O Pedro era um pastor. O seu trabalho era tomar conta das ovelhas enquanto pastavam. Mas por vezes ficava aborrecido por estar sozinho, sem ninguém com quem brincar e falar.
Um dia resolveu fazer uma brincadeira para se divertir.
Desatou a gritar:
– Lobo, lobo, socorro, está aqui um lobo!
Os fazendeiros que ouviram a gritaria desataram a correr para ajudar o Pedro a afugentar o lobo, mas quando chegaram lá não havia lobo nenhum.
O Pedro fartou-se de rir mas os fazendeiros não acharam piada nenhuma à brincadeira e foram-se embora.
No outro dia o Pedro resolveu fazer o mesmo.
Desatou a gritar:
– Lobo, lobo, socorro, está aqui um lobo!
Os fazendeiros correram para ajudar o Pedro, mas não havia lobo nenhum. O Pedro desatou a rir mas os fazendeiros ficaram zangados e disseram: – Este miúdo pensa que não temos mais nada que fazer! e foram-se embora.
Passados uns dias os fazendeiros ouviram o Pedro a gritar:
– Lobo, lobo, socorro, está aqui um lobo!
E disseram uns aos outros:
– Não nos vamos deixar enganar. Hoje ficamos aqui.
O Pedro continuou a gritar porque desta vez era mesmo um lobo que lhe estava a matar as ovelhas.
– Porque é que ninguém me ajudou? – perguntou o Pedro a chorar. Agora fiquei sem ovelhas.
Não te ajudamos porque pensávamos que era mais uma brincadeira – responderam os fazendeiros.
Mais detalhes sobre a história
Teatro
"Pedro e o lobo" é uma história infantil contada através da música.
Foi composta em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos.
Cada personagem da história (Pedro, lobo, avô, pássaro, pato, gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente ou conjunto de instrumentos:
PEDRO - instrumentos de cordas
LOBO - trompas
AVÔ - fagote
PÁSSARO - flauta
PATO - oboé
GATO - clarinete
CAÇADORES - tímpanos
Vejam a peça musical
Sugestão de contação da história
AQUI
Retextualização
AQUI-AULA
Sequência didática
O objetivo desta sequência foi explorar de forma diferente um texto narrativo, articulando-o com Arte.
Uma forma interessante de um primeiro contato com a música clássica.
AQUI
Projeto
AQUI
A música está sempre presente nos diferentes momentos de sua vida, despertando emoções e sentimentos diversos.
Neste livro você conhecerá uma orquestra, seus instrumentos, o papel do maestro, dos instrumentistas, da partitura, da batuta...
E compreenderá como o mundo da música de orquestra pode ser deslumbrante!
Ao ouvir o CD descobrirá um universo de sons ricos em detalhes e surpresas.
No final, sem dúvida, você vai querer assistir a um concerto ao vivo! Será uma experiência fascinante.
A orquestra tintim por tintim
AQUI
AQUI
Projeto
AQUI
AQUI
Metodologia
AQUI
A música clássica no ensino infantil
AQUI
Música e Afins
AQUI
AQUI
Retextualização
AQUI-AULA
Sequência didática
O objetivo desta sequência foi explorar de forma diferente um texto narrativo, articulando-o com Arte.
Uma forma interessante de um primeiro contato com a música clássica.
AQUI
Projeto
AQUI
A música está sempre presente nos diferentes momentos de sua vida, despertando emoções e sentimentos diversos.
Neste livro você conhecerá uma orquestra, seus instrumentos, o papel do maestro, dos instrumentistas, da partitura, da batuta...
E compreenderá como o mundo da música de orquestra pode ser deslumbrante!
Ao ouvir o CD descobrirá um universo de sons ricos em detalhes e surpresas.
No final, sem dúvida, você vai querer assistir a um concerto ao vivo! Será uma experiência fascinante.
A orquestra tintim por tintim
AQUI
AQUI
Projeto
AQUI
AQUI
Metodologia
AQUI
A música clássica no ensino infantil
AQUI
Música e Afins
AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.