BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, agosto 29, 2019

A flor do mato>Lenda>Narrativa visual>Leitura imagens>Cultura popular>29/08/2019


Fernando Pimentel
TEMAS: cultura brasileira, cultura popular, infância, memórias
A BNCC aponta dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pela educação básica. 
A leitura de obras literárias pode ser uma ponte valiosa para essas competências. 
O livro A flor do mato possibilita uma relação mais estreita com as competências 3 e 4. 
Um menino brinca perto da mata e se distrai com uma borboleta, sem perceber que ela o leva direto na direção de uma menina, que o observa de dentro da mata. Ali, ele se deixa envolver pela garota, mas é salvo pelo seu cão, o qual o desperta de um encantamento. Uma narrativa predominantemente visual e que explora a fantasia, assim como o imaginário popular, por meio de uma personagem lendária do folclore brasileiro, a Comadre Florzinha, também conhecida como Maria Florzinha, entre outros nomes.

Em A Flor do Mato, Pimentel traz uma história da Zona da Mata nordestina, com ilustrações que remetem ao grafismos do Maracatu Rural (que é bem comum no interior de Pernambuco). AQUI
Sobre a obra: AQUIAQUI

Com a finalidade de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento da proposta, utilizaremos para exemplificação o livro “Curumim”, da editora Positivo. Outros livros, como “A pena perdeu um passarinho”, também da editora Positivo, e “A flor do mato”, da editora Bergamota, são boas sugestões para atividades como essa. O professor deve conhecer previamente a história selecionada para que possa conduzir a leitura com tranquilidade e favorecer as interações dos bebês com o enredo. Selecione variados livros que tenham contextos parecidos e os reserve em uma cesta de vime. Os recursos representativos sugeridos devem ser substituídos de acordo com a história escolhida a fim de caracterizar determinado enredo. Lembre-se que é importante garantir a escolha de livros de qualidade e para tanto, você pode ter como referência: a qualidade das ilustrações, a presença de uma narrativa, evitar textos que apenas descrevam as ilustrações, livros com autor e editora e narrativas que abordem as situações cotidianas da vida das crianças:   AQUI

Fafá conta
“A flor do mato”, de Marcelo Pimentel, é o livro escolhido para o episódio de hoje da nossa série com a Fafá. Uma narrativa predominantemente visual e que explora a fantasia e o imaginário popular por meio de uma personagem lendária do folclore brasileiro: a Comadre Florzinha, também conhecida como Maria Florzinha, entre outros nomes. As ilustrações deste livro são inspiradas na estética no Maracatu rural de Pernambuco. Encante-se com a gente! AQUI


Moni Nilsson
Narrativa poética 

 TEMAS: construção do conhecimento indo da parte para o todo, universo infantil

A pena perdeu um passarinho é um livro que contempla o mundo da perspectiva da criança. Em suas páginas, acompanhamos o pequeno Félix e vemos todas as coisas que ele observa ao longo de um dia inteiro em sua vida de descobertas e novidades constantes. Mostrando a construção do conhecimento que vai sempre da parte para o todo, o livro ilustra o processo utilizado pela criança para construir e dar significado ao mundo que a cerca.
Ouvindo canta passarinho/Jane Prado: AQUI

Comadre Florzinha contra a mula sem cabeça

A lenda da comadre florzinha/fulozinha
lenda da Comadre Fulozinha é um mito folclórico brasileiro que nasceu de uma variação da lenda da Caipora. Vinda do nordeste, a lenda é contada principalmente em Pernambuco, Paraíba, Bahia e outros locais na zona da mata, onde também é conhecida como “Mãe da Mata.”

Aula/Pequenas histórias,pequenas delicadezas
Ouvindo comadre florzinha/Fulozinha



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios