BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, agosto 11, 2024

Aperte aqui>Atividades lúdicas>Onomatopeias>Estímulos literários>Descobertas>11/08/2024


Adriano Messias/Roberto Weigand

O letramento pleno envolve mais do que a leitura das palavras e começa bem antes do que usualmente se chama alfabetização. 
É dever da escola entender como os alunos interpretam as imagens que povoam suas vidas e proporcionar a eles oportunidades variadas de leituras do mundo, com especial apreço à ética e à estética.
 Entram nesta categoria tanto livros com pouco texto quanto livros só de imagens.
 Estes últimos podem contar com ilustrações vistosas e coloridas. 
O enredo de cada história é criado tanto pela própria criança quanto pelos pais e professores com ela. Ou seja, o ato de ficcionar prescinde o ato de escrever. 

Os primeiros contatos da criança com os livros também têm como objetivo despertar a sensibilidade semiótica do pequeno leitor, estimulando-o a desenvolver amor e interesse pelo livro.
Este livro é uma brincadeira sensorial e imaginativa para crianças bem novas, incluindo bebês. 
A cada dupla de páginas, descobre- -se um animal e uma onomatopeia que o acompanha.
 No aspecto visual, há cores fortes, além do destaque de partes dos bichos: pé, asa, boca, nariz, orelha, barriga, olho, cabelo, mão, finalizando com um bebê que diz “olá”. 
O reconhecimento desses detalhes, tanto nos animais em si quanto fora deles, é um estímulo perceptivo extremamente enriquecedor para “leitores” pequeníssimos, o que torna Aperte aqui, em sua delicadeza e simplicidade, um gostoso exercício semiótico e linguístico nos primeiros anos de vida.
Gênero: conto
Cidadania e civismo (direitos da criança e do adolescente; vida familiar e social); multiculturalismo (diversidade cultural)
Tópicos para orientação do professor: animais; brincadeiras; charadas; cores; jogos de linguagem; humor; percepção corporal.

Sowilo Editora: AQUI
Ouvindo orientações: AQUIAQUI

 
Hervé Tullet

A brincadeira começa com uma bola amarela no centro de uma página branca e um convite: aperte a bola e vire a página… Como num passe de mágica, surgem duas bolas na página seguinte. A partir daí, novos convites e novas surpresas aparecem a cada página, nesta obra que faz uma implícita alusão ao universo eletrônico dos tablets.
A brincadeira começa com uma bola amarela no meio da folha branca e o comando de apertá-la e virar a página. 
Logo, o leitor terá que deslizar o dedo na página como se fosse a tela de um celular ou tablete; terá que clicar nas imagens que surgirem, assoprar e até sacudir o livro. 
A cada comando, um resultado diferente. A bola duplica, triplica, muda de cor, se desloca e o leitor se sente o agente de cada alteração.

A obra de Hervé Tullet foi produzida em 2010 e lida, a partir de comandos tão típicos de brincadeiras infantis, com as reações do leitor ao envolvê-lo com uma linguagem digital dentro de um objeto analógico. 

O livro pede para que se clique e arraste o dedo de um canto a outro. 

As imagens são minimalistas, possuem cores vibrantes e, de forma divertida, todo o livro vai também apresentando noções primárias de direção (esquerda e direita), quantidade, ordem e tamanho.

Neste livro engraçado de ler e brincar em família, tudo o que precisa é obedecer aos comandos. Fonte

Atividades sugeridas

Objetivos: Apresentação do livro interativo aperte aqui trabalhando cores, formas, tamanhos, lateralidade e imaginação das crianças: AQUIAQUI


Roteiro de leitura: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUI

Cores e formas: AQUI
Cotidiano: AQUI
Descobertas: AQUI



Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Querida Krika : oportunizar nossos pequenos leitores para experiências de leitura, são fundamentais para o seu desenvolvimento. Todas as descobertas e vivências desempenham um papel importante na constituição do indivíduo, e a leitura é uma delas. Essa prática contribui para a alfabetização e a formação do vocabulário das crianças. Parabéns...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios