BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, março 03, 2021

Brincando de bicho>Conversa de bicho> Bicho por bicho>Noções espaciais> 03/03/2021


Autora: Maria Elaine Cambria

Ilustradora: Semíramis Paterno

Você já pensou se fosse um sapo? E se fosse uma abelha? Como seria se você fosse uma minhoca? Neste divertido livro, a autora interage com a criança como se estivesse ao seu lado brincando de ser um bicho. Que tal entrar nessa brincadeira?

ATIVIDADES SUGERIDAS 
 
Temas abordados: seres da natureza; imaginação; brincadeiras; rimas.

 - Após a primeira leitura da história, leia desafiando as crianças a terminarem as frases, compondo as rimas.

- Proponha que criem outras rimas para os animais.

- Construa fantoches dos animais com sucata ou material reciclável e dramatize a história.

- Desafie as crianças a construírem um álbum com pesquisa sobre os animais que aparecem na história.

- Proponha que continuem o texto poético com outros animais criando outras rimas.

- Proponha que escrevam textos narrativos como se estivessem vivendo como um animal escolhido.

- Proponha a construção plástica com fotografias 3x4 das crianças com o corpo de um animal escolhido.

- Envie o livro para as famílias para que elas continuem com mais animais, criando outras rimas fazendo também as ilustrações.

- Depois faça uma dramatização para os familiares com exposição sobre o que foi aprendido sobre os animais do livro.

- Durante a pesquisa sobre os animais, trabalhe a importância de cada um na conservação do meio ambiente.

- Chame a atenção para as diferenças entre os animais relacionando com as diferenças entre as pessoas e o direito ao respeito e a igualdade na diversidade.

- Construa um fichário sobre os animais pesquisados e outros a serem pesquisados, em ordem alfabética.

Fonte

Texto: Célia Cris Silva
Ilustrações: Verônica Fukuda

Uma história deliciosa pensada para os bebês, mas que vai encantar a família toda.

 ATIVIDADES SUGERIDAS:

 Temas abordados: sons produzidos pelos animais.
 Antes da leitura
- Leve imagens de diferentes animais para mostrar às crianças. Entre eles, os que aparecem na história. Converse com elas sobre eles: se já viram de perto, onde viram, se têm medo...
- Pergunte que som cada um faz.
- Pergunte quem tem um animal em casa (ou apartamento, sítio etc.).
- Verifique se elas conseguem diferenciar os animais de acordo com seus habitats, por exemplo: que animais vivem na fazenda? E na floresta? Nos rios?
Durante a leitura
- Se possível, sente-se em roda com as crianças de forma que todas possam ver o livro e suas ilustrações.
- Mostre a capa, as imagens da capa (pergunte que animais elas reconhecem na capa), leia o título, os nomes de quem escreveu e de quem ilustrou, depois leia o texto da quarta capa.
- Pergunte o que elas acham que irão ver “dentro do livro”.
- Nas páginas 2-3, onde há uma conversa com os adultos que irão ler o livro para as crianças, vê-se uma parte de um animal. Que animal seria?
- Vá fazendo a leitura pausada e ritmadamente, caprichando nas onomatopeias. Peça a ajuda das crianças para fazerem, junto com você, o som dos animais.
- Vá mostrando as imagens, enquanto lê.
- Pergunte onde as crianças acham que essa história se passa.
Depois da leitura
- Depois de ler a história toda, retome a leitura página a página, chamando a atenção para detalhes nas imagens. Há texturas, cores, movimento nos desenhos.  Por exemplo:
. Páginas 4-5: Para quem o cão olha? E o gato, olha para quem? E o rato, será que está fugindo do gato?
. 6-7: Por que o rato está preocupado? (Será que está com receio de ser caçado pelo gato, que ficou na página anterior?)
- A cabra levou uma ferroada. Repare que a ponta do focinho dela está vermelha e inflamada. Quem é que dá ferroada? Quem tem ferrão! E quem é que tem ferrão? (Vespa e abelha, por exemplo).
- Peça para as crianças imitarem como berra uma cabra que levou uma ferroada. E uma cabra que não levou uma ferroada, como berraria?
- Essa cobra que sibila parece familiar? Volte ao início do livro. Pergunte à turma se era ela quem estava tentando se esconder nas páginas iniciais. (Comparando o desenho da cauda percebemos que é ela mesma.)
- Converse com as crianças: Por que será que a coruja pia baixinho? Será que ela não quer chamar a atenção? E como seria piar alto?
- Por que o porco ficou assustado?
- A abelha quer animar a vaca. Por que ela faria isso? Talvez ela seja amiga da vaca e é isso que os amigos fazem, não é mesmo?
- O bebê ri gostoso da barulheira. Onde está o bebê? Que animais estão ao redor? (os animais citados na história).
- Será que essa história foi inventada pelo bebê? Ou por alguém que usou os bonecos dos bichos para fazê-lo sorrir? Ou será que essa história acontece ao mesmo tempo numa fazenda e no quarto do bebê? (Não há uma resposta certa, nem errada. Para cada um, a história fará sentido de um jeito diferente.)
- Mostre as fotos das autoras do livro, Célia e Veronica. Leia o texto que fala sobre elas. Caso as crianças queiram fazer perguntas para elas, incentive-as. Escreva e envie um e-mail para a editora. As autoras terão prazer em responder.
Ouvindo: AQUI
Cantando conversa de bicho de Kitty Driemeyer: AQUI
Conversa de bicho: AQUI

Varal de histórias

Bicho por bicho


Bem lá no alto: AQUI


Aulas/Conceitos matemáticos

A loja de Ana: Em cima, embaixo: AQUI

Na fazenda de JoãoAQUI

Longe ou perto: AQUI

Trilha das posições:  AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios