Música e poesia caipira:
dois gêneros textuais a serviço do folclore brasileiro.
OBJETIVOS
■Proporcionar situações de atividades linguísticas escritas na escola, através do trabalho com textos de músicas e de poesias do folclore brasileiro.
■Proporcionar atividades orais lúdicas e prazerosas para os alunos, a partir de recitativos de poesias e cantoria de músicas folclóricas.
■Criar nos alunos uma atitude de respeito às diferentes manifestações populares, como legítimas expressões das diversas culturas do povo brasileiro.
Duração das atividades
5 AULAS DE 50 MINUTOS (aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa
a) Com os alunos sentados em um círculo, a professora estabelecerá uma conversação informal sobre as festas juninas, perguntando se eles gostam dessas festividades, se já participaram, se acham importantes as festas folclóricas e o porquê, buscando que verbalizem seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
b) Distribuição aos alunos de uma letra de música:
c) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto da música. Depois, a professora fará uma leitura oral para as crianças e explicará o que significa a palavra “bis”. Em seguida, perguntará quem já conhecia a música, quem sabia cantá-la.
d) A professora colocará o CD em uma primeira vez para as crianças ouvirem com atenção. Na repetição, os alunos já poderão cantar juntos com o CD.
e) A professora ensinará aos alunos uma coreografia para os alunos, que estarão formando uma grande roda. Os versos e estrofes serão representados por gestos e eles se prestam bem para isso.
f) Após alguns ensaios, os alunos já estarão aptos a uma apresentação no pátio ou na Festa Junina da escola. Eles cantarão acompanhando a música tocada no CD e poderão estar vestidos a caráter. Certamente as crianças farão um grande sucesso, pois a música é linda e muito fácil de ser cantada e representada.
2a etapa:
Poesia na sala de aula
Poesia 1:
a) A professora distribuirá para os alunos o texto da poesia:
b) Brincando com poesia: os alunos farão uma leitura silenciosa do texto da poesia. Então, a professora desafiará:
__ Vamos ver quem consegue completar corretamente a poesia, utilizando as palavras que estão nos retângulos!
c) Após corrigir o que os alunos fizeram, a professora fará uma interpretação oral.
* Essa poesia é um diálogo. Quem está conversando?
* Sobre o que estão falando?
* Por que é que São João está triste?
* Que conselho ele deu para todos nós?
d) A professora introduzirá conhecimentos sobre a estrutura da poesia, ensinando os conceitos de:
Verso: é cada linha de um poema.
Estrofe: é um grupo determinado de versos de um poema.
Rima: Sons iguais no final de duas ou mais palavras.
e) Os alunos anotarão os três conceitos no caderno. Depois responderão:
· Qual é o nome da poesia?
· Qual é o autor?
· São quantas estrofes?
· São quantos versos?
· Quais são as palavras que rimam?
· Agora, faça uma ilustração bem sugestiva para o poema.
f) Trabalhando a oralidade: a professora fará uma leitura modelar da poesia. Depois, os alunos serão incentivados a lerem à frente da classe ou em um palco. Cada um lerá sua estrofe.
g) A professora desafiará seus alunos a decorarem uma estrofe e depois a apresentarem em grupos à frente da sala. Os alunos que não souberem ler, a professora ou um colega poderá ajudá-los a decorarem ou “soprará” para eles no momento da apresentação. Assim, ninguém será excluído das atividades.
h) A professora colocará uma faixa com o nome do poema no mural e o enfeitará com as ilustrações feitas pelos alunos.
Poesia 2
a) As crianças farão uma leitura silenciosa da poesia, completando-a corretamente.
b) A professora fará com as crianças uma apresentação bem lúdica da poesia.
3a etapa
Sarau caipira
a) A professora selecionará 5 ou 6 poesias caipiras. Em seguida, dividirá a turma em grupos e as distribuirá para os grupos. Os alunos dividirão as poesias entre os elementos do grupo de acordo com um critério escolhido pelo próprio grupo: cada um recita uma estrofe, falam todos juntos a poesia ou outra forma de apresentação que mais lhes for interessante.
b) No dia combinado, os alunos poderão se caracterizar à caipira e apresentarão suas poesias em um palco ou outro espaço interessante para esse fim.
c) Os grupos copiarão suas poesias em folhas de papel ofício e as ilustrarão. Elas serão expostas no mural, para que a sala de aula adquira o clima alegre das festas juninas.
Recursos Complementares
é possível encontrar letras e melodias das cantigas populares.
A professora poderá distribuí-las por grupos de alunos e preparar um Auditório Caipira, onde serão apresentadas as diferentes músicas.
As crianças poderão vir caracterizadas oferecendo, assim, um espetáculo bem interessante para os colegas.
AVALIAÇÃO
A professora, durante todas as atividades, auxiliará seus alunos e observará se alcançaram os seguintes objetivos:
* Compreenderam os conceitos de verso, estrofe e rima.
* Leram com a fluência e a entonação próprias dos textos de poesia.
* Aventuraram-se nas exposições orais.
* Souberam respeitar as limitações dos colegas nas apresentações orais de canto e poesia.
* Fizeram uma escuta atenciosa das apresentações orais.
* Envolveram-se nas atividades de maneira prazerosa.
Poemas juninos de Almira Araújo
Interessantes cartazes,faixas,panfletos de seus poemas
Interessantes cartazes,faixas,panfletos de seus poemas
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.