A narrativa leve é carregada de significados e coloca o leitor/ouvinte em contato com os temas
“cidadania” e “ética”, importantíssimos para seu desenvolvimento.
Além disso, as ilustrações desse paradidático, lúdicas e
com cores chamativas, estimulam
o imaginário infantil.
Sugestão
Antes de tudo, prepare a sala de aula de maneira que surpreenda e desperte a curiosidade
dos alunos.
Crie um ambiente que estimule a imaginação, levando-os a sentir-se dentro do mundo
aquático de Peixinho Dourado.
Uma sugestão é estender no chão um plástico ou TNT azul
para simular a água do mar com seus movimentos; espalhar no “mar” papéis coloridos para representar
algas marinhas e bonecos para simbolizar animais dos oceanos; colocar nas paredes
de toda a sala de aula figuras desses mesmos animais, recortados de revistas ou desenhados.
Se
usar desenhos, faça peixinhos, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar, entre outros, e disponha-os
suspensos no teto, como móbiles, ou cole-os na parede.
Prepare também uma trilha sonora de
praia e/ou oceano, com sons de baleia e outros animais marinhos, o que ajudará ainda mais na
ambientação desejada.
Peça aos alunos que entrem na sala de aula, observem as novidades e se sentem em círculo
sobre o plástico ou TNT azul.
Pergunte-lhes o que acham do espaço ambientado, que animais reconhecem
e em que lugar foram colocados.
Em seguida, fale a respeito de um peixinho bem pequeno
e dourado que vivia com a família lá no fundo do mar e que hoje eles conhecerão a história
cheia de aventuras desse peixinho.
Debaixo do plástico ou TNT azul, pegue o exemplar do livro e mostre a capa à turma.
Pergunte:
Quem é o peixe de cor dourada e onde ele está?
Onde será que ele vive e com quem vocês acham
que ele mora?
Será que ele gosta de passear?
O que será que ele está pensando agora?
Comente
também que o livro foi escrito por uma pessoa, a autora Therezinha Casasanta .
É muito importante que as crianças se familiarizem
com os escritores e ilustradores e entendam que eles criam as histórias que lemos.
Espera-se, nessa etapa, que os alunos se sintam bem estimulados a conhecer as aventuras
de Peixinho Dourado.
Inspire-se na sonoridade tranquila do fundo musical escolhido para pontuar a leitura.
O livro
de Therezinha Casasanta dialoga bem com uma leitura mais pausada, por isso explore as repetições
e rimas que representam o movimento do peixinho nadando ou das ondas do mar.
Isso é
importante para os alunos perceberem intuitivamente que a leitura de um livro inclui vários elementos,
como musicalidade e poesia.
Enfatize, por exemplo, trechos como estes:
“Numa bela manhã
de sol, o peixinho saiu para passear./ Ia contente, a nadar, nas águas verdes e azuis do mar.”
(p. 8); “Peixinho Dourado foi rolando, rodando, rolando.../ Foi subindo, subindo, subindo, até que
chegou lá no alto, junto à praia.” (p. 11); “Ele foi rodando, rolando, rodando... Foi descendo, descendo,
descendo...” (p. 18).
Utilize a entonação da voz e a postura corporal para dar a ideia não só do
percurso crescente (da subida) ou decrescente (da descida) mas também do movimento corporal
do peixinho nas águas do mar.
Apesar de fazer uma leitura amena, não pare em cada página para dar explicações nem se
detenha na apresentação das imagens, pois isso pode tirar a graça da narrativa e prejudicar a capacidade
de concentração dos alunos, que ainda é frágil nessa faixa etária.
Deixe que observem
as ilustrações em um segundo momento, a sua escolha.
Observe, neste livro, que alguns trechos narrativos pedem uma voz de suspense:
“Já estava
bem longe, quando um vento forte começou a soprar” (p. 10); ou de entusiasmo: “— Oba! — gritou
Paulinho. — Olhe o que achei! Um douradinho!” (p. 12), por exemplo.
Ao terminar a leitura, dê um tempo aos alunos para refletirem e sentirem as emoções da experiência
que tiveram.
É possível que alguns tenham se deitado para escutar melhor, embalados
pela sonoridade do ambiente; em seguida, retome o bate-papo.
Ampliando o tema, vejam
Atividades
A história...
Peixinho dourado vivia tranquilo com sua família no fundo do mar, mas resolveu um dia arriscar-se a nadar mais longe. Foi parar na praia, onde as crianças o recolheram e o puseram no aquário. Pobre peixinho... mas tudo volta a ser como antes e peixinho dourado agora tem muito a contar sobre suas fantásticas aventuras.
Trabalha os perigos que estão a volta, e a precaução ao sair sozinho.
Projeto fundo do mar
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.