Páscoa no galinheiro ou a história do
ovo de galinha que queria ser ovo de Páscoa
Páscoa no Galinheiro -
Edurado Bakr/ Lucia Hiratsuka
Mal acabara de ser posto, uma pergunta pairou no íntimo do Ovo: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?
Especulações à parte, ele tinha um sonho, um desejo: o Ovo de galinha sonhava em se tornar um ovo de Páscoa.
Gigante, bonito, todo brilhante, vestido em papel colorido, amarrado com fita... levando alegria para uma criança, no domingo de Páscoa.
Quieto, no seu ninho de palha, o Ovo seguiu em seu devaneio.
Foi na véspera da festa pascal, que o Ovo de galinha teve um encontro inesperado: ao lado dele estava o Ovo de Páscoa.
E ali, encarando o seu sonho feito em chocolate, ele descobriu o seu valor, pois ele, o Ovo de galinha, soube que era o símbolo da vida, o milagre que rompera a casca, nas pernas bambas de um pintinho ainda assustado.
Ao mesmo tempo em que coloca as questões da gênese, Eduardo Bakr celebra em seu livro o fenômeno da vida, quando entrelaça o valor simbólico do ovo com a Festa da Páscoa.
E o autor vai mais adiante quando nos leva a refletir sobre o que somos e o que queremos ser.
As ilustrações de Lúcia Hiratsuka comungam com o texto ao re-criarem em imagens a atmosfera pura e ingênua que embalam o nascer.
Atividade: Mosaico de ovo
Objetivo: desenvolver a criatividade e a coordenação motora;
Conteúdo: Arte
Material: casca de ovos (de galinha) quebrada grosseiramente, papéis crepom coloridos, água morna, cartolina.
1. A professora iniciará a atividade com a leitura do livro
PASCOA NO GALINHEIRO OU A HISTORIA DO OVO
DE GALINHA QUE QUERIA SER OVO DE PASCOA
Coleção: SABOR AMIZADE
Autor: HIRATSUKA, LUCIA
Autor: BAKR, EDUARDO
Editora: PAULINAS
Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL
2. Os alunos receberão um cartão de cartolina, com um ovo desenhado e escrito feliz páscoa e cascas de um ovo (quebradas grosseiramente), para que transformar o ovo de galinha em ovo de Páscoa;
Observação: a professora deverá verificar se as cascas são suficientes para a figura.
3. Os alunos umedeceram as folhas de crepom, nas cores escolhidas e umedecerão na água morna, ou a professora poderá entregar aos alunos as folhas já umedecidas;
4. as folhas serão passadas nos pedaços da casca do ovo;
5. Após a pintura as cascas serão coladas na cartolina, completando a figura do ovo, formando um mosaico.
O coelho da Páscoa
A chegada do coelhinho da Páscoa é muito comemorada pelos alunos da Educação Infantil. Nessa data os professores promovem atividades criativas com o Coelho da Páscoa e o seu ovo, a fim de encantar os alunos e enriquecer o ensino-aprendizagem.
O encantamento é fundamental na Educação Infantil, onde o mundo simbólico deve ser explorado e muito, porque o Ovo de Páscoa, símbolo de renovação da vida, trazido secretamente por um coelho branquinho de orelhas longas aguça a curiosidade das crianças e promove momentos inesquecíveis.
Como falar do coelho da Páscoa para as crianças
Atualmente a criança é trazida à realidade muito cedo.
Seja pela influencia da mídia ou nos próprios lares, quando participa das conversas dos pais.
Por isso, resgatar a questão da fantasia é fundamental para a criança.
É importante para criança acreditar no coelho da Páscoa nessa fase da vida, porque ele é um personagem infantil, que tem seus aspectos simbólicos como alegria, vida, ressurreição e ovo de chocolate.
Toda data comemorativa propícia atividades criativas e lúdicas, que são importantes na Educação Infantil.
Além disso, auxilia os pequenos a lidar com a noção de tempo, já que eles associam a Páscoa à comemoração que chega depois do carnaval, antes da Festa Junina e o Natal, por exemplo, com o término do ano letivo.
A Páscoa é uma data religiosa, mas as questões religiosas devem ser deixadas bem longe da escola, a escola aproveita esse momento para introduzir nas crianças valores positivos, como a solidariedade, mas nada ligado à religião.
O ovo deve ser mostrado como um símbolo da vida, um incentivo para o recomeço, a retomada.
E as crianças demonstram muito curiosidade com essa questão porque se trata de um ovo que pertence a um animal que não bota ovo.
O coelho deve ser passado como a fartura, a fertilidade, a renovação e da alegria.
Tudo isso sem nenhum cunho religioso, mas sim com atividades lúdicas.
Porque o personagem Coelho da Páscoa é muito querido pelos pequenos.
O aspecto religioso não deve ser trabalhado pela escola, porque isso, porque isso cabe aos pais passar a elas os seus valores.
Assim como é também é tarefa dos pais manter ou acabar com a fantasia do coelho.
Não é papel da escola de Educação Infantil contar se o coelho existe ou não, mas muitas crianças descobrem sozinhas.
No entanto a professora deverá explicar que o coelho não bota ovo, mas o coelho da Páscoa tem o ovo especial, que faz parte do faz-de-conta, que em alguns países, é um ovo decorado e em outros é o ovo de chocolate.
O que conta para o ensino –aprendizado é que na escola tiveram, na época da Páscoa, as crianças tiveram momentos de alegria, caçaram ovos, pintaram ovos, fizeram coelhinhos e brincaram.
No universo escolar, é fundamental o exercício da criatividade e da solidariedade, pois são elementos de como elemento de propulsão no processo educativo.
A ação do educador, de uma maneira geral, mas especialmente do educador ligado à Educação Infantil deve ser balizada por experiências criativas e de socialização .
As atitudes criativas levam à autoconfiança, pelo estímulo ao desenvolvimento de aptidões e conhecimento das características e limitações pessoais; e as atitudes solidárias valorizam o cuidar do outro, o respeito e a partilha.
Objetivos do trabalho com o tema Páscoa na escola:
- conhecer o sentido da páscoa;
- desenvolver atividades de raciocínio lógico matemático, comunicação, Arte e coordenação;
- desenvolver a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade.
Avaliação
É importante também fazer uma avaliação das atividades aplicadas com o tema Páscoa.
A professora poderá fazer uma avaliação de observação, para tanto poderá desenvolver um portifólio..
Exemplo:
Atividade
A CLASSE TEVE INTERESSE
(EXPLICAR NA OBSERVAÇÃO O QUE FOR RELEVANTE)
NÃO HOUVE INTERESSE DA CLASSE
(EXPLICAR NA OBSERVAÇÃO O QUE FOR RELEVANTE)
EM ALGUNS MOMENTOS DA ATIVIDADE HOUVE INTERESSE DA CLASSE (CITAR NA OBSERVAÇÃO QUAIS FORAM ESSES MOMENTOS)
ATIVIDADES DA SEMANA DA PÁSCOA
As atividades que irei apresentar tem como objetivo promover esse encantamento e auxiliar o professor da Educação Infantil no desenvolvimento de um Projeto Páscoa, com atividades práticas e criativas: decoração; jogos e brincadeiras; lembrancinhas.
Tendo três eixos temáticos: a vida, o ovo e o coelho.
Dica: enriqueça as brincadeiras e jogos, fazendo uma coroa de orelhas de coelho para a criançada, elas deverão usá-las nas brincadeiras e jogos.
A artesã pode dar idéia de como fazer uma coroa criativa.
Atividade: O ovo da vida
Objetivo: Valorizar a vida, a alegria e a paz
Conteúdo: Comunicação e expressão e Arte
Material: jornal,cola, revistas, balas de chocolate.
1. A professora explicará para sala o sentido da Páscoa, que essa data significa vida;
2. Pesquisa: os alunos trarão de casa figuras de revista que representam a vida, a alegria e a paz;
3. Na sala de aula a professora também entregará revistas para que os alunos encontrem mais figuras;
4. Os alunos também farão desenhos que representem a vida, a alegria e a paz.
5. A professora fará uma bola de jornal, que representará o ovo da vida, terá na sua formação as figuras das crianças e balas de chocolate, isto é, a cada etapa de formação da bola será incluído uma figura dentro e balas de chocolate.
6. Depois de fazer o ovo da vida que contém figuras e balas de chocolate, a professora colará na bola as figuras desenhadas pelas crianças como se fosse uma capa, as figuras não aparecerão totalmente, pois ficarão umas sobre as outras. Porque o que importa neste momento é o significado desse ovo, a vida.
6. O ovo da vida será a primeira atividade da classe, marcará o inicio da semana da Páscoa, ou do Projeto Páscoa. Por isso deverá ser colocada num local visível durante o projeto.
7. No último dia do projeto, os alunos sentarão, formando um circulo, a professora fará um corte na bola da vida, colocará uma música (a preferência será por uma música) os alunos passarão a bola neste circulo e quando a professora parar a música, quem estiver com a bola abrirá um pedaço da bola, a turma contará até 10 para marcar o tempo que o aluno tem para abrir o seu pedaço e pegar o que tem dentro, terminando a contagem a música retorna e a brincadeira continua, até a bola ser desmanchada totalmente.
Atividade: Cartaz da Páscoa
Objetivo: Tornar significativo o tema Páscoa para as crianças.
Conteúdo: Comunicação e expressão e Arte
Material: cola, revistas, papel Kraft, tesoura, forminhas pequenas de ovo da Páscoa, laços de cetim.
1. O papel Kraft será a base do cartaz;
2. As crianças desenharão e colorirão coelhos. A professora poderá entregar uma base de coelho para que as crianças completem.
3. Os alunos também poderão escrever palavras: paz, alegria e vida; para serem coladas dentro da forminha de ovo da Páscoa que serão coladas no cartaz, representando o Ovo da Páscoa, a professora colocará laços junto com as forminhas.
4. O cartaz da vida poderá ser colocado na porta da sala, ou no mural da classe.
Observação: com a turminha de 3 anos de idade, a professora produz o cartaz e entrega pedaços de papel dobradura para que as crianças façam bolinha. Essas bolinhas serão colocadas na forminha de Ovo da Páscoa, que serão coladas no cartaz.
Atividade: Páscoa é solidariedade
(uma visita a um a instituição social)
Objetivo: desenvolver a solidariedade e o relacionamento interpessoal
Conteúdo: Comunicação e expressão
Material: As crianças poderão fazer um cartão, ou a escola fará uma campanha na semana anterior, de produtos de higiene, por exemplo.
1. Os alunos farão uma visita a uma instituição, como asilo ou orfanato;
2. Levaram cartões da Páscoa, produzidos por eles, ou produtos doados pelas famílias, como produtos de higiene;
3. Poderá também organizar atividades, brincadeiras na instituição, desde que tudo seja organizado antes e tenha o consentimento da direção do local.
4. Na volta a escola a professora promoverá um debate para saber o que as crianças acharam da visita e se trouxe um aprendizado positivo para a turma.
Atividade: Quem bota ovo?
Objetivo: Conhecer os animais que botam ovos
Conteúdo: Comunicação e expressão, Lógica e Natureza e Sociedade
Material: cartela com ovos, figuras de animais que botam ovos (figuras do tamanho do quadrado da cartela), 1 dado
As crianças acreditam no coelho da Páscoa, é o faz – de –conta da Páscoa, por isso a professora não pode quebrar esse encantamento.
1. A professora explicará para as crianças o porque o coelho não bota ovos, e porque o coelho foi escolhido como animal que representa a Páscoa, mesmo não botando ovo. Depois apresentará para a turma alguns animais que botam ovos, mostrará as figuras que desses animais que serão usados no jogo;
2. A classe será dividida em grupos;
3. Os grupos receberão uma cartela de ovos e um saquinho contendo animais que botam e que não botam ovos, os alunos receberão figuras diferentes, receberão também figuras repetidas;
4. A professora jogará o dado uma vez para os animais que botam ovos e outra vez para os que não botam ovos, o dado indicará quantos animais deverão ser colocados na cartela;
5. As crianças só poderão colocar na cartela a quantidade que saiu no dado, caso as criança tenham menos figuras do que foi pedido, não poderá colocar na cartela.
6. As figuras não poderão ser repetidas, isto é, se já foi usada (está na cartela), não poderão ser usadas de novo. ;
5. O dado será jogado alternadamente até um grupo completar a cartela, como num bingo.
Texto de apoio: Como surgiu o coelho da Páscoa
O coelho da Páscoa é um personagem místico infantil associado à Páscoa.
Segundo a lenda infantil, é o coelho que coloca os ovos de chocolate para as crianças.
Qual a origem do personagem?
A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em 1700.
O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manha de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa.
Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo.
Espalhou-se então a historia de que o coelho e que trouxe os ovos.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida.
Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua.
E possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo e que a origem da imagem do coelho na Páscoa esta na fertilidade que os coelhos possuem, representando a vida.
Atividade: Telefone
Objetivo: desenvolver o raciocínio, a atenção e a criatividade
Conteúdo: Comunicação e expressão
Material: nenhum
1. A professora dirá fará de conta que está recendo um telefone, e as crianças deveram adivinhar com quem a professora falou e qual foi o assunto (o que falaram);
Roteiro do telefonema:
Modelo da conversa da professora. Só a professora fala ao telefone, as crianças não ouvirão as respostas:
Alô
É a professora..................
Tudo
Nossa
Fiquei
Lógico que vão
Fizeram as tarefas, sim e foram educados também
Merecem
Acho que é do preto
Pode sim, entrega aqui na minha sala mesmo.
Falo sim
Tchau, eu desejo o mesmo pra você.
2. Após o telefone a professora questiona com sala: Quem ligou? E o que foi falado?
3. Depois das respostas a professora faz recebe o telefonema de nova, mas faz a fala dela e a do Coelho da Páscoa;
Modelo da conversa:
Alô Quem está falando?
É a professora.................. Oi professora, tudo bem?
Tudo Aqui quem fala é o Coelho da Páscoa
Nossa A senhora ficou surpresa?
Fiquei E estou ligando para saber se seus alunos vão querer ganhar ovos da páscoa
Lógico que vão Mas eles estudaram, fizeram as tarefas e foram educados?
Fizeram as tarefas, sim e foram educados também Então a senhora acha que os alunos merecem ovos da Páscoa
Merecem Eles gostam do chocolate preto ou o do branco?
Acho que é do preto A ta. Anotei. E eu posso entregar aí na escola
Pode sim, entrega aqui na minha sala mesmo. Tudo bem então. Fala para as crianças que os ovos serão entregues.
Falo sim Tchau e Feliz Páscoa
Tchau, eu desejo o mesmo pra você.
4. A conclusão da atividade será com a professora fazendo a vez do Coelho da Páscoa, conversando com as crianças, uma de cada vez.
Atividade: Na trilha do ovo
Objetivo: Desenvolver o relacionamento interpessoal e o raciocínio (memorização)
Conteúdo: Comunicação e expressão e Lógica
Material: dez metades de ovos feitos de gesso em forminha (tamanho 17) de ovos da páscoa, cores de tinta guache e pincel, tinta guache branca, papel, giz de cera.
1. a professora fará as metades de ovos de gesso e pintará a parte de dentro, isto é, apenas um lado;
2. Dez locais serão escolhidos no pátio da escola para serem colocados os ovos, com a face pintada, virada para baixo ;
3. Serão feitas pegadas de coelho perto dos locais para indicar o local;
4. A turma será dividida em duplas, para tanto a professora fará cartões com o desenho de ovos e coelhos, cortados pela metade para serem distribuídos entre os alunos a fim de que encontrem sua metade, dessa forma formando a dupla.
5. As duplas receberam papel e lápis para anotarem a cor dos ovos, ou uma cartela de ovos e uma caixa de giz de cera para colorir os ovos de acordo com as cores da seqüência, para isso terão as indicações das pegadas;
6. Quando a dupla encontrar o ovo, deverá levantá-lo e ver qual é a cor que o ovo tem, depois deixará o ovo onde e como encontrou, deverá encontrará os dez ovos, anotar ou pintar as cores que os ovos têm, respeitando a seqüência;
7. Terminada a caçada dos ovos, a professora caminhará com as crianças com estas indicando onde cada um dos ovos se encontra, em cada caso se observará de que cor é o ovo e a equipe que acertou a localização.
Atividade: Ovo luz
Objetivo: Trabalhar cores, tamanho dos papéis ou dos ovos, quantidade ( de papéis, de ovos), coordenação motora refinada,tato, atenção e concentração;
Conteúdo: Arte
Material: ovo (de galinha) vazio, parafina, pavio, palito de churrasco (para segurar o pavio dentro do ovo, até secar a parafina), pedaços de papel dobradura e guache (várias cores)
Decoração do ovo luz pelas crianças.
Atividade: Ovo decorado
Objetivo: trabalhar cores , tamanho dos papéis ou dos ovos, quantidade ( de papéis, de ovos), coordenação motora refinada,tato, atenção e concentração;
Conteúdo: Arte
Material: três ovos (de galinha) vazios com apenas dois furos nas extremidades para cada aluno, barbante colorido ou fio de lã grossa, EVA, papeis coloridos, tinta guache, cola.
1. A professora entregará as crianças o ovo vazio para ser decorado com tinta guache e papéis coloridos (colados no ovo). O material será preparado pela educadora, assim como o local;
2. Após a decoração a professora passará o barbante colorido dentro do ovo, que deverá ter dois furos nas suas extremidades;
3. Serão colocados pedaços de EVA a fim de que segurem o barbante colorido ou o fio de lã grossa no ovo.
4. Cada aluno deverá colorir 3 ovos, a professora poderá enfeitar a sala com eles, e no último dia do projeto, os alunos levarão para casa.
Atividade: Continue a música
Objetivo: desenvolver a comunicação e o raciocínio;
Conteúdo: Comunicação expressão e Música
Material: nenhum
1. A sala será formada em “ U” ;
2. A professora cantará a música do Coelho da Páscoa e ficará com um braço estendido, quando parar de cantar a criança que sabe o trecho da música, deverá levantar e segurar na mão da professora;
3. A criança deverá cantar o trecho da música.
4. A música deverá ser dividida em vários trechos.
5. a professor apodera cantar mais músicas, desde que as crianças conheçam.
Observação:
Músicas para a atividade: Coelho da Páscoa (Xuxa), O Coelhinho Fufu (Xuxa); Eu sou um coelhinho (Eliana)
Atividade Cara e careta
Objetivo: desenvolver o equilíbrio e auto-confiança
Conteúdo: educação Física (movimento)
Material: uma rodela crua de cenoura para cada aluno
1. A professora poderá ler uma história infantil, indicamos o livro: Pão Quente e cenouras Frescas do autor César Sallut;
2. Depois da leitura cada aluno recebe uma rodela de cenoura, que deverá ser colocada no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.
2. A professora colocará uma música de Páscoa para animar a atividade;
3. Ao sinal de início do jogo, cada criança, sem usar as mãos tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz.
4. Quem derrubar a rodela de cenoura estará fora da brincadeira;
5. A brincadeira poderá terminar quando uma criança conseguir levar a cenoura até a boca, ou a professora poderá esperar que todos consigam, menos aqueles que derrubaram as rodelas.
6. Após a brincadeira, que tal uma salada de cenoura, ou um bolo de cenoura, pois é o momento da cenoura.
Atividade Coelhinho Roe
Objetivo: desenvolver o relacionamento interpessoal
Conteúdo: Educação Física (movimento)
Material: nenhum
Uma brincadeira da Educação infantil que será transformada para o Projeto Páscoa:
1. As crianças ficam em círculo e um aluno é escolhido para iniciar o jogo.
2. O aluno escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "Roe" (imitando o coelho roedor). Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho".
3. Neste momento o aluno sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro aluno estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Roe”.
4. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Roe". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo.
Observação: Antes da atividade leia para as crianças a história O coelhinho que não era da Páscoa da escritora Ruth rocha.
Atividade: Os coelhos famosos
Objetivos: desenvolver a comunicação e a pesquisa;
Conteúdo: Comunicação e expressão
Material: papel sulfite (oficio A4)
1. A professora fará uma pesquisa oral com os alunos, se eles sabem quem são os coelhos famosos dos desenhos infantis. A professora deverá direcionar a pesquisa, fazendo perguntas;
2. Após a investigação na sala de aula, os alunos receberão uma folha de pesquisa, com os nomes dos coelhos famosos e perguntas que seus familiares irão responder. A pesquisa será feita com dois membros da família, ou amigos da família. Será o momento dos pais e familiares comentarem sobre os personagens que fizeram parte da infância deles;
3. A pesquisa será levada num porta papel especial (veja o modelo)
4. Após a pesquisa, a professora coletará o resultado e fará um debate com as crianças para saber como foi a pesquisa, fará também uma avaliação dos resultados.
Observação:
Coelhos famosos: Coelho da Páscoa, Pernalonga, Sanson (coelho da Mônica), Coelho da Alice no país das maravilhas,
As crianças poderão produzir o porta-papel
1. A professora fornecerá modelo do coelho do porta papel, para que as crianças recortem, ajudará também na colagem;
2. Cada criança fará os olhinhos, o bigode, a boca e as patinhas do coelho do porta papel de coelho
Fuzuê no galinheiro
Teatro de fantoches
Vejam aqui:
http://novidartsvisouza.blogspot.com.br/2010/04/projeto-fuzue-no-galinheiro.html
http://novidartsvisouza.blogspot.com.br/2010/04/projeto-fuzue-no-galinheiro-restante.html
Aqui a cópia da peça teatral:
http://souprofessoraefacodiferenca.blogspot.com.br/2012/04/fuzue-no-galinheiro-peca-teatral-sobre.html
Livro aqui:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/04/dobradura-dos-simbolos-da-pascoa.html
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.