BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, novembro 06, 2024

Martelos>História cantada>Profissões>Onomatopeias>Bola vermelha>Narrativa visual>Protagonismo negro>06/11/2024


Fernando Vilela

Uma divertida história sobre esse objeto comum do dia a dia de diferentes profissionais: o martelo. Utilizado desde os primórdios da humanidade, passando por profissões artesanais, como o sapateiro, o carpinteiro e o cozinheiro, o martelo está presente até no esporte e na brincadeira das crianças. Uma história contada de forma original por Fernando Vilela, Michel Gorski e Sílvia Zatz.

História cantada: AQUI
Sobre a obra: AQUI
Projeto: AQUI
Neste vídeo, você, educador, professor, vai conferir sugestões de atividades diferentes para abordar a data com as crianças. O livro “Martelos” fala sobre a importância desse objeto em diferentes profissões e mostra as utilidades dele em cada uma delas. AQUI

Marcelo, marmelo, martelo: AQUI

Vanina Starkoff

Um menino encontra uma bola vermelha e quer devolvê-la para quem a perdeu; para isso, explora o ambiente à sua volta e descobre que as coisas nem sempre são o que parecem ser.
 Desiludido, após concluir que aquela bola não era um pássaro, um porquinho, um caranguejo ou um caracol, surpreende-se com o que tinha em mãos: um peixe vermelho! 
Um livro que desafia a construção de hipóteses por parte das crianças, explorando um mundo de possibilidades, formas e descobertas.
O Pulo do Gato: Bola vermelha é uma instigante narrativa visual em que as ilustrações em duas cores, acompanhadas pelas expressões de surpresa e de espanto do personagem, provocam a curiosidade e a cumplicidade do leitor durante as sucessivas tentativas para desvendar a origem da bola vermelha. 
A estrutura narrativa com repetição do conflito facilita a compreensão da sequência de ações e provoca expectativa.
Do que trata o livro: curiosidade, levantamento de hipóteses, descobertas, exploração do meio ambiente, forma e significado.
Gênero: livro ilustrado; narrativa de imagens.
Mistério, Bola, Ponto de vista, Representatividade, Brincadeiras, Hipóteses, Natureza, Perspectiva, Protagonismo negro, Suspense, Acaso, Curiosidade, Descoberta. AQUI


O que será aquela bola vermelha? Será que alguém a perdeu? Será que algum pássaro a deixou cair lá do céu? Nessa brincadeira de tentativa e erro acompanhamos uma explosão de alegria e expectativas durante a resolução de um mistério, numa história em busca de saber o que é essa bola e qual o seu lugar de pertencimento. A cada tentativa exploramos a nossa imaginação elaborando hipóteses. Nessa jornada, nossa personagem encontra alguns objetos semelhantes, será que é dali essa bola? - Olha aquelas bolas vermelhas na árvore! ihhh... Não, são passarinhos descansando. 
E aquelas outras ali no balaio? Hum... são apenas simpáticos porquinhos. E essas aqui no arbusto? Ahh.. são uma família de caracóis. 

Com uso de interjeições, a narrativa nos permite acompanhar as sensações da protagonista durante essa busca incansável, mostrando seus enganos e descobertas. A cada leitura conseguimos aguçar a nossa imaginação desdobrando na criação de novas histórias, numa conexão com as experiências e vivências de cada leitor. 

As ilustrações em preto e branco, usando variadas técnicas de trabalhos manuais como estêncil e carimbos, em sobreposições e transparências, a autora trabalha a percepção visual e a noção de perspectiva, usando como foco visual a cor vermelha, presente na bola, o grande enigma do livro, e encorpando bem o preto nas demais imagens, para enfatizar a estranheza desse objeto no mundo do personagem. 

Venha conjecturar conosco e nos ajudar a desvendar o mistério da bola vermelha perdida!


História cantada: AQUI
História contada: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios