BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Cálculos assombrosos>Matemáática>16/12/11

Cálculos Assombrosos

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
◦ Exercitará o cálculo mental, fundamental por ser base do cálculo que se usa no cotidiano.
◦ Aprenderá que a multiplicação pode apresentar diferentes ideias.
Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
◦Domínio do algoritmo da adição.
◦Noções de algoritmo da multiplicação.
Estratégias e recursos da aula
1ª momento:
◦ Durante a semana na qual serão realizadas as atividades, sugere-se que o professor as desenvolva partindo do interesse que os alunos tem pelo tema mistério, suspense.
Assim, em Língua Portuguesa, textos e histórias podem estar sendo lidos, contados, escritos.
Em Matemática, a sugestão é que os textos trabalhados em Língua Portuguesa sejam trazidos para as aulas, mas com a preocupação de não didatizá-los.
◦Assim, a partir de uma das histórias, por exemplo, “Quem tem medo, fica de fora!” Stella Carr, editora Scipione, o professor pode criar situações onde os alunos desenvolvam o algoritmo e as ideias da multiplicação.
a) Ideia de juntar quantidades iguais:
Espeto subiu 4 andares da mansão sombria com escadas de 9 degraus.
Quantos degraus Espeto subiu?
Espera-se que os alunos associem 9+9+9+9 a uma forma multiplicativa: 4x9
b) Ideia combinatória:
Sanduíche, quando fica nervoso, sente muita fome.
Naquele dia abriu a geladeira e viu que lá havia três tipos de pão: baguete, de forma francês e quatro recheios: geléia, patê, presunto e queijo.
Quantas são as combinações possíveis de pão e recheio que Sanduíche poderá montar?
Várias estratégias de solução aparecerão, assim como diversos registros.
Todos devem ser ouvidos e valorizados.
O professor, caso não tenham surgido estas estratégias, deve sugerir a tabela de dupla entrada e a relação de possibilidades.
2ª momento:
O professor propõe à turma a criação de um bloquinho assombroso, onde cálculos sejam realizados com rapidez.
A turma escolhe um nome e dá sugestões para sua utilização.
Obs. O objetivo da atividade é, de forma lúdica, “assombrar” a dificuldade que os alunos apresentam quando necessitam calcular rapidamente.
Eis um exemplo de sugestão de utilização do bloco assombroso:
1ª passo: A turma ouve e canta uma música com o tema.
 A música pode ser sugerida pela turma ou pelo professor.
Sempre será cantada no início da atividade.
Algumas sugestões do professor:
a) CD roda gigante. Produção Escola Viva.






b) “A Noite no Castelo” Sandra Perez e Paulo Tati, CD Coleção Palavra Cantada.
2ª passo: O professor sorteia cálculos retirados de um saco-surpresa, que ficará exposto num canto da sala destinado a ele e que poderá ser enriquecido com desenhos e colagens feitos pelos alunos.
3ª passo: Os alunos ouvem o cálculo solicitado e escrevem somente o resultado em seu bloquinho.


4ª passo: Os alunos trocam os blocos com um colega para fazer a correção.
Os bloquinho são devolvidos aos seus donos para verificação dos cálculos corretos e dos errados.
Avaliação
Durante toda a aula o professor poderá realizar a avaliação de atividade.
 O segundo momento lhe proporcionará a oportunidade de perceber as dificuldades da turma na realização de cálculos mentais.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios