BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 15, 2012

Leitura e pesquisa>Festas juninas>Produção de textos>15/05/12


LEITURA E PESQUISA: FESTAS JUNINAS

Autor: Soymara Vieira Emiliao
  O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico;
■Reconhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro;
■Reconhecer a construção histórica e cultural realizada pelos sujeitos;
■Compreender a leitura como fonte de informação,
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem ser leitores e escritores iniciantes.

Estratégias e recursos da aula
1º Atividade
Professor inicie a aula informando que, devido a aproximação da festa junina da escola, a turma montará um mural sobre o tema . Para isso é necessário fazer um levantamento prévio dos conhecimentos que já possuem . A atividade Imagem-Legenda é uma boa estratégia. A turma precisa primeiramente se familiarizar com o estilo das legendas e observar como são escritas. Distribua revistas e jornais. Deixe os alunos explorá-los livremente e peça que encontrem legendas.
Exemplos de legendas:




Discuta as características linguísticas: são textos curtos?
 São descritivos?
 São diferentes do que encontramos nas histórias?
Registre as conclusões através de um texto coletivo.

2 º Atividade
Organize a turma em duplas produtivas, quer dizer, com conhecimentos complementares e próximos sobre a leitura e escrita. Apresente uma série de imagens sobre a festa junina que podem ser obtidos em revistas, jornais ou mesmo na internet. Abaixo relacionei alguns sites onde é possível baixar essas imagens.

http://www.google.com/images?hl=en&q=festa+junina+imagens&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=q511TJ -sJIXGsAP6o8GgDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCQQsAQwAA&biw=1345&bih=530   http://files6.com/baixar_imagens_de_festa_junina  

Segue abaixo algum exemplos de ilustrações:


 
 
Peça que cada grupo escolha uma imagem. Explique para o grande grupo os motivos que a escolheu e peça que volte para seus lugares para pensar em uma legenda para tal imagem. Avise-os que nesse momento ainda não é necessário escrever, apenas debater com o parceiro uma boa idéia de legenda. Após a escolha das imagens por todas as duplas, elas retornam para contar qual a legenda escolhida. Nesse momento cabe ao professor ajudá-los a ajustar os modos de falar aos modos de escrever, dentro das características do texto legenda. Peça que as duplas escrevam no papel a primeira versão da legenda. Nesse momento, circule pela classe e faça intervenções que ajudem as crianças a pensar sobre a escrita enquanto realizam a tarefa.

3º Atividade
Após o término da escrita da primeira versão, as duplas são convidadas a escrever a frase no quadro para a revisão coletiva. O objetivo, além da revisão gramatical, é explicitar os problemas em relação à interpretação das informações por parte dos alunos que não são seus autores. Desta forma, propõe-se a interação dos autores reais com leitores potenciais. Com a transcrição no quadro , peça que a turma sugira mudanças, justifique cada uma delas e avalie o resultado. As duplas voltam pra seus lugares para escrever a versão final.
Oriente-os a colar a legenda abaixo da imagem e exponha no mural da classe.

4º atividade:
Aponte que todas as informações que eles possuem estão ligadas as suas vivências individuais e que a festa junina foi sendo construída e modificada pelos sujeitos que atuavam sobre ela nesses muitos anos de existência. Discuta com eles: Seus pais participavam da festa junina da mesma forma que hoje vocês participam? E seus avós? E na época das bisavós já existia festa junina? Como e quando começou essa tradição cultural? Registre as conclusões através de um texto coletivo.
Abaixo relaciono dois links para pesquisa do professor:



5º atividade
Proponha a realização de uma pesquisa para a busca de informações visandoa elaboração de texto para o mural.
Para a pesquisa, organize uma visita ao laboratório de informática, onde, ainda em duplas, poderão buscar informações históricas sobre a festa. É importante ensiná-los a manusear as ferramentas de busca e os sites que são confiáveis do ponto de vista acadêmico. Circule entre os computadores auxiliando e orientando a pesquisa. Segue abaixo alguns endereços de sites de buscas e de pesquisa escolar:
Sites de busca:





Sites de pesquisa escolar:





6º Atividade:
Retorne para sala, solicite a leitura dos resultados das pesquisas e com o grupo elabore e organize as informações obtidas em texto coletivo. Lembre-os da importância de ajustar a linguagem, tendo em vista o suporte (mural) e do público ( alunos da escola) a quem se destina o texto.

Recursos Complementares
Leitura indicativas para o professor:



Avaliação
Devem ser avaliados:
1° O interesse de cada um nas atividades;
2° A integração de cada dupla, no saber ouvir e compartilhar ideias;
3° Os avanços na produção textual, seja na forma oral e escrita;
4º O desenvolvimento das habilidades de pesquisa nas ferramentas virtuais;
5º Os avanços na compreensão das irregularidades e regularidades ortográficas;



Link para essa postagem


Um comentário:

  1. a festa junina e xama de varius nomes en dodos lugare do brasil en manaus e xamada de buba meu boi en porto alegre é xamada de festa junina e fim

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios