Regina Rennó
O pequeno Théo navega num frágil “barco” que vai levá-lo às proximidades de um exuberante castelo. Ao transpor a grande porta de entrada, depara-se com estantes cheias de livros e de personagens adormecidos, como Pinóquio, Chapeuzinho, Branca de Neve... que depois o observam cautelosos. Rapunzel se espanta ao ver o menino dirigir-se ao aposento onde dorme o gigante com sua galinha de ouro. O gigante também percebe a presença de Théo, e corre atrás dele com o bonezinho que o menino perdera durante a caminhada pela relva. O gigante está prestes a alcançá-lo, quando Théo acorda e percebe o livro aberto sobre o peito. Mas logo adormece sob o olhar carinhoso de alguém muito especial. Quem seria?
Sugestões
- Propor uma leitura silenciosa das imagens e depois comentá-las página por página.
- Conversar sobre a importância dos contos clássicos que há séculos encantam ouvintes e leitores. Perguntar sobre as preferências de cada um e/ou o motivo da escolha.
- Orientar os alunos numa minipesquisa sobre os significados dos sonhos. Compartilhar os resultados. Durante a atividade, discutir a frase do poeta Drummond: “Não interprete o sonho; viva-o ou esqueça-o”. (O avesso das coisas: aforismos, Record, p.150.)
- Debater: a curiosidade como estímulo à ampliação de conhecimentos e experiências e o poder libertador dos sonhos.
- Comentar: situações de contentamento, alívio, suspense ou medo vivenciadas pelas personagens do livro.
- Produção de texto em prosa ou em versos: imaginar e traçar um perfil do garoto Théo: seu cotidiano, vida familiar, gostos e hábitos. Fonte
Nossos sonhos, pretexto para uma aprendizagem significativa
Filme robôs: AQUI
O jovem robô Rodney Lataria (Ewan McGregor) sonha em se tornar um inventor, tal como seu ídolo, O Grande Soldador, o maior robô do mundo. Para isso, ele sai de sua cidade natal, Rivet Town, em busca de seu sonho e parte para Robopolis, onde ficam as Indústrias Grande Soldador. Porém ao chegar lá, Rodney descobre que o Grande Soldador está ausente e em seu lugar está o descartável Dom Aço (Greg Kinnear), que com sua mãe, a dona do ferro-velho Madame Junta (Jim Broadbent), planeja acabar com os robôs fora de linha para dar lugar aos modernizados.
Vamos sonhar?
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.