O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender a importância do girassol;
• Conhecer os diferentes tipos de girassóis;
• Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio;
• Compreender noções de medidas e grandezas;
• Ampliar a linguagem oral e escrita;
• Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado.
Estratégias e recursos da aula
Primeiro Momento:
O/a professor/a leva para a sala de aula a história infantil “ O Girassol Solitário” de Sandra Diniz Costa, que pode ser encontrado no http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html. Nessa história Giraflor que é um girassol, está sozinho e triste e reclama com o sol. O sol lhe explica que é preciso conquistar amigos para não ficar sozinho mas Giraflor não sabe direito como é que se conquista amigos. Quando chegam amiguinhos perto dele não compreende que pode ajudá-los, por isso continua sozinho. Só depois de um diálogo com o sol é que Giraflor compreende o significado da amizade e passa então a compartilhar o que tem.Depois de contar a história para as crianças, o/a professor/a conversa com elas sobre os valores trazidos pela história fazendo questionamentos do tipo. “Vocês têm amigos?” como é ter amigos? O que é importante fazer com os amigos para deixá-los felizes? O que deixam seus amigos tristes?” Dessa forma o professor vai problematizando com as crianças questões relacionadas ao convívio em sala de aula e levando-as a perceber o quanto é importante ter amigos.
Segundo Momento:
Quarto Momento:
Quinto Momento: Os pés de girassóis crescem bastante ultrapassando o tamanho das crianças. Assim é importante medi-los e compará-los com o tamanho das crianças trabalhando dessa forma grandezas e medidas.
Recursos Complementares
Livros, CDs, Dvds, livros de história, revistas com informações científicas sobre a vida dos girassóis.
Avaliação
O professor deve observar o conhecimento trazido pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho. Como as crianças participaram do projeto. As crianças construíram noções de preservação do ambiente a sua volta? Cuidaram desse ambiente? Aproveitaram as atividades de registro? Evoluíram no desenho e na escrita? Cultivaram valores de amizade, respeito e cuidado com os colegas?
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.