis de cor
Lápis Cera
Revistas e jornais para serem recortados
Brinquedos: bola, boneca, jogos de quebra-cabeça, corda, peteca, bola de gude, bonecos, carrinhos e outros.

Recursos Complementares:
Sites:

Avaliação:
Avaliar, de forma oral, as formas de interpretar a palavra LIBERDADE levando como critérios as diferentes culturas, os valores da família, a vivência do aluno.
Incentivá-los a contar sobre suas famílias e de como as discussões sobre valores ocorrem no âmbito familiar.
Fazer uma avaliação em que cada aluno fale sobre uma brincadeira e a turma responda com Sim ou Não.
Pedir que cada aluno faça uma lista de cinco situações que lembrem o sentimento de liberdade.Depois as listas serão lidas em sala de aula, pelo próprio aluno.
Fonte:



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios