BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, maio 13, 2012

Música e poesia caipira>Festejos juninos> 13/05/12


Música e poesia caipira:
dois gêneros textuais a serviço do folclore brasileiro.

OBJETIVOS
■Proporcionar situações de atividades linguísticas escritas na escola, através do trabalho com textos de músicas e de poesias do folclore brasileiro.
■Proporcionar atividades orais lúdicas e prazerosas para os alunos, a partir de recitativos de poesias e cantoria de músicas folclóricas.
■Criar nos alunos uma atitude de respeito às diferentes manifestações populares, como legítimas expressões das diversas culturas do povo brasileiro.
Duração das atividades
5 AULAS DE 50 MINUTOS (aproximadamente
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa

a) Com os alunos sentados em um círculo, a professora estabelecerá uma conversação informal sobre as festas juninas, perguntando se eles gostam dessas festividades, se já participaram, se acham importantes as festas folclóricas e o porquê, buscando que verbalizem seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
b) Distribuição aos alunos de uma letra de música:


c) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto da música. Depois, a professora fará uma leitura oral para as crianças e explicará o que significa a palavra “bis”. Em seguida, perguntará quem já conhecia a música, quem sabia cantá-la.
d) A professora colocará o CD em uma primeira vez para as crianças ouvirem com atenção. Na repetição, os alunos já poderão cantar juntos com o CD.
e) A professora ensinará aos alunos uma coreografia para os alunos, que estarão formando uma grande roda. Os versos e estrofes serão representados por gestos e eles se prestam bem para isso.
f) Após alguns ensaios, os alunos já estarão aptos a uma apresentação no pátio ou na Festa Junina da escola. Eles cantarão acompanhando a música tocada no CD e poderão estar vestidos a caráter. Certamente as crianças farão um grande sucesso, pois a música é linda e muito fácil de ser cantada e representada.

2a etapa:
Poesia na sala de aula
Poesia 1:
a) A professora distribuirá para os alunos o texto da poesia:

b) Brincando com poesia: os alunos farão uma leitura silenciosa do texto da poesia. Então, a professora desafiará:
__ Vamos ver quem consegue completar corretamente a poesia, utilizando as palavras que estão nos retângulos!
c) Após corrigir o que os alunos fizeram, a professora fará uma interpretação oral.
* Essa poesia é um diálogo. Quem está conversando?
* Sobre o que estão falando?
* Por que é que São João está triste?
* Que conselho ele deu para todos nós?
d) A professora introduzirá conhecimentos sobre a estrutura da poesia, ensinando os conceitos de:
Verso: é cada linha de um poema.
Estrofe: é um grupo determinado de versos de um poema.
Rima: Sons iguais no final de duas ou mais palavras.
e) Os alunos anotarão os três conceitos no caderno. Depois responderão:
· Qual é o nome da poesia?
· Qual é o autor?
· São quantas estrofes?
· São quantos versos?
· Quais são as palavras que rimam?
· Agora, faça uma ilustração bem sugestiva para o poema.
f) Trabalhando a oralidade: a professora fará uma leitura modelar da poesia. Depois, os alunos serão incentivados a lerem à frente da classe ou em um palco. Cada um lerá sua estrofe.
g) A professora desafiará seus alunos a decorarem uma estrofe e depois a apresentarem em grupos à frente da sala. Os alunos que não souberem ler, a professora ou um colega poderá ajudá-los a decorarem ou “soprará” para eles no momento da apresentação. Assim, ninguém será excluído das atividades.
h) A professora colocará uma faixa com o nome do poema no mural e o enfeitará com as ilustrações feitas pelos alunos.

Poesia 2



a) As crianças farão uma leitura silenciosa da poesia, completando-a corretamente.
b) A professora fará com as crianças uma apresentação bem lúdica da poesia.

3a etapa
Sarau caipira
a) A professora selecionará 5 ou 6 poesias caipiras. Em seguida, dividirá a turma em grupos e as distribuirá para os grupos. Os alunos dividirão as poesias entre os elementos do grupo de acordo com um critério escolhido pelo próprio grupo: cada um recita uma estrofe, falam todos juntos a poesia ou outra forma de apresentação que mais lhes for interessante.
b) No dia combinado, os alunos poderão se caracterizar à caipira e apresentarão suas poesias em um palco ou outro espaço interessante para esse fim.
c) Os grupos copiarão suas poesias em folhas de papel ofício e as ilustrarão. Elas serão expostas no mural, para que a sala de aula adquira o clima alegre das festas juninas.

Recursos Complementares


é possível encontrar letras e melodias das cantigas populares.
A professora poderá distribuí-las por grupos de alunos e preparar um Auditório Caipira, onde serão apresentadas as diferentes músicas.
As crianças poderão vir caracterizadas oferecendo, assim, um espetáculo bem interessante para os colegas.

AVALIAÇÃO
A professora, durante todas as atividades, auxiliará seus alunos e observará se alcançaram os seguintes objetivos:
* Compreenderam os conceitos de verso, estrofe e rima.
* Leram com a fluência e a entonação próprias dos textos de poesia.
* Aventuraram-se nas exposições orais.
* Souberam respeitar as limitações dos colegas nas apresentações orais de canto e poesia.
* Fizeram uma escuta atenciosa das apresentações orais.
* Envolveram-se nas atividades de maneira prazerosa.


Poemas juninos de Almira Araújo
Interessantes cartazes,faixas,panfletos de seus poemas








Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios